Publicidade:

Como remover tinta em spray das várias superfícies

Saiba como remover tinta em spray de superfícies de cimento, metal ou até da pele de forma simples e rápida.

Como remover tinta em spray das várias superfícies
Seja qual for a superfície, com estas dicas vai ficar livre dos restos de tinta em spray

Remover tinta em spray pode parecer, para muitos, algo desnecessário à primeira vista, mas quem gosta de projetos DIY (do it yourself) certamente sabe que é algo que lhe pode dar muito jeito. Assim, estas dicas são especialmente para quem gosta de renovar ou modificar certos materiais e dar-lhes uma nova vida.

Como isso nem sempre é fácil, é provável que acabe por pintar mais do que queria e tenha alguns restos de tinta nos materiais de metal que usa para moldar e/ou trabalhar os seus projetos, em superfícies de cimento (como a entrada de casa onde esteve a pintar os materiais, por exemplo) ou até na sua própria pele.

Qualquer que seja o caso, a menos que se aperceba de imediato e seja extremamente rápido a lavar a tinta enquanto está fresca, é possível que não consiga remover esses excessos de tinta apenas com detergente.

Ora, para essas situações temos algumas dicas rápidas e simples que lhe vão permitir remover tinta em spray sem dificuldade.

Remover tinta em spray: dicas simples e eficazes


Remover tinta em spray da pele

Antes de mais, importa saber o que pode fazer para remover tinta em spray da sua pele, se acabou com restos de tinta nas mãos ou braços que agora teimam em não sair.

Para o fazer, vai precisar de detergente para a louça, óleos essenciais ou vegetais, uma escova de dentes e um pano ou toalha.

1. Antes de começar, leia as indicações da lata de tinta para saber qual a composição da mesma (nomeadamente para saber se é à base água ou óleo);

2. Caso se trata de tinta à base de água, comece por esfregar com cuidado as áreas de pele com tinta com detergente para a louça;

3. Depois, molhe a escova de dentes com água quente e esfregue, durante alguns minutos, as zonas pintadas com cuidado. Desta forma será mais fácil remover a tinta em spray. No fim, enxague com água quente;

4. Caso se trate de tinta à base de óleo, comece por esfregar um óleo (que pode ser um óleo de bebé ou até óleo de cozinha) para dissolver a tinta. Massaje com cuidado para dissolver a tinta;

5. Depois, é só enxaguar com água quente para remover os restos de tinta. Se necessário, repita o processo.

Remover tinta em spray de tecidos

Idealmente, deverá começar a tratar dos tecidos com tinta quando esta ainda está fresca. Se for esse o caso, facilmente vai remover os restos de tinta. Mas se pelo contrário deixou a tinta secar, há algumas técnicas para remover esses excessos.

Para tal, vai precisar de laca do cabelo. Basta para isso pulverizar a área afetada com a laca, porque esta contém álcool que quebra as partículas da tinta em spray. Em alternativa, também pode usar acetona ou álcool etílico.

1. Antes de avançar para a remoção total, comece por testar numa pequena área para ver se está a funcionar sem danificar os tecidos;

2. Depois de aplicar laca, acetona ou álcool na área afetada, esfregue com um pano seco. Nesta fase a tinta deverá começar a sair. Repita o processo se necessário para remover toda a tinta;

3. Depois, é só lavar normalmente de acordo com as indicações do tecido.

spray

Remover tinta em spray de cimento

Se durante os seus projetos acabou por pintar paredes ou o chão da entrada de casa que por acaso até são de cimento, não desespere. Também há forma de remover tinta em spray dessas superfícies.

A forma mais simples será lavar a superfície com uma máquina de pressão de água. Deve colocar o ponteiro o mais aproximado possível da superfície a lavar, visto que quanto menor for o angulo de pulverização, mais forte será a pressão da água e mais fácil será a remoção da tinta.

Caso isso não seja suficiente, pode usar fosfato trissódico, que é um agente químico de limpeza. Deve diluir um pouco deste composto em água e limpar a superfície com ele. Devido à composição química deste material de limpeza, deve ter cuidado para evitar o contato com a pele. O uso de máscara, luvas e óculos de segurança é aconselhável.

Remover tinta em spray de metal

Sejam os materiais que usa para trabalhar nos seus projetos ou até mobiliário que decidiu renovar ou que pintou por acidente, também há como remover tinta em spray de superfícies metálicas. Para isso vai precisar de alguns materiais para ajudar a dissolver a tinta como bicarbonato de sódio, por exemplo.

Ora, se quer remover tinta em spray de pequenos objetos de metal, coloque-os num tacho ou panela que não use para cozinhar com bicarbonato de sódio e água fria. Depois, leve ao lume (baixo) durante cerca de trinta minutos. Este processo vai fazer com que as partículas da tinta quebrem e sejam removidas facilmente. Depois, é só retirar e raspar com cuidado para remover os restos de tinta.

Para objetos ou superfícies de maiores dimensões (como mobiliário de jardim, por exemplo), vai precisar de diluente de tinta. Aplique o diluente de acordo com as instruções e deixe atuar. Depois, também de acordo com as instruções, remova os restos de tinta. No fim, é só limpar e secar com panos limpos.

E já está! Acabaram-se os restos de tinta em spray indesejados.

Veja também:

Limpeza e Arrumação