As melhores receitas Yämmi para os dias frios

Os dias frios estão à porta e o melhor que se pode fazer é aproveitar o melhor que nos podem dar. Nomeadamente, comida de forno.

As melhores receitas Yämmi para os dias frios
4 receitas para combater o frio

Não há nada que rime mais com frio do que comida mais pesada – ao contrário dos pratos leves do verão – e posta na mesa ainda a fumegar. A Yämmi ajuda até nos dias de maior preguiça em que só apetece ficar debaixo da manta no sofá e, por isso mesmo, vai querer tomar nota destas receitas Yämmi para os dias frios.


Receitas na Yämmi para combater o frio


Sopa de grão e espinafres

espinafres


Ingredientes
1 lata grande de grão-de-bico cozido (aproximadamente 800 g)
300 g de cebola cortadas aos pedaços
0,8 l de água
0,35 l de azeite
200 g de espinafres baby frescos
Sal (a gosto)


Modo de preparação
É impossível começar uma refeição num dia frio sem uma boa sopa. No copo da Yämmi coloque as cebolas, o grão-de-bico escorrido, o sal e a água e programe para 20 minutos a 100 graus na velocidade 2. Quando este tempo terminar, triture tudo – começando com 2 minutos na velocidade 3 e indo aumentando progressivamente até chegar à velocidade 8.

Adicione o azeite e os espinafres (baby porque cozem mais rapidamente) e programe mais 5 minutos a 100 graus na segunda velocidade. Ao todo, esta receita na Yämmi para os dias frios demora 27 minutos.
 

Bacalhau espiritual

bacalhau

Ingredientes para o bacalhau
150 g pão
70 g pão ralado
1,5 l leite
2 dentes de alho
250 g cenoura
300 g cebola
1 folha de louro
0,95 l azeite
500 g bacalhau demolhado e desfiado
Sal e pimenta (a gosto)


Ingredientes para o Bechamel
4,10 l leite
40 g farinha
30 g manteiga
Sal, pimenta e noz-moscada


Modo de preparação
Mergulhe o pão no leite e reserve até ser necessário. No copo adicione o azeite, as cebolas, os dentes de alho, a cenoura (aos pedaços) e clique na função Triturar. Junte o louro e refogue por 5 minutos (a 120 graus, na velocidade 2 na Rotação Inversa). É altura de juntar o pão e o bacalhau – ambos bem escorridos –, o sal e a pimenta. Ainda na Rotação Inversa, programe 8 minutos a 100 graus, na velocidade 2. Retire a folha de louro e reserve a mistura num recipiente à parte.

Não precisa de lavar o copo para o próximo passo: o molho bechamel. Claro que pode comprar uma embalagem no supermercado e poupar o trabalho, mas é tão rápido e fácil de fazer que vai querer dizer aos seus convidados que fez tudo de raiz. Coloque todos os ingredientes no copo e programe a velocidade 3 durante 15 minutos, a 95 graus.

Agora só tem de envolver o molho bechamel (400 g, mais ou menos) com mistura do bacalhau que reservou há pouco. Cubra tudo com pão ralado e leve ao forno aquecido a 200 graus durante 20 minutos. Esta receita Yämmi para os dias frios demora 49 minutos a preparar e alimenta 6 pessoas.
 

Arroz de pato

pato

Ingredientes
3 dentes de alho
1 pato (1 kg aproximadamente)
3 pés de salsa
1/2 chouriço de carne
100 g bacon
150 g cebola aos pedaços
400 g arroz agulha
0,85 l azeite
1,50 l vinho tinto
8 l água
2,3 l caldo de cozedura
2 caldos galinha
1 folha louro
Sal a gosto (opcional)


Modo de preparação
Esta é a receita Yämmi para os dias frios mais elaborada e demorada desta lista. Demora 99 minutos a executar e alimenta 4 a 6 pessoas. No copo coloque a cebola e o alho e triture – no final utilize a espátula para fazer descer o que ficou nas paredes do copo. Junte o azeite e refogue durante 5 minutos, a 120 graus na velocidade 2.

Está na hora de acrescentar o pato partido aos pedaços (relativamente pequenos), o vinho, o bacon (inteiro), o chouriço cortado ao meio (pode deixar a pele), os caldos, o louro, a salsa e o sal (na quantidade que melhor gostar). Programe 38 minutos a 100 gruas na velocidade 1 em Rotação Inversa.

Retire o pato, o chouriço e o bacon e reserve-os num recipiente. O caldo da cozedura fica no copo porque vai ajudar a cozinhar o arroz. Coloque o arroz no cesto e este dentro do copo. Adicione a água e coza o arroz durante 25 minutos a Vapor – a meio da cozedura convém mexer o arroz.

Pré-aqueça o forno a 200 graus e vá desfiando o pato, cortando o chouriço em rodelas e o bacon às fatias. Misture o arroz e o pato num recipiente que possa ir ao forno e junte ainda 2,3 l do caldo da cozedura. O bacon e o chouriço servem apenas para decorar por isso dê asas à sua veia artística. Fica 25 a 30 minutos no forno até estar dourado.
 

Crumble de maçã

crumble

Ingredientes
200 g açúcar amarelo
50 g açúcar branco
350 g farinha
4 maçãs descascadas e cortadas em quartos
200 g manteiga fria em cubos
1 pitada de sal
Canela q.b.


Modo de preparação
Estas sugestões de receitas Yämmi para os dias frios não podiam terminar sem uma boa sobremesa ideal para ser servida quente. Este crumble de maçã demora 31 minutos a preparar e alimenta 8 gulosos. Comece por pré-aquecer o forno a 180 graus. Lamine as maçãs e disponha-as num pirex, polvilhando-as com açúcar branco e canela. Deixe descansar.

Monte o misturador sobre a lâmina para que possa juntar a farinha, o açúcar amarelo, a manteiga amolecida e o sal. Programe 30 segundos na velocidade 4. Verta este preparado ao pirex e leve ao forno até ficar dourado (aproximadamente 30 minutos). Sirva o crumble de maçã bem quentinho.
Veja também: