Recolhas solidárias de Natal: saiba como fazer outros felizes

Quer estender a sua lista de presentes aos mais necessitados? Descubra 6 campanhas de recolhas solidárias de Natal que irão multiplicar sorrisos este ano.

Recolhas solidárias de Natal: saiba como fazer outros felizes
Saiba onde doar brinquedos, roupa e outros bens materiais este Natal

O Natal é uma época que desperta o melhor nas pessoas. Este ano, porque não dar um novo uso às roupas que tem no armário ou aos brinquedos que os pequenos lá em casa já não utilizam? As recolhas solidárias de Natal trazem, todos os anos, sorrisos e conforto a crianças e famílias carenciadas. Saiba onde doar todo o tipo de bens, desde fraldas a latas de atum, e ajude a distribuir felicidade.

7 campanhas de recolhas solidárias de Natal

 1. Miminhos de Natal

Recolhas solidárias de Natal

De 21 de Novembro a 21 de Dezembro, a Casa do Povo do Cabouco está a recolher brinquedos e alimentos para fazer cabazes de Natal para as famílias com menos recursos na freguesia do Cabouco, nos Açores. O apelo é que “participe e seja solidário”. Todos os “Miminhos de Natal” são bem-vindos no Edifício da Casa do Povo de Cabouco.

2. Natal Solidário

Recolhas solidárias de Natal

Este ano, o VidaMar Resort Hotel Madeira está à frente de uma campanha de solidariedade social por um “Natal Solidário”. A acção, que consiste na recolha de bens alimentares não perecíveis (como arroz, atum, azeite e cereais), estende-se até dia 15 de Dezembro e a entrega à instituição de combate à pobreza e à exclusão social Monte de Amigos será feita dia 20.

3. Natal Multipatas

Recolhas solidárias de Natal

Esta é uma recolha menos tradicional que tem como objectivo ajudar e apoiar a instituição de solidariedade animal SOS ANIMAL – Portugal, através da angariação de ração para cães e gatos. Promovida pela Multi Portugal, SA, a campanha Natal Multipatas não irá exigir muito de si: basta entrar no site da iniciativa, seleccionar um centro comercial e inserir o seu nome, e-mail e código postal. Ao fazê-lo, estará a contribuir com 100g de ração para os nossos amigos de quatro patas.

4. “Oferece e faz uma criança feliz”

Recolhas solidárias de Natal

Mais uma vez, os Serviços de Acção Social da Universidade do Minho estão a promover uma recolha solidária de Natal em parceria com a associação académica e com a associação dos antigos alunos da UMinho.

Com o nome “Oferece e faz uma criança feliz!”, a acção consiste na recolha de brinquedos novos ou usados (em bom estado), para serem, depois, adaptados por alunos e professores do Núcleo de Robótica do Departamento de Electrónica Industrial da Escola de Engenharia, em brinquedos para crianças com necessidades especiais. A campanha decorre de 15 de Novembro a 15 de Dezembro nos complexos desportivos dos campus de Gualtar (Braga) e Azurém (Guimarães), e na Sociedade Martins Sarmento, no centro de Guimarães.

5. Leve um Nicolau a cada Criança

Recolhas solidárias de Natal

Até dia 15 de Dezembro, a F.Fonseca está a realizar uma campanha de recolha de brinquedos, com o intuito de apoiar a instituição Florinhas do Vouga, que, todos os meses, presta apoio a cerca de 200 famílias em géneros alimentares, vestuário e bens essenciais. Com o desejo de “Levar um Nicolau a cada criança”, a iniciativa, cujo ponto de recolha é nas instalações da empresa em Aveiro, pretende sensibilizar a comunidade e dar uma nova vida aos brinquedos usados.

6. Iniciativa Solidária de Natal

Recolhas solidárias de Natal

Esta iniciativa solidária dos Centros de Formação Talento surge com o objectivo de apoiar três associações distintas. P

ara as crianças e famílias dependentes do apoio da Obra de Santa Zita de Faro, são necessários brinquedos, livros, puzzles até 20 peças, jogos de encaixe e todo o tipo de papéis, colas, lápis de cera, etc.

Já para todos os que recebem apoio do Centro Social de S. Pedro do Afonsoeiro e para as crianças e jovens a residir nas casas de acolhimento da instituição Mundos de Vida, pedem-se produtos de higiene pessoal, material escolar, roupa interior, vestuário e calçado. São vários os pontos de recolha para as diferentes organizações pelo que deve espreitar a página da iniciativa para descobrir um perto de si.

7. Campanha de Recolha de Brinquedos

Recolhas solidárias de Natal

Com início a 13 de Novembro e a decorrer até dia 15 de Dezembro, esta campanha de recolha de brinquedos é uma iniciativa da Junta da União das Freguesias de Custóias, Leça do Balio e Guifões. Com ponto de recolha no Centro Cívico de Custóias e nos Edifícios Administrativos das Juntas de Leça do Balio e Guifões, a acção irá levar brinquedos às crianças das famílias carenciadas da União das Freguesias.

Seja solidário todo o ano

recolhas solidarias de natal

E, porque a solidariedade se pode estender a outras alturas do ano, porque não dar-lhe a conhecer algumas organizações em Portugal que agradecem donativos em todas as estações?

1. Associação Sol

A Sol é uma associação que acolhe crianças com Sida e que tem, na sua página, uma lista de necessidades actualizada para que possa saber quais os géneros que irão realmente contribuir para melhorar a vida destas crianças. Fraldas, artigos de higiene, leite e guardanapos são alguns exemplos dos itens presentes na lista e que poderão ser entregues nas instalações da associação em Lisboa.

2. Ajuda de Berço

A Ajuda de Berço, fundada em 1998, existe para “dar colo, carinho e casa a bebés e crianças desprotegidas”, acolhendo 20 crianças desde o 1.º dia de vida até aos 2 anos de idade. Todos os meses, a organização actualiza a sua despensa, para que possa saber quais os bens mais urgentes a doar. Este Dezembro, fraldas (tamanhos 5 e 6), sprays de água do mar (0-6 anos), rolos de cozinha e atum são os artigos na despensa.

3. Acreditar

A Acreditar foi fundada em 1994 com o objectivo de enfrentar, da melhor forma, as dinâmicas impostas pelo cancro infantil. Nas Casas da Acreditar, nos hospitais ou no domicílio, a associação procura apoiar famílias a nível emocional, logístico e social, acompanhando-as em todos os momentos da doença. São vários os géneros que poderão ser necessários, como produtos de higiene pessoal, alimentos não perecíveis e puzzles. Espreite a lista de necessidades na página da organização e contribua para melhorar a vida de muitos pequenos lutadores.

Veja também:

Isadora Freitas Isadora Freitas

Isadora Freitas é licenciada em Jornalismo e tirou o Mestrado Europeu em Direitos Humanos. Encontra-se atualmente no Camboja, onde ensina Português a guias turísticos e procura explorar esse canto do Mundo. Gosta de ler, escrever, fazer teatro e é apaixonada por rádio e fotografia. É apreciadora de pequenas coisas e gosta de contribuir para as grandes