Reduzir o stress no trabalho com jogos? Explicamos tudo

Pesquisas revelam qual a atividade mais eficaz para reduzir o stress no trabalho. Continue a ler e saiba do que estamos a falar!

Reduzir o stress no trabalho com jogos? Explicamos tudo
Não se preocupe, nós temos a resposta!

É natural ter dias mais complicados e são vários os factores que, em ambiente de trabalho, podem originar stress. Todos nós já passámos por isso, seja por ver prazos de entrega a acabar, reuniões mais complicadas ou até com futuras avaliações de desempenho.

São várias as razões para o stress no trabalho, tantas quantas são as dicas para o gerir. Há quem faça alongamentos, há quem use as pausas para meditar, quem ouça música e até há quem precise apenas de se afastar da secretária para tomar um café. Mas vamos desvendar qual a atividade mais eficaz!

Reduzir o stress no trabalho: o que diz a ciência

Um grupo de pesquisadores chegou à conclusão que a chave para diminuir o stress no local de trabalho reside no quarto de um adolescente e não numa sala de trabalho: jogos de vídeo! É isso, leu bem, jogar estes jogos ajuda a aliviar o stress no local de trabalho.

O estudo, publicado pela Human Factors and Ergonomics Society, examinou os efeitos do stress e da ansiedade na fadiga cognitiva de 66 trabalhadores. Os participantes tiveram que realizar trabalhos complexos utilizando o computador de forma a induzir o cansaço. Depois, foi-lhes dado cinco minutos de pausa para relaxarem.

jogo

Os participantes foram divididos em três grupos, 22 participantes passaram os cinco minutos numa sala silenciosa, sem telefone e sem computador, os outros 22 participantes fizeram exercícios de relaxamento e os restantes 22 participantes jogaram um simples jogo de vídeo, o Sushi Cat.

Destes três grupos, apenas os participantes que jogaram Sushi Cat relataram sentirem-se melhor após o intervalo.

O grupo da sala silenciosa referiu sentir-se pior depois da pausa porque sentiram-se menos comprometidos com a tarefa e, por isso, ficaram preocupados com o seu trabalho.

O grupo dos exercícios de relaxamento viu uma redução significativa nos efeitos negativos associados ao stress, mas não tão significativa como no grupo de vídeo jogos.

Qual é a empresa que permite jogar jogos de vídeo? Já há algumas empresas que o permitem, mas, se este não é o caso da sua, os autores do estudo referem que ouvir a banda sonora dos seus jogos preferidos pode aumentar a sua criatividade, níveis de concentração e produtividade. Se isso também não for possível, espreite as nossas dicas para reduzir o stress e ansiedade no trabalho!

stress

5 dicas para combater o stress no trabalho

Prepare-se antecipadamente

Nem sempre é possível estar preparado, mas se souber de antemão que vai enfrentar uma situação de grande pressão, pense em formas de lidar com a situação e prepare-se antecipadamente!

Aprenda a dizer não

É impossível realizar várias tarefas simultaneamente bem e sem ansiedade. Não aceite só porque “parece mal” não aceitar. A bem da sua mental e produtividade profissional, aprenda a dizer não.

Mantenha a calma

Não dramatize todos os contratempos, antes de perder a calma, respire fundo e analise quais as maneiras possíveis de resolver o problema ou conflito.

Relaxe

Aproveite as pausas para meditar ou fazer exercícios de alongamentos.

Pense positivo

Aprenda com os erros para melhorar o seu desempenho e siga o conselho dos Monty Python, always look on the bright side of life!

Veja também:

Continuar a Ler