6 regras de maquilhagem para ignorar já

Conforme vamos começando a usar maquilhagem, deparamo-nos com uma série de regras de beleza. E se lhe dissermos que as regras foram feitas para ser quebradas? 

6 regras de maquilhagem para ignorar já
Saiba que regras pode – e deve – quebrar

A maquilhagem foi feita para ser usada e disso não temos dúvidas. Gosta de batom alaranjado mas não usa porque lhe dizem que não fica bem com o seu tom de pele? Adorava poder usar eyeliner todos os dias mas há quem pense que é demasiado para ir trabalhar?

Esqueça. É possível darmos a volta às convenções de beleza que foram criadas e ficarmos lindas e magníficas na mesma. Este artigo é sobre isso mesmo: quais são as regras de maquilhagem que podemos – e devemos – ignorar já. 


6 regras de maquilhagem para ignorar a partir de agora


1. Cabelo ruivo não combina com batom vermelho

A ideia de uma ruiva com batom vermelho pode parecer, à primeira vista, demasiado. Mas a verdade é que a cor vai ficar ainda mais vibrante em quem tem os cabelos ruivos. Na verdade, desde que o tom de vermelho seja equilibrado – nem muito aberto, nem muito fechado – pode ser a combinação perfeita e sofisticada que procura.

Se o seu cabelo é de um ruivo escuro, aposte nos vermelhos mais escuros. Caso sejam mais claros o vermelho mais vibrante, de base rosa, ficará perfeito. Experimente e diga-nos o que achou.



2. Ou lábios ou olhos

“Nunca devemos usar um tom intenso nos olhos e nos lábios, ao mesmo tempo”. Quem nunca ouviu esta regra? Pois bem, se é daquelas que gosta de looks dramáticos e não consegue optar, aposte num look cheio de drama e crie uma maquilhagem para a noite.

Quando apostar neste tipo de maquilhagem, dê preferência às sombras cinzentas ou castanhas – em deterimento do preto -, para evitar que o look fique demasiado pesado.



3. Não contorne os lábios fora da sua linha natural

Uma das técnicas mais utilizadas pelas pessoas que querem que os seus lábios pareçam maiores é exatamente essa: contorná-los além da sua linha natural, de preferência por uma cor vibrante. O resultado pode ser um verdadeiro desastre, se o fizer da forma errada mas, se usar o mesmo tom de batom e lápis, não há que enganar.

Quando usar um tom de batom vibrante, primeiro contorne a linha dos lábios com um lápis nude. Depois, contorne fora da linha com um lápis que combine com a cor do batom que usou. No final passe o batom e está pronta.



4. Não coloque lápis em cima e em baixo dos olhos

Vários especialistas afirmam que colocar lápis na linha das pestanas inferior e superior vai dar o efeito de diminuir os olhos e que, por isso, não devemos fazê-lo. Mas, se pensarmos bem, o look pode tornar-se muito sexy. Basta que, ao fazer a linha, use um pincel e vá esfumando à volta dos olhos, para criar um efeito “borratado”.



5. Não coordene as cores da maquilhagem

Coordenar os tons da sombra, blush e batom pode ser um erro terrível,certo? Errado! Se a cor da maquilhagem complementar o seu tom de pele, o look monocromático acaba por ficar suave e bonito. Se o seu tom de pele é mais claro, opte por tons de rosa, para um visual romântico. Se, pelo contrário a sua pele for mais escura, opte pelos tons de bronze.



6. Não use cores diferentes na pálpebra e abaixo dos olhos

Há quem defenda que a tendência de usar cores diferentes em cima e em baixo dos olhos ficou nos anos 80. Outros, usam esta técnica para modernizar os looks, sem carregar demasiado os olhos. Para que o seu look fique harmonioso, não deve misturar cores quentes e cores frias e deve usar a cor mais intensa na pálpebra e outra mais suave em baixo. De resto, vale tudo.  

Veja também: