Reforço de Natal: como encontrar emprego na época natalícia

Está a chegar a quadra festiva mais aguardada do ano. Se procura emprego, saiba que, com o reforço de Natal, não faltam oportunidades de trabalho.

Reforço de Natal: como encontrar emprego na época natalícia
Saiba como encontrar trabalho no Natal

São diversas as funções que as grandes superfícies comerciais procuram nos últimos meses do ano. Saiba quais são os trabalhos tipicamente desempenhados no chamado reforço de Natal.

A pouco mais de um mês das festividades, há ainda milhares de vagas por preencher em Lisboa, no Porto e no Algarve. Aqui ficam as nossas sugestões para encontrar trabalho nesta época!

Reforço de Natal: como encontrar trabalho

As épocas festivas são, para muitos, sinónimas de descanso e de férias; para outras pessoas, no entanto, podem representar a oportunidade de ganhar mais dinheiro, aproveitando as vagas de emprego geralmente abertas nesta época do ano.

Procurar emprego no reforço de Natal pode ser mais fácil do que no resto do ano, pode trazer-lhe retorno financeiro e experiência para procurar, mais tarde, trabalhos em funções comerciais e de loja.

Onde procurar?

Empresas como a Addeco, a Randstad, a Egor, o El Corte Inglés, centros comerciais em geral ou empresas do grupo Sonae… Todas estão, neste momento, a precisar de reforços de Natal.

Sendo uma altura de enorme afluência às lojas, a contratação de profissionais para fazer embrulhos, por exemplo, é uma forma eficaz de libertar as caixas e evitar longas filas de espera para os clientes.

Quais as funções mais procuradas?

Outro tipo de reforço de Natal muito procurado é o de promotor de produtos, já que nesta altura dá-se uma explosão de expositores promocionais em superfícies comerciais.

Por entre outros tipos de reforços frequentemente procurados no Natal poderemos encontrar: livreiros, assistentes de loja, vendedores, operadores de loja, atendimento ao cliente, caixa, promotores de produtos, motoristas, auxiliares de fabrico de produtos alimentares, empregado de restauração, pessoal para catering, etc.

Assim, os centros comerciais, lojas, pastelarias, restaurantes e hipermercados são sempre apostas seguras se procura um trabalho no reforço de Natal.

Qual a melhor altura para procurar emprego no reforço de Natal?

Com a época de chuva e mau tempo adiada, espera-se que este ano a correria das pessoas em massa aos centros comerciais sofra um atraso relativamente a anos anteriores, por isso, ainda vai a tempo. Comece já a sua procura!

Como aceder a oportunidades de emprego?

Muitas empresas contratam trabalhadores em part-time; por esse motivo, deverá desde logo registar-se numa agência de recursos humanos e trabalho temporário da sua área de residência.

Pode ainda verificar se existem vagas disponíveis nos sites das grandes superfícies comerciais. As plataformas comuns de procura de anúncios de emprego também serão uma opção viável.

Como enviar o currículo?

Atenção: se é certo que muitas empresas procuram trabalhadores nesta época do ano, também é evidente que são ainda mais as pessoas que procuram agarrar essas oportunidades de trabalho. Noventa e nove por cento das pessoas envia as suas candidaturas por correio eletrónico, por isso, se fizer o mesmo, não estará a diferenciar-se!

Propomos que procure trabalho com tempo e antecedência e, assim, que possa ir fazendo visitas pessoais aos locais da sua preferência, perguntando aos funcionários qual a melhor forma de se candidatar.

Que informações deve ter um CV para reforço de Natal?

As funções solicitadas em época Natalícia implicam quase sempre o contacto com o público. Direcione o seu CV para as experiências de trabalho onde desenvolveu essa competência.

Se viver numa cidade ou zona turística, não se esqueça de referir as competências linguísticas. Coloque sempre fotografia, para evidenciar que a sua imagem é adequada a um espaço comercial.

Veja também: