Remuneração base ilíquida: o que precisa de saber

Remuneração base ilíquida é uma expressão que pode gerar alguma confusão, principalmente para quem inicia a vida profissional.

Remuneração base ilíquida: o que precisa de saber
Saiba o que é e como calcular

Saber a diferença entre remuneração base ilíquida e remuneração líquida é o suficiente para saber avaliar o salário que lhe pretendem pagar e, assim, evitar alguns dissabores no final do mês.


Tudo sobre a remuneração base ilíquida

Entende-se por remuneração líquida o rendimento mensal obtido através de trabalho dependente após o desconto para a Segurança Social e IRS.

As tabelas de retenção na fonte de IRS indicam os valores retidos no Estado em sede deste imposto sobre rendimentos singulares e conforme constituição do agregado familiar e residência fiscal.

Após os descontos feitos, a esse valor acresce o subsídio de alimentação, subsídio de férias e de Natal, que podem ser pagos em duodécimos, e este será o salário real, ou seja, será a remuneração líquida.
 


Então, a remuneração base ilíquida é o quê?

A remuneração ilíquida ou rendimento bruto é o total do rendimento mensal obtido através de trabalho dependente ao qual ainda não foram feitas as deduções para a Segurança Social e IRS.
 


Como calcular a remuneração base ilíquida?

Para calcular a remuneração base ilíquida, terá de somar à remuneração líquida o valor dos descontos feitos para a Segurança Social e IRS.

Para saber quais as deduções a serem feitas na remuneração base ilíquida mensal, pode consultar as Tabelas de Retenção na fonte de IRS.
 


Novos escalões de IRS em 2017

Os escalões de IRS 2017, relativos aos rendimentos auferidos em 2016, permitem ao trabalhador dependente saber o quanto vai ser retirado de imposto aos seus rendimentos anuais tendo em conta a sua remuneração base ilíquida.
 
Rendimento Anual
(Euros)
Taxa Normal Taxa Média
Até 7.091 14,50% 14,50%
Mais de 7.091 até 20.261 28,50% 23,60%
Mais de 20.261 até 40.522 37% 30,30%
Mais de 40.522 até 80.640 45% 37,61%
Mais de 80.640 48% -------------


Veja também: