Recursos didáticos gratuitos: onde encontrar

Descubra onde pode encontrar recursos didáticos diversificados e gratuitos.

Recursos didáticos gratuitos: onde encontrar
Recursos para professores, formadores, explicadores e alunos

A utilização de recursos didáticos no processo de ensino-aprendizagem tem como principais objetivos facilitar a compreensão de determinados conceitos, despertar o interesse de alunos e formandos, explorar múltiplos conteúdos temáticos (recorrendo a ferramentas diversificadas), complementar o estudo e apoiar o trabalho dos professores.

Pretende-se que esses recursos sejam relevantes e adequados ao contexto em que são utilizados, que sejam práticos, apelativos e que tornem o processo de ensino-aprendizagem mais eficaz e agradável. Qualquer instrumento de apoio deve ser, por isso, adaptado ao público-alvo e aos objetivos específicos da formação.

Neste artigo, apresentamos algumas plataformas que disponibilizam gratuitamente recursos didáticos. Podem ser consultados e utilizados por professores, formadores, explicadores e alunos. São igualmente úteis para pais ou encarregados de educação.

Recursos didáticos gratuitos

1. Khan Academy

Trata-se de uma organização sem fins lucrativos que disponibiliza milhares de vídeo-aulas e conteúdos educativos para as disciplinas de Matemática, Química, Biologia, Física, História, Programação, Economia, Arte, entre outras. Os conteúdos estão disponíveis em vários idiomas, incluindo o português europeu. O registo na plataforma é simples e sem qualquer custo.

2. Cambridge English

Disponibiliza gratuitamente guias e planos de aula para professores de Inglês e recursos didáticos para alunos. É possível ter acesso a inúmeras atividades online e pesquisar por competências específicas (exercícios de gramática, pronúncia, leitura, escrita, vocabulário, entre outros).

3. British Council

À semelhança da sugestão anterior, esta plataforma também disponibiliza planos de aula para professores de Inglês, distribuídos e orientados para vários níveis de ensino. Os recursos didáticos abrangem exercícios, canções, histórias, poemas, jogos, flashcards, entre outros. É possível imprimir inúmeras fichas de trabalho, distribuí-las pelos alunos e ter acesso às respetivas propostas de correção.

4. British Pathé

Disponibiliza um arquivo com mais de 80.000 vídeos (entrevistas, reportagens e documentários, entre 1896 e 1976, sobre questões sociais e culturais, incluindo moda, desporto, arte, política, saúde, cinema ou música). Uma coleção útil para professores e alunos de História, Sociologia, Cinema, Jornalismo e Ciências da Comunicação, entre outras áreas.

5. Europeana

Esta biblioteca digital europeia permite o acesso gratuito a diversas coleções de arte, cultura e ciência. A plataforma inclui livros e manuscritos, fotografias, pinturas e ilustrações, gravações e pautas musicais, mapas e diários, entre muitos outros recursos que podem ser utilizados em sala de aula para explorar diversos conteúdos temáticos.

Para alunos e professores de Design de Moda, por exemplo, há ilustrações, catálogos, esboços e fotografias com boa resolução, que podem facilmente ser descarregadas. Para alunos e professores de Artes Plásticas ou História da Arte, é possível o acesso a milhares de quadros e desenhos. Existem ainda partituras e composições musicais para alunos e professores de Música.

6. Cata Livros

Este portal, disponível em português, apresenta essencialmente recursos para jovens leitores. Os utilizadores podem folhear ou escutar diversos livros, com destaque para a produção nacional, ter acesso a alguns jogos didáticos e quebra-cabeças, entre outros desafios.

7. The J. Paul Getty Museum / The Metropolitan Museum of Art

Dois exemplos de museus que permitem o acesso online a grande parte das suas coleções. Há milhares de pinturas, desenhos, manuscritos, fotografias e outras obras de arte que podem facilmente ser descarregadas em alta resolução e utilizadas gratuitamente como recursos didáticos em aulas ou ações de formação (incluindo-se a respetiva legenda e fonte).

É possível consultar muitas obras de arte que atualmente não se encontram em exposição e pesquisar por áreas, nome do artista, materiais utilizados, título da obra ou localização geográfica.

8. Ensina RTP

Esta plataforma educativa encontra-se organizada por temas (Artes, Ciência, Cidadania, Língua Portuguesa, Filosofia, Geografia, História, entre outros). Disponibiliza conteúdos audiovisuais (com áudio ou legendas em português) para estudantes e professores, incluindo entrevistas, reportagens, documentários, fotografias e infografias.

9. FLiP – Ferramentas para a Língua Portuguesa

Disponibiliza vários serviços online gratuitos: auxiliares de tradução (em português, inglês, francês e espanhol), um conjugador de verbos, um conversor para o acordo ortográfico, o Dicionário Priberam e uma gramática da língua portuguesa.

10. Open Culture

Uma plataforma em inglês que reúne e permite o acesso gratuito a audiolivros, cursos de línguas, filmes, e-books, manuais, entre muitos outros recursos para professores e alunos.

Veja também: