5 ideias para reduzir custos nas empresas

Para apertar o cinto há várias formas de reduzir custos nas empresas sem ter de se sacrificar a qualidade do trabalho que é feito

5 ideias para reduzir custos nas empresas
Desde a revisão das despesas à poupança de tempo

Espaços Coworking para pequenas empresas e freelancersTodas as empresas passam por dificuldades, e por vezes é preciso reduzir a despesa para que  a própria empresa possa ultrapassar uma má fase, enquanto espera a da bonança. Há por aí várias ideias úteis para reduzir custos nas empresas, e aqui ficam algumas das nossas:
 

5 ideias para apertar o cinto da empresa

 

1. Negoceie tudo

Se há algo crucial no mundo dos negócios, é a capacidade de negociar. Desde o preço das canetas até ao preço a pagar pelos caixotes do lixo, há uma oportunidade de negociação em tudo, e se conseguir reduzir o preço, por muito pouco que seja, já está a poupar.

Aprenda a negociar o melhor possível e aproveite. Para reduzir custos nas empresas, não há melhor que baixar preços através desta arte. Lembre-se que para negociar por vezes pode ser preciso comprar em grandes quantidades – não compre algo de que não precisa.

 

2. Reveja as despesas

Uma forma simples de reduzir custos nas empresas é apenas rever as despesas e ver para onde vai o dinheiro. Muitas vezes, podem-se descobrir grandes erros no modo como o dinheiro anda a ser gasto, o que permite poupar e muito. 

Reveja as despesas com olhos de ver, e analise bem o que são despesas necessárias e meras futilidades. Se é preciso apertar o cinto, faça-o!

 

3.  Procure publicidade low-cost

A publicidade tanto pode ser extremamente cara, como extremamente barata. Hoje em dia há centenas de formas de publicitar um negócio, desde anúncios dispendiosos a panfletos baratos.

Até no mundo digital é possível fazer campanhas a preços baixos através de redes sociais. Com uns panfletos à mistura facilmente arranja novos clientes.

 

4. Poupe no tempo

Há muitas empresas que fazem reuniões quase por tudo e por nada. Por vezes basta um pequeno problema com um colaborador para ser convocada uma reunião inteira sobre o assunto. Há empresas que gastam muito tempo desnecessariamente,  e podiam gastá-lo em algo mais produtivo

Pode ser uma forma indireta de reduzir custos nas empresas, mas se possível evite perder tempo. Este é um recurso limitado e, como se diz, tempo é dinheiro.

 

5. Invista em novas tecnologias

Com a expansão do mercado de smartphones e tablets, e a explosão no número de aplicações de produtividade disponíveis, é fácil investir em novas tecnologias para poupar algum dinheiro.  Reveja bem o trabalho que é feito e verifique se pode utilizar novas tecnologias para reduzir custos.

É essencial estar bem informado relativamente à tecnologia que tem disponível, logo é útil passar umas horas a pesquisar umas coisas. A carteira agradece. 

Note que para melhorar o seu negócio o melhor é fazer por ganhar mais e não por gastar menos. Existe um limite naquilo que pode poupar, não naquilo que pode ganhar.
Espaços Coworking: Construa a sua empresa onde quiser
Veja também: