7 regalias que o trabalho a partir de casa pode proporcionar

Cada vez mais pessoas aderem ao trabalho a partir de casa. Conheça as reais vantagens do trabalho remoto e as regalias que as empresas podem oferecer.

7 regalias que o trabalho a partir de casa pode proporcionar
Será que o trabalho a partir de casa é ideal para si?

Muitas pessoas ambicionam atingir um patamar profissional que permita a conciliação entre o trabalho e a vida familiar. Por isso, o trabalho a partir de casa tem ganho adeptos. Não se trata, muitas vezes, de atingir um elevado patamar de responsabilidade profissional ou o topo da carreira – trata-se, sim, de compreender que o significado de “sucesso”, para si, pode passar pela flexibilidade de horários e espaços laborais.

Trabalho a partir de casa: é para mim?

Antes de considerar o trabalho a partir de casa como uma possibilidade de carreira, reflita sobre as vantagens e desvantagens desta forma de trabalhar. Considere também que muitos trabalhos remotos oferecem tantas (ou mais) regalias como as atividades profissionais desempenhadas na empresa.

trabalhar em casa

Regalias oferecidas no trabalho a partir de casa

1. Seguro de saúde

Mesmo estando a trabalhar a partir de casa, já é possível encontrar empresas que oferecem seguro de saúde nesta situação. Muitas companhias de seguros de saúde oferecem planos para empresas que têm equipas espalhadas por diversos pontos do país ou do mundo.

2. Cobertura de despesas de escritório

Quando se trabalha em casa, não se tem acesso aos recursos de um escritório. É para resolver isso que algumas empresas oferecem um salário direcionado para a tarefa de para equiparmos um escritório em nossa casa.

Este salário cobre todas as necessidades de um escritório doméstico, incluindo um computador, mesa, cadeira de escritório, monitor, headphones ou impressora. No entanto, por norma, assim que deixar de trabalhar para a empresa, terá que devolver o material.

3. Reembolso dos gastos com telefone, internet e espaço de cowork

Ao trabalhar em casa, provavelmente, irá realizar a maior parte do seu trabalho online ou por telefone. Idealmente, a empresa irá compensá-lo pelas despesas de trabalho. Esses gastos incluem o uso de internet, telemóvel ou uma inscrição para um espaço de coworking.

Se está preocupado estas despesas quando inicia um trabalho a partir de casa, provavelmente não deveria. A maior parte dos empregos a partir de casa dão-lhe todas as condições para poder desempenhar as suas funções sem sobressaltos.

4. Formação e treino intensivos

Preocupa-o que um trabalho online signifique trabalhar no isolado e sem acompanhamento? Os empregos a partir de casa deverão oferecer formação e treino intensivos. Uma boa empresa nunca deixa os seus funcionários à deriva e vão muni-lo de todas as condições de aprendizagem para realizar as suas tarefas, além de o integrar na equipa e transmitir os valores e cultura próprias da instituição.

5. Pagamento de dias de férias

Tal como os empregos tradicionais, também os trabalhos a partir de casa deverão oferecer dias de férias pagos.

6. Acesso às condições de reforma vigentes

Desde que a sua situação profissional esteja devidamente regularizada, o trabalho a partir de casa irá garantir-lhe os descontos para a Segurança Social que lhe permitam, no futuro, usufruir de uma pensão de reforma.

7. Team building

Além de conversar online, algumas empresas de trabalho remoto juntam os seus trabalhadores ocasionalmente. Com o intuito de alimentar laços pessoais e reforçar competências relacionais, como espírito de unidade e companheirismo, estas convenções visam proporcionar uma oportunidade de trabalho conjunto, participar em atividades em equipa ou simplesmente desfrutar de visitar uma nova cidade.

Veja também: