5 regras para usar tinta em spray sem erros

Usar tinta em spray pode ser uma opção bastante prática e eficaz para elaborar determinados trabalhos de decoração: veja aqui as 5 regras a seguir.

5 regras para usar tinta em spray sem erros
Dicas práticas para os seus trabalhos de decoração

A tinta em spray pode ser usada para efetuar trabalhos de decoração de qualidade. Estas tintas são mais fáceis de usar e podem ser aplicadas em variadíssimas superfícies: cimento, tijolo, ferro, madeira, plástico ou pedra. Contudo, há alguns cuidados a ter e regras a seguir para que os resultados sejam os esperados.


Usar tinta em spray: regras a seguir para acabamentos perfeitos


1. Escolher bem o local para pintar

Esta é uma regra fundamental, já que o spray torna o alcance da tinta muito maior e é importante que ela pinte apenas o que nós queremos. O ideal é realizar estes trabalhos em garagens amplas e arejadas ou em espaços exteriores. No exterior, porém, é preciso ter cuidado com as brisas que podem levar a tinta para locais indesejados. Além disso, o vento pode também levar sujidade para o que se está a pintar, o que é depois muito difícil de limpar ou retirar.



2. Preparar bem a peça antes de iniciar a pintura

Como em qualquer outro tipo de pintura, a preparação é essencial. O material que vais ser pintado deve estar bem lavado e quaisquer buracos ou imperfeições devem ser reparados com antecedência.



3. Usar equipamento de proteção

Quando se trabalha com sprays de aerossóis é necessário ter muito cuidado para proteger tantos os olhos como as vias respiratórias. Máscara e óculos são absolutamente imprescindíveis para evitar que partículas de tinta atinjam os seus olhos ou os seus pulmões. Além disso, deve-se também proteger o ambiente envolvente usando jornais ou lençóis para colocar a peça a ser pintada por cima. Se a peça for pequena pode colocá-la dentro de um caixote e efetuar assim a pintura.



4. Pintar calmamente

Para obter excelentes resultados deve ser paciente e efetuar o trabalho com calma e paciência. Não se apresse nem queira que a pintura fique perfeita depois de passar o spray uma ou dias vezes. Opte por não estar sempre a interromper a pintura agitando a tinta, pois isso pode provocar uma distribuição desigual da tinta. Não mantenha o spray premido durante muito tempo, prefira cliques curtos que também ajudam a não desperdiçar muita tinta.



5. Permitir uma boa secagem

É verdade que a tinta em spray seca mais rapidamente, ainda assim é necessário dar-lhe pelo menos 24 horas de repouso para poder secar na perfeição. Resista à vontade de mover o objeto para o seu destino antes de decorrido esse período de tempo.

Tenha estas dicas em atenção e obtenha resultados fantásticos com tinta em spray. Não se esqueça de verificar bem as solas do seu calçado quando termina a tarefa, pois não vai querer andar a pintar o resto da casa com os pés.

Aproveite para ver o vídeo que partilhamos com muitas ideias de decoração de espaços usando tinta em spray, com algumas dicas muitíssimo úteis. 
 

Veja também: