AUMENTe AS sUAS PROBABILIDADES DE ARRANJAR EMPREGO!

Sabe analisar o seu recibo de vencimento?

Ensinamos-lhe a ler devidamente o seu recibo de vencimento.

Sabe analisar o seu recibo de vencimento?
Recibo de vencimento – como analisar?

O recibo de vencimento é esperado ansiosamente por todos os trabalhadores, mas a verdade é que nem todos sabem ler e interpretar a informação dele constante. É uma questão de literacia financeira, mas sobretudo de boa gestão das suas economias. Afinal, que informações contém o seu recibo e o que significam?


Recibo de vencimento – como analisar?

As principais categorias de informação a observar num recibo são: informações sobre o empregador e o trabalhador; remunerações (ou seja, tudo o que o trabalhador tem direito a receber) e descontos (ou seja, todas as prestações sociais e impostos que o trabalhador tem a pagar).



Informação sobre a entidade empregadora

No recibo de vencimento é apresentado pelo menos o nome da sua entidade empregadora; em muitos casos, são indicados também o número de identificação fiscal e os contactos.



Informações sobre o trabalhador

Sobre o trabalhador, encontram-se geralmente os seguintes dados: nome completo, número de identificação na empresa (caso o possua), número da conta bancária e respetivo banco, número de identificação fiscal e função ou categoria profissional.



Data de processamento do recibo

Atenção: a data em que o seu salário é processado não é necessariamente a mesma data em que o dinheiro entra na sua conta. Se o seu banco for o mesmo da entidade empregadora, o pagamento é imediato; se os bancos forem diferentes, o pagamento pode demorar um ou dois dias além da data de processamento a ser efetuado.



Remunerações

Na coluna do vencimento irá encontrar o valor do seu salário mensal bruto. Ou seja, verá o valor da sua remuneração base, excluídos que estão os impostos que são deduzidos, e sobre os quais falaremos já a seguir.



Subsídio de refeição

O subsídio de refeição é uma prestação paga para cobrir as despesas de alimentação do trabalhador. O subsídio de alimentação é pago somente nos dias em que o trabalhador presta a sua atividade profissional; exclui, portanto, os dias de folga, feriados e férias. O recibo de vencimento pode incluir uma indicação expressa de quantos dias num dado mês é que ficou sem subsídio (por exemplo, por baixa médica).



Subsídios de Natal e de Férias

Nos meses de Julho e de Dezembro, o seu recibo de vencimento irá listar o pagamento dos subsídios de férias e de Natal, respetivamente. A não ser que se encontre a receber o subsídio de Natal em duodécimos, ou seja, repartido pelos 12 meses do ano; neste caso, todos os meses encontrará no recibo a parte do subsídio que lhe foi paga em cada mês.



Descontos para a ADSE

Os trabalhadores da Administração Pública podem estar abrangidos pelo sistema de saúde da ADSE, e neste caso efetuam descontos mensais para suportar a sua adesão a este sistema de saúde. O desconto corresponde a uma prestação por cada mês e se for abrangido, o valor aparece no seu recibo de vencimento.



Regime de IRS

Os descontos para o IRS são indicados no seu recibo de vencimento, e para que compreenda como é calculado o valor retido, é indicada a percentagem do seu salário que é descontada no seu regime de  tributação. Outro imposto pago sobre o valor da remuneração é a Taxa Social Única, também referenciada no seu recibo.

Tudo somado, encontrará no final do seu recibo a indicação da remuneração líquida, ou seja, do dinheiro que efetivamente vai entrar na sua conta bancária, feitos os respetivos descontos. Não se assuste com o valor dos descontos, porque é significativo!

Veja também: