Inês Silva
Inês Silva
08 Abr, 2020 - 09:02

Vantagens e desvantagens do recrutamento online

Inês Silva

Saiba o que é o recrutamento online e conheça ainda algumas das vantagens e desvantagens em recorrer a este tipo de processo de recrutamento.

recrutamento online

Vivemos numa era digital e, por isso mesmo, a internet veio para ficar e o recrutamento online também. Os tempos são outros, as vagas são publicadas online e os currículos chegam por email.

A tecnologia avança cada vez mais para aproximar candidatos e empresas e a importância da tecnologia no mundo de trabalho atual é imensurável. E são cada vez mais as empresas que adotam os métodos de recrutamento online.

Razões não faltam. Mas a principal está diretamente relacionada com a velocidade que se impõe no mercado laboral. Atualmente, para encontrar um candidato qualificado, as empresas dispõem de um vasto número de ferramentas que lhes permite agilizar os processos de recrutamento. É aqui que entra também o recrutamento online.

entrevista de emprego online

Vantagens e desvantagens do recrutamento online

Para perceber as vantagens e desvantagens do recrutamento online é necessário que saiba exatamente o que é.

De forma simples, o recrutamento online, ou e-recrutamento como também é chamado, é um processo que tem por base a utilização de ferramentas web.

Na grande maioria dos casos, significa que as empresas optam por eliminar a participação de terceiros, como as empresas de recrutamento, nos processos de seleção de candidatos, recorrendo essencialmente aos próprios sites, redes sociais ou ainda páginas de divulgação de ofertas de emprego.

6 Vantagens do recrutamento online

Podíamos enumerar várias vantagens dos processos de recrutamento online, mas vamos tentar resumir as seis principais.

1

Baixo custo do processo

Esta é a principal e maior vantagem do recrutamento online para as empresas. Em comparação com os métodos tradicionais, os custos associados são consideravelmente mais baixos.

Basta pensar nos custos de divulgação de anúncios das ofertas de emprego, que sendo divulgadas online através dos canais das empresas, não têm qualquer custo, ao contrário do que acontece quando são intermediadas por empresas de recrutamento que, obviamente, cobram pelos serviços prestados.

2

Os processos de recrutamento tornam-se mais rápidos

Tornar os procedimentos internos mais ágeis é um dos principais objetivos das empresas. Sejamos claros, nos tempos que correm as empresas não têm tempo a perder e um processo de recrutamento pode consumir bastante tempo aos profissionais envolvidos.

É aqui que o recrutamento online se destaca dos métodos mais convencionais, já que permite uma interação quase imediata entre empresas e candidatos. Por exemplo, para uma oferta publicada de manhã, existirá já um número considerável de candidaturas no final do dia, o que pode facilmente ilustrar a rapidez do processo.

3

Possibilidade de alcançar vários tipos de candidatos

Que a internet se tornou numa das principais ferramentas de trabalho, nas mais variadas áreas, já todos sabemos. Mas se falarmos de candidatos a emprego, então, a importância da internet é colossal, já que lhes permite aceder a uma imensidão de ofertas através de alguns cliques.

No entanto, existem também vantagens para as empresas. Basta pensar que através do recrutamento online podem chegar a um número mais elevado de candidatos e com diferentes perfis para uma mesma vaga.

4

Currículos criativos

Para os candidatos, uma das grandes vantagens é que, ao candidatar-se, podem ir além do simples currículo. A criatividade no recrutamento online não tem limites físicos. O seu CV pode ser um vídeo, uma composição gráfica ou até um blog ou site pessoal.

5

Gerir vagas e candidaturas

A gestão das vagas, para as empresas, torna-se mais fácil porque bastam uns cliques para adicionar ou remover vagas. Para os candidatos a vantagem será que, ao consultar a página de determinada empresa, a lista das vagas existentes estará atualizada e não perderá tempo com candidaturas fora de prazo ou deslocações em vão.

6

Maior alcance geográfico

Com o recrutamento online, tanto as empresas como os candidatos, não precisam de se cingir geograficamente. As empresas podem encontrar profissionais em qualquer local do país ou do mundo e os candidatos podem candidatar-se e concluir um processo de recrutamento sem deslocações. As entrevistas presenciais não precisam de ser mesmo presenciais, podem ser feitas por videoconferência.

3 desvantagens do e-recrutamento

Como todas as moedas têm duas faces, há que estar preparado para o “reverso da medalha”.

1

<strong>Elevado volume de respostas</strong>

Ter muitos candidatos pode ser bom, mas ter demasiados candidatos não. E aquilo que é uma vantagem do recrutamento online, pode, em pouco tempo, tornar-se numa desvantagem.

Para os responsáveis pela seleção, um número descabido de candidatos pode ser uma verdadeira dor de cabeça e a facilidade com que os candidatos, provenientes dos quatro cantos do planeta, podem aceder a uma oferta de emprego, pode fazer com que uma candidatura forte se perca entre as irrelevantes.

É o chamado “spam de candidatos”. Para evitar esta situação, é fundamental que as empresas “imponham” critérios rigorosos de seleção.

2

É um processo impessoal

Num processo de recrutamento online é frequente que devido à distância, por exemplo, as empresas optem por conduzir as entrevistas de emprego por telefone ou Skype, podendo não ser capazes de fazer uma boa leitura do candidato, em termos de personalidade ou postura, algo que só seria possível através de uma entrevista pessoal.

3

Páginas de recrutamento desatualizadas ou sites pouco “amigáveis”

É mais frequente do que possa pensar. Na realidade, são várias as empresas que deixam as suas páginas de emprego desatualizadas e acabam por induzir os candidatos em erro, mas não é só. Encontrar sites de empresas que falham durante a submissão de candidaturas ou com layouts confusos é outra das dificuldades relatadas com maior frequência pelos candidatos.

O melhor de dois mundos

Pode afirmar-se, sem sombra de dúvida, que o recrutamento online tem claras vantagens em relação aos métodos tradicionais e, certamente, dá resposta à crescente voracidade do mercado de trabalho. Mas atenção, nem tudo é perfeito e as desvantagens estão lá, e se não forem tidas em consideração, os resultados podem não ser os melhores.

O ideal será mesmo promover uma conjugação “saudável” entre os métodos convencionais e as ferramentas de recrutamento online. O desfecho só pode ser bom!

Veja também