Publicidade:

9 regras de limpeza para pôr em prática até ao fim do ano

Selecionámos 9 regras de limpeza para pôr em prática até ao fim do ano. Siga-as e torne a sua casa mais limpa e organizada.

9 regras de limpeza para pôr em prática até ao fim do ano
Saiba como torná-las num hábito

Criar hábitos de limpeza pode ser difícil, pelo que selecionámos 9 regras de limpeza para pôr em prática até ao fim do ano, facilitando-lhe a vida na organização da sua casa.

Deixar para amanhã uma ou outra tarefa é muito frequente quando já está farto de limpezas, não é? Mas para criar bons hábitos tem de ser rigoroso, regrado e organizado. E as limpezas não são exceção. Se criar o hábito de respeitar estas 9 regras de limpeza ao longo de todo o ano, a sua casa vai sair beneficiada!

As 9 regras de limpeza que deve começar a adotar já

1. Arrume as roupas

Passar a ferro é uma tarefa muito aborrecida para uma boa parte das pessoas e arrumar as roupas logo de seguida é ainda mais aborrecido. Mas é umas das regras de limpeza para pôr em prática até o final do ano. Assim que terminar de passar a ferro e dobrar as roupas, arrume-as de imediato. Leva apenas mais 5 minutos e faz uma grande diferença.

organizar a roupa

2. Faça a cama pela manhã

Se é das pessoas que usa desculpas como ‘’gosto de deixar a cama a arejar’’ para não a fazer, pare já. Assim que se põe de pé, abra a janela do quarto e puxe os lençóis para trás. Enquanto faz a sua higiene matinal, a cama areja. De seguida, faça-a. São apenas dois minutos da sua manhã e a casa fica logo com um aspeto mais cuidado.

3. Lave a cafeteira todos os dias

Se gosta de café fresco pela manhã, também deve gostar de café fresco feito numa cafeteira lavada. Ao final do dia, se não tem tempo de manhã, lave a sua cafeteira e deixe-a logo pronta para o pequeno-almoço da manhã seguinte.

4. Troque os lençóis semanalmente

É na cama que passa uma boa parte da sua vida. Durante a noite, a transpiração, a oleosidade da pele, entre outros, deixam germes e sujidade nos seus lençóis. E nada como uma cama acaba de fazer para um bom descanso à noite, não é? Então, troque os seus lençóis todas as semanas e não só cuida da limpeza da sua casa, mas também da sua saúde.

fazer cama

5. Lave a loiça

Deixar loiça no lava-loiça durante toda a noite ou mesmo durante o dia dá logo a ideia de uma cozinha suja e desorganizada. Lave a loiça ou coloque-a na máquina para lavar. Perde 5 minutos e a sua cozinha agradece.

6. Não use sapatos em casa

Os sapatos trazem muitos sujidade consigo, para além de químicos das relvas e asfalto. Para além de estragarem o chão em casa, a sujidade e os germes não são bons para a sua saúde e a da sua família. Deixe os sapatos à entrada. Em casa, use apenas calçado apropriado e que não usa na rua.

7. Lave as esponjas

As esponjas da cozinha e mesmo do banho ganham sujidade e germes com muita facilidade. Lave-as com frequência. Pode mesmo usar o microondas para esse fim.

8. Prepare o almoço à noite

Todas as noites, deixe preparado o almoço para o dia seguinte. Para além de não ter de se preocupar com isso pela manhã, pode deixar tudo limpo e arrumado, sem pressas.

cozinhar

9. Lave a banheira

Depois do seu duche diário, não se esqueça de lavar a banheira. Não, claro que não estamos a falar de agarrar no esfregão e na lixívia, mas pode passar água em toda a área para eliminar resíduos de champô e gel de banho ou mesmo usar um spray específico para a casa de banho, aguardar dois minutos e passar por água. Não custa nada e evita que mais tarde passe horas a fazer uma limpeza a fundo.

Veja também:

Limpeza e Arrumação