Renault vs. Peugeot: qual a melhor marca?

Renault vs. Peugeot: qual a melhor? As duas marcas francesas são bastante semelhantes, mas há alguns factos que tivemos de salientar para o ajudar a decidir.

Renault vs. Peugeot: qual a melhor marca?
Não são do segmento de luxo, mas também merecem atenção

As marcas de automóveis francesas têm muito que se lhe digam, sendo que algumas se podem gabar de ter feito alguns dos carros mais rápidos e mais icónicos da história. Neste artigo olhamos para duas marcas que já existem há mais de um século, de modo a ver qual se adequará mais às suas necessidades. Resta então a questão: Renault vs. Peugeot: qual a melhor marca?

Reforçamos que este artigo se baseia na marca em geral, e não em modelos específicos. Caso queira decidir entre uma ou outra, vale a pena fazer os trabalhos de casa e ver qual o modelo mais indicado.
 

Renault

Renault

A Renault já existe desde 1899, é a marca que pôs o carro mais vendido em Portugal o ano passado cá fora, e teve já vários modelos que marcaram a história automóvel. A marca não é das mais luxuosas, mas esforça-se por nos dar qualidade a baixo preço.

Os modelos da Renault são conhecidos por terem bastante espaço na bagageira, por serem flexíveis, acessíveis, terem boa economia de combustível e por serem práticos. Não é graças ao nome que o Renault Clio foi o mais vendido em Portugal.

Renault vs. Peugeot, no que toca à poluição é renhido. As marcas são das que menos poluem, apesar da Renault ficar em primeiro lugar. De facto, é das marcas que menos polui a nível Europeu.
 

Peugeot

Peugeot

A Peugeot já existe desde 1810, apesar de não ter começado no setor automóvel. O seu primeiro carro foi criado em 1889. Já teve alguns modelos, como o 205, que ficaram para a história, e tal como a Renault tem bons modelos, a preços bastante acessíveis.

Apesar de ser conhecida também por algumas características referidas na Renault, os seus modelos dão, por norma, maior atenção ao que toca à experiência de condução, mantendo-se a par da competição noutros aspetos como o conforto, a economia de combustível e o preço. Modelos práticos, baratos e cada vez mais desenvolvidos fazem da marca uma das maiores que há.
 

Qual a melhor?

Renault vs. Peugeot, em termos de design, é complicado. Muitas vezes as marcas podem parecer semelhantes, mas há várias diferenças que podem estragar o look. No entanto, a preferência neste campo é muito subjetiva, pois cada um tem gostos diferentes.

No que toca ao preço, as opções variam bastante, sendo que a Peugeot tem o 208 a pouco mais de €12.000, o que consideramos ser uma pechincha por ser um modelo de excelente qualidade. No entanto, rivais como o Renault Clio têm um melhor currículo, e a diferença pode ser ligeira, dependendo dos extras escolhidos.

Em termos de fiabilidade, a luta Renault vs. Peugeot também não tem grandes contrastes. De acordo com um estudo publicado pela Auto Express, a Renault fica à frente, por uma pequena margem. No entanto, há relatos de Peugeot 504 – modelo de 1968 – 1979 - ainda ativos em África.


Veja também:<