Publicidade:

7 regras de utilização do telemóvel que todos devíamos adotar

Não usar o smartphone numa reunião e informar a outra pessoa de que está em alta voz são algumas das regras de utilização do telemóvel que todos deviam adotar.

7 regras de utilização do telemóvel que todos devíamos adotar
Regras de utilização do telemóvel que todos devem seguir

Sugerimos-lhe algumas regras de utilização do telemóvel que fazem parte de uma espécie de código de conduta para a utilização (cada vez mais frequente) deste dispositivo nos diferentes locais e circunstâncias.

O smartphone tornou-se uma extensão de nós mesmos, sendo rara a altura em que não nos fazemos acompanhar deste equipamento. Por isso, é importante conhecer e adotar algumas regras de utilização (e educação). Fique a conhecê-las.

Regras de utilização do telemóvel para conhecer e aplicar


usar telemovel

1. Mantenha o telemóvel fora da mesa

Sempre que estiver à mesa com alguém (especialmente durante as refeições), deve manter o smartphone fora da mesa. Caso não o faça, isso pode fazer com que quem esteja consigo sinta que está a dar mais importância ao dispositivo do que à sua companhia.

Mantenha sempre o telemóvel fora da mesa (a menos que esteja à espera de receber uma chamada ou e-mail importante; nesse caso, deve avisar as pessoas que estão consigo).

2. Não use o telemóvel em certos locais ou situações

Evite usar o smartphone quando se encontra em reuniões e locais como igrejas, bibliotecas, cinema, ou em locais ou ocasiões em que é suposto dar a sua atenção a alguém ou alguma coisa e não fazer barulho.

3. Se tiver de atender uma chamada em público, faça-o de forma discreta

Há chamadas importantes que têm de ser feitas em locais públicos. Caso não consiga ir para uma zona mais sossegada ou privada, faça a chamada de uma forma calma e discreta. As outras pessoas não precisam de saber nada sobre a sua conversa, nem de ser incomodadas com esta.

usar smartphone

4. Coloque o telemóvel em silêncio quando está a trabalhar

Sempre que estiver no trabalho, deve colocar o smartphone em silêncio. Caso o telemóvel esteja a tocar (ou mesmo a vibrar) vai fazer barulho e incomodar os seus colegas.

5. Use os fones

Os fones são excelentes acessórios para ouvir música e fazer chamadas. No entanto, implica que tenha cuidado com os que o rodeiam. Coloque o volume dos fones de forma a que ninguém que está a sua volta consiga ouvir o som.

Remova os fones dos ouvidos sempre que falar com alguém ou sempre que alguém vá falar consigo (mesmo que consiga ouvir bem a pessoa com eles colocados).

regras para usar telemovel

6. Informe acerca do modo alta voz

Sempre que tiver a chamada em modo de alta voz, avise primeiro a pessoa que está a falar consigo. Deve ser a primeira coisa a fazer antes de começar a conversa.

7. Afaste-se do smartphone por alguns momentos

Esta é uma das regras mais difíceis de cumprir, visto que toda a gente leva o telemóvel para todo o lado. É saudável afastar-se do smartphone por alguns momentos durante o dia.

Se vai jantar ou estar com um amigo e conversar, até é uma forma de garantir que centra a máxima atenção na pessoa porque não vai ter a tentação de estar a olhar para o telemóvel.

Veja também:

Ana Duarte Ana Duarte

Jornalista e gestora de comunicação no projeto Patient Innovation, Ana Duarte é mestre em Ciências da Comunicação, pela Universidade do Porto. A sua paixão pela escrita começou cedo, quando aprendeu a escrever e começou a criar os seus próprios jornais. Interessa-se por tecnologia, desporto, cinema e literatura.