Publicidade:

Saiba onde e como reciclar as cápsulas de café

Cada português consome, em média, 700 cápsulas de café por ano. Já pensou na sobrecarga para o meio ambiente? Saiba como pode reciclar cápsulas de café.

Saiba onde e como reciclar as cápsulas de café
Em média, cada português gasta 700 cápsulas de café por ano

Fazer a separação do lixo é um assunto importante aí em casa? Então, sabe que reciclar deve ser a palavra de ordem e nunca este tema esteve tão em alta. Se julga que só as garrafas de vidro ou os garrafões de água é que são reutilizáveis, desengane-se. Hoje em dia, tudo (ou quase tudo) pode ser reaproveitado, portanto fique a saber que é também possível reciclar cápsulas de café. Sim, essas cápsulas que todos os dias deita fora podem ter nova vida.

Aprenda connosco o ABC da reciclagem e onde, como e porquê tratar das suas cápsulas de café.

Como reciclar cápsulas de café (de qualquer marca)


CaféFonte: Pixabay/CITYEDV

Reciclar: onde, como e o porquê

Nos últimos tempos, com o consumo crescente deste produto, marcas como Nespresso, Delta Q, Dolce Gusto, Pingo Doce e Continente têm investido em sistemas de recolha diferenciada das cápsulas usadas. Neste sentido, sugerimos que guarde as cápsulas usadas e deposite-as num ecoponto específico, disponível na maioria das lojas. Nunca as deposite no lixo comum e só as deite no ecoponto amarelo, caso não encontre nenhum outro depósito específico na sua área de residência.

As borras de café também podem ser recicladas, neste caso como fertilizante agrícola. Para isso, têm de passar por um processo de valorização orgânica que permite obter um composto.

E por que é importante reciclar? Porque, se costuma beber cerca de 2 cafés por dia em casa, fique a saber que, ao fim de um ano, gastou cerca de 700 cápsulas, o que equivale a 700 g de alumínio, 5,7 kg de plástico e 4,2 kg de papel. Por essa razão, estes resíduos materiais, bem como as próprias borras de café, devem ser reciclados e, assim, transformados em novos produtos.

Alternativas às cápsulas convencionais

Há duas alternativas às cápsulas convencionais: as cápsulas reutilizáveis e as cápsulas de uso único. As cápsulas reutilizáveis são uma boa opção, principalmente para quem deseja mesmo reduzir a quantidade de resíduos produzidos. Já as cápsulas de uso único, produzidas com materiais biodegradáveis, estão limitadas ao posterior tratamento por compostagem, um processo que só pode ser garantido com a recolha seletiva por iniciativa da própria marca.

Reciclar por uma boa causa

Ainda precisa de mais um excelente motivo para reciclar cápsulas de café? Fique a saber que graças ao programa “Reciclar é Alimentar”, criado pela Nespresso Portugal em 2010, o Banco Alimentar Contra a Fome recebeu cerca de 321 toneladas de arroz em cinco anos, o que equivale a mais de seis milhões de refeições. Tudo através da entrega de cápsulas de café usadas. Já fez a sua parte?

Pontos de recolha de cápsulas usadas

Talvez tenha sido uma surpresa para si, mas é mesmo possível reciclar cápsulas de café e, até, já há pontos de recolha disponíveis para esse fim. Só tem de encontrar um recipiente para as ir armazenando aí em casa e, quando já tiver uma quantidade razoável, ir entregá-las a um dos pontos de recolha que lhe for mais prático e acessível. Tão fácil, não é?

Veja também:

Limpeza e Arrumação