AUMENTe AS sUAS PROBABILIDADES DE ARRANJAR EMPREGO!

Relatório de Estágio: o que deve conter?

O Relatório de Estágio deve fazer a retrospetiva de meses de dedicação. Não sabe o que incluir? Nós ajudamos!

Relatório de Estágio: o que deve conter?
Siga estes 11 passos

Existem já estruturas previamente definidas para a sua realização de um relatório de estágio. Deixamos-lhe aqui alguns tópicos a incluir no seu.


O que não deve deixar de fora do seu relatório de estágio


1. Capa

A capa do relatório deve incluir elementos que identifiquem o documento. As palavras “Relatório de Estágio” devem constar nesta página. Também as informações referentes à pessoa que o realiza, à empresa/organização ou instituição onde o estágio decorreu e ao supervisor do estágio devem estar presentes. A data de entrega deste documento deve também constar na capa.



2. Índice e Índice de Imagens/Tabelas

O Índice deverá conter, dividido por capítulos, sub-capítulos e secções, as partes principais do Relatório de Estágio. Os Índices de Imagens, Tabelas ou quadros devem ser criados em separado.



3. Listagem de abreviaturas e/ou siglas

Esta listagem deve ser incluída caso existam abreviaturas e/ou siglas ao longo do Relatório de Estágio.



4. Agradecimentos

Devem surgir ainda antes do Índice e é, como o próprio nome indica, um conjunto de notas pessoais de agradecimento a todos aqueles que, durante todo o percurso de estágio, apoiaram, guiaram e estiveram presentes.



5. Introdução

A introdução do relatório de estágio deve dar a conhecer a escolha do tema do Relatório, bem como a sua importância. Deve apresentar as questões de partida, bem como os objetivos de estudo/do estágio.

Deve também conter uma identificação/descrição da estrutura do Relatório de Estágio. Deve ser feito um resumo dos capítulos e conteúdos do relatório, de modo a dar um plano geral do mesmo ao leitor ainda antes deste se iniciar.

Tendo em consideração que a principal missão do estágio profissional é a de permitir uma visão alargada do que deve ser feito ou evitado na vida profissional, é importante refletir individualmente, acerca da importância da criação de um relatório de estágio.



6. Identificação do local de estágio

Neste tópico, deve ser descrito um pouco acerca do percurso do local do estágio ao longo do tempo, a localização, a história, o ramo de atividade, principais produtos e/ou serviços, as instalações, os equipamentos e tudo aquilo que considerar pertinente de modo a que o avaliador possa ter uma melhor ideia do contexto em que o estágio decorreu.
 


7. Duração do estágio

Deve ficar registada a duração do estágio, desde o dia de início até ao final. Caso se justifique, pode ser também criado um cronograma que contemple as atividades realizadas durante o estágio.



8. Objetivos do trabalho desenvolvido ao longo do estágio

Neste capítulo devem estar descritas as funções realizadas dentro da organização onde ocorreu o estágio, bem como os objetivos do trabalho desenvolvido ao longo do estágio.



9. Fundamentação Teórica/Revisão de Literatura

Neste tópico deve ser elaborada uma revisão crítica na área do tema de estudo, relatando a evolução temporal do tema, fazendo referência a autores e abordagens utilizadas, bem como às principais conclusões de estudos anteriores. A fundamentação teórica deve apoiar o a área de estudo em que o estágio se insere.



10. Conclusão

O culminar deste documento é, sem dúvida, a conclusão. Uma boa conclusão deve resumir os resultados e principais conclusões do Relatório de Estágio.



11. Anexos

Os anexos devem constar nesta secção, devidamente numerados.
  Dois minutos chegam para concorrer ao emprego dos seus sonhos >>
Veja também: