4 regras de saúde que não está a respeitar na sua cozinha

Há algumas regras de saúde que quebra constantemente, mesmo que de forma inconsciente. Neste artigo vamos dizer-lhe quais são.

4 regras de saúde que não está a respeitar na sua cozinha
Saiba quais são e corrija-as

São várias as regras de saúde que não cumpre na sua cozinha. Ainda que o faça inconscientemente, fá-lo com frequência e é algo que deve corrigir. Vamos falar-lhe de quatro dessas regras.
 

As regras de saúde que não está a cumprir na cozinha


1. Não pegar no gelo com as mãos

Já algum dia viu num bar, numa saída com os amigos, o empregado agarrar nos cubos de gelo com a mão e atirá-los para o copo? Não. Pois bem, há uma razão para isso. As suas mãos, por muito que pense que estão limpas, estão cheias de bactérias.

Está a preparar uma bebida para oferecer aos seus amigos? Use uma colher ou uma pinça para pegar nos cubos de gelo. Assim, não só não quebra uma regra de saúde, como também evita contaminar o gelo que vai colocar no copo e todo o outro que tem no balde.

A melhor solução, ainda que mais cara, é investir num frigorífico com dispensador de gelo.
 


2. Limpar pequenos utensílios

Está a preparar uma refeição rapidamente. É normal nos dias que correm. Muitas vezes pega nos pequenos utensílios que usa, simplesmente passa por água e já está. Pronto para usar mais uma vez e outra e outra. Está errado e é uma das regras de saúde que se quebram frequentemente.

Assim como com os eletrodomésticos, como uma batedeira, um robot de cozinha, uma picadora, entre outros, que temos o cuidado de lavar, também os pequenos utensílios devem ser lavados com água quente e sabão, de forma a evitar a propagação de bactérias.
 


3. Não usar o mesmo pano para diversos fins

Não é por acaso que nos restaurantes têm sempre imensos panos na cozinha. O mesmo pano que utiliza para secar as mãos, não pode ser o pano que utiliza para limpar umas migalhas na tábua de cortar o pão, ou o mesmo pano que utiliza para limpar os salpicos que ficaram na banca depois de lavar a salada.

Para um fim, um pano. No final, deve lavar os panos utilizados na cozinha com lixívia de forma a garantir que elimina possíveis bactérias.
 


4. Não lavar frutas e vegetais convenientemente

Esta regra parece-lhe básica, certo? No entanto, quando vai descascar batatas, por exemplo, lembra-se de as lavar antes? Muito provavelmente a sua resposta é não. Na verdade, mesmo as frutas e legumes que vamos descascar, devem ser previamente lavados.

A casca contém bactérias e, eventualmente, produtos químicos e se não lavar antes de descascar, estará a transferir as bactérias para a fruta ou para o legume. Se for alguma coisa que vai cozinhar posteriormente, a probabilidade das bactérias sobreviverem é mínima, mas os produtos químicos continuam lá. Assim, jogue pelo seguro, e lave sempre tudo antes de descascar.

Veja também: