PLANO DE SAÚDE MEDICARE - 6 mensalidades sem compromisso

12 remédios caseiros para as Hemorróidas (que nunca imaginou)

As hemorróidas são veias inflamadas na região do ânus que poderão causar dor e até sangramento anal. Saiba algumas dicas que vão melhorar o seu dia.

12 remédios caseiros para as Hemorróidas (que nunca imaginou)
Remédios caseiros como chave para acabar com as dores

Quando se fala em hemorróidas, salta à vista uma doença que atinge 50% da população mundial. Podendo ser internas ou externas, esta patologia provoca um desconforto físico e emocional, que as leva muitas vezes a não recorrerem a tratamento médico. Conheça alguns dos remédios caseiros que irão ajudá-lo.


12 remédios caseiros para as hemorróidas


1. Fibras 

Uma dieta rica em fibras pode reduzir o sangramento e a dor provocada pelas hemorróidas. 

Saiba que no seu prato não poderão faltar:

  • Frutas ricas em fibras e legumes;
  • Arroz Integral;
  • Grãos integrais;
  • Nozes.

Beba muita água!
 

2. Use um saco de chá

As dores provocadas pelas hemorróidas externas podem ser aliviadas com a aplicação de um saco de chá quente e húmido. Acredite, é verdade! 

A planta do chá contém uma substância derivada das plantas, designada por ácido tânico. Este composto é conhecido como anti-inflamatório e irá ajudar a reduzir o inchaço, aliviar a dor e ainda a promover a coagulação do sangue para parar o sangramento.  
 

3. Levante-se e ande!

Um dos incómodos provocados por esta doença é causar desconforto ao doente quando se senta. Se tem um trabalho sedentário, é recomendável levantar-se e andar 5 minutos a pé, pelo menos uma vez por hora. Este processo irá aliviar a pressão rectal provocada pelas hemorróidas

Se é um amante de desporto e frequenta um ginásio, fique a saber que deve evitar as bicicletas. No entanto, no lugar desse exercício poderá caminhar rapidamente entre 20 a 30 minutos, o que o irá ajudar a activar a função intestinal. 
 

4. Use gelo

As hemorróidas têm a particularidade de provocar o inchaço dos vasos sanguíneos, mas neste capítulo o gelo tem um papel preponderante. O mesmo irá permitir diminuir o inchaço e proporcionar alívio ao doente.  

Processos simples como encher um saco de gelo cobrindo-o com um pano e sentar-se sobre ele durante 20 minutos, ajudará a afastar a dor e a combater toda a pressão rectal. Fique a saber que pode repetir este procedimento vezes sem conta, mas aguarde 10 minutos entre cada aplicação.  
 

5. Mergulhe em água morna

A água morna provoca o aumento do fluxo sanguíneo, que por sua vez ajuda a aliviar o inchaço nas veias. 

Enquanto tomar banho coloque-se numa posição favorável de modo a mergulhar a região anal em água morna. 
 

6. Mantenha-se limpo e seco

Um dos requisitos para o seu bem-estar é diariamente cuidar da sua higiene pessoal. 

Ao tomar banho não use sabão com álcool ou toalhetes perfumados, estes produtos irão piorar as hemorróidas.

E não se esqueça! Quando finalizar o seu banho, use um secador de cabelo para secar a área afectada suavemente.
 

7. Deite-se

Cansado do desconforto provocado pelas hemorróidas? Retire pressão da zona inflamada deitando-se confortavelmente num sofá com as pernas viradas para cima. Isto irá ajudar a melhorar a sua circulação sanguínea.
 

8. Use papel higiénico simples

Toalhetes perfumados e papel higiénico colorido contêm substâncias químicas que podem provocar a irritação de áreas sensíveis. Neste campo, é aconselhável usar papel higiénico simples, ou seja, sem cheiro, branco e liso, ou então usar um toalhete húmido sempre que necessita de fazer a sua higiene pessoal.
 

9. Vaselina

A vaselina é um produto que pode ajudar neste processo. Ao colocar este lubrificante na zona dorida irá ajudar a minimizar este desconforto. 
 

10. Não tenha medo de ir à casa de banho

Um dos aspectos comuns desta patologia é sentir-se incomodado quando vai à casa de banho porque tem dores ao fazer as suas necessidades fisiológicas. Isto irá resultar, para si, numa maior pressão abdominal.

Descontraia quando for à casa de banho e sinta liberdade para escolher um local onde se sinta relaxado.  


11. Use uma batata

Parece estranho… mas é só à primeira vista! Saiba que uma compressa feita a partir de uma batata pode proporcionar alívio. 

Quando ralado, um tubérculo age como um adstringente suave. 


12. O mundo das avelãs 

As folhas de avelã são ricas em taninos que ajudam a contrair os vasos sanguíneos. Os taninos são um mecanismo de defesa das plantas que têm a particularidade de ajudar nas inflamações. 

Este fruto contém ainda um pormenor que é de particular interesse para doentes do foro oncológico, uma vez que têm uma reconhecida acção anticancerígena.

Veja também: