5 passos para um relvado perfeito

Quando a relva começa a perder a sua vivacidade, olhar para o jardim deixa de ter o mesmo encanto. Veja aqui as nossas ideias para um relvado perfeito.

5 passos para um relvado perfeito
Restaure a vivacidade do seu jardim

As nossas 5 ideias para um relvado perfeito garantem que o verde da relva volte ao seu esplendor inicial. Não há nada mais desolador do que olhar para um jardim maltratado, amarelecido ou queimado, embora isso seja normal porque a relva tem o seu próprio ciclo de vida e, a certa altura, começa a perder as qualidades. Por isso, é fundamental dedicar algum tempo à renovação do relvado, que é a base de qualquer jardim perfeito.


A base de um relvado perfeito em 5 passos


Remover a relva velha

Em primeiro lugar, é necessário decidir que tem que arregaçar as mangas. A relva amarela, seca e que se começa a soltar tem mesmo que ser retirada, sem isso não há volta a dar. Por isso, arranje um parceiro para a tarefa e agende o dia para começar a lavoura.
 

Nivelar o solo

Depois de arrancada a relva seca, é normal que o solo apresente algumas alterações. Por isso, deve passar à fase de nivelamento do solo. Certifique-se que toda a superfície do jardim fica homogénea e pronta para a nossa próxima ideia para um relvado perfeito.


Semear a relva

Pode concretizar este passo de duas formas. Nas casas da especialidade encontrará profissionais que lhe indicarão se, para o seu caso, é mais aconselhável usar relva de semente ou os tapetes de relvado. As duas opções têm vantagens: as sementes permitem acompanhar o crescimento do seu jardim e selecionar, com facilidade, os pontos de relvado; por outro lado, os tapetes de relva têm o enorme ponto positivo de estarem já prontos. Depois de aplicados e ajustados com um x-ato próprio, fica automaticamente visível um relvado perfeito.


Utilizar as ferramentas adequadas

Todos os trabalhos especializados exigem ferramentas adequadas para que o resultado seja o melhor possível. Para conseguir um relvado perfeito, deve ter um ancinho e um cortador de relva. Visite as lojas da especialidade e divirta-se a explorar o mundo das ferramentas para o jardim.


Regar a relva regularmente

O maior segredo para um relvado perfeito é a sua hidratação. Nos dias quentes de verão, pode regá-lo até duas vezes por dia – de preferência quando a superfície do jardim estiver à sombra, para rentabilizar o uso da água - evite as horas de mais calor. Durante o inverno, a rega deve ser feita apenas se houver grandes períodos sem chuva. No caso de não gostar da atividade de regar a relva, opte por sistemas automáticos que lhe garantem um serviço profissional e eficaz.

Estas ideias para um relvado perfeito garantem que o seu jardim se torna num local ideal para relaxar e aproveitar os bons dias de primavera e verão. Além disso, depois de ter a base, pode sempre ser criativo e adicionar ao seu jardim outras plantas que, com toda a certeza, o tornarão num espaço ainda mais agradável.

Veja também: