Regras de vestuário nas empresas: principais vantagens

Conheça aqui as razões porque há regras de vestuário nas empresas. Promover a igualdade entre funcionários e divulgar a marca são algumas delas.

Regras de vestuário nas empresas: principais vantagens
O impacto das regras de vestuário no atendimento ao público

As regras de vestuário nas empresas promovem a igualdade entre funcionários e ajudam a divulgar a marca da empresa.

Exército, polícia, bombeiros, hospedeiras, enfermeiros, médicos… O que é que estas profissões têm em comum? Há regras de vestuário a cumprir.

O número de empresas que adoptam regras de vestuário tem vindo a aumentar. De certeza que já notou isso num hipermercado ou grande superfície, num restaurante, numa bomba de gasolina, etc.

Porquê? Porque é uma forma de divulgar a  marca da empresa, criar um sentido de uniformização e transmitir ética profissional. Mas há mais motivos para a adopção de regras de vestuário – e há quem as considere muito positivas.

Regras de vestuário nas empresas: vantagens

1. Identificação

Todos os dias conseguimos identificar um bombeiro, um polícia, um enfermeiro, um militar… O facto de todos estes profissionais envergarem um uniforme específico torna mais fácil a sua identificação. O mesmo acontece, por exemplo, com os empregados da restauração. Ter uma forma diferente de vestir torna mais fácil ao cliente identificar aquele profissional.

2. Divulgação da marca

Todas as empresas têm uma identidade visual própria que representa a sua visão estratégica e o que marca pretende transmitir ao seu público.

Uma equipa uniformizada transmite organização, credibilidade e segurança, dando uma imagem de profissionalismo.

3. União e igualdade entre funcionários

Quando há um uniforme, todos os funcionários ficam em patamar de igualdade, pelo menos perante os clientes. Isso pode fazer com que os colaboradores se sintam, mais facilmente, parte de uma equipa.

4. Higiene e Segurança

higiene

Há várias profissionais em que as regras de vestuário têm ainda como objetivo a segurança do funcionário e ainda a higiene e segurança no trabalho. Por exemplo, os que lidam com alimentos ou mesmo os médicos e os enfermeiros.

5. Poupança para os funcionários

Quando a empresa opta pelo uso de um uniforme isso acaba por ser benéfico para ambas as partes. A empresa deixa de ter que se preocupar com a adequação da roupa ao local de trabalho (uso de decotes, roupas demasiado informais) e o trabalhador não precisa de gastar dinheiro em roupas para desempenhar as suas funções nem perde tempo a escolher roupa de manhã.

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