Renovação do seguro automóvel: dicas e cuidados a ter

Está na hora de efetuar a renovação do seguro automóvel? Damos-lhe algumas dicas e indicamos-lhe os cuidados a ter para que este processo se torne simples e, se possível, origine alguma economia.

Renovação do seguro automóvel: dicas e cuidados a ter
Tudo o que deve saber antes de proceder à renovação do seguro automóvel

Sempre que se aproxima a altura de proceder à renovação do seguro automóvel coloca-se a dúvida: Devo manter a mesma seguradora ou procurar um serviço mais vantajoso economicamente? 
Na realidade, ainda antes do seu seguro terminar, a sua seguradora irá propor a renovação automática, mas esta, embora possa ser a mais cómoda, nem sempre é a melhor solução para si pois pode acabar por pagar mais do que precisa. 
Não considere tempo perdido fazer alguma pesquisa antes nem tenha receio de mudar, caso a situação assim o recomende. 

Existem dicas e cuidados a ter na renovação do seguro automóvel que convém conhecer. É o que lhe vamos dar a conhecer já a seguir:

1. Pesquise antes de efetuar automaticamente a renovação do seguro automóvel

É importante efetuar alguma pesquisa para ter a certeza que o seu seguro não está demasiado caro. Perceberá se o mesmo está em consonância com o praticado por outras seguradoras ou se, pelo contrário, será possível encontrar o mesmo serviço, e mesmas coberturas, mais barato. Pode, ainda, encontrar seguros com valores idênticos, mas com mais serviços ou coberturas que lhe possam ser úteis. Pode, inclusivamente, fazer algumas simulações antes. A oferta é muita, vale a pena pesquisar.


2. Assegure-se de que não está a pagar por mais coberturas do que precisa

Para que a pesquisa, identificada no item anterior, resulte numa opinião fundamentada é necessário reler a sua atual apólice de seguro. Assegure-se de que as coberturas que contratualizou, no momento em que fez o seguro, ainda vão de encontro às suas necessidades
Até pode precisar de mais, mas também pode ser possível abdicar de alguma cobertura opcional.


3. Informe todas as mudanças que possam alterar o preço do seguro

Todas as alterações de informações que constem na apólice e que influenciem no preço do seguro devem ser comunicadas à seguradora. E algumas podem-se traduzir em economias. Por exemplo, informe a sua seguradora se mudou de residência, local de trabalho ou local onde, habitualmente, o carro fica parqueado durante a noite. 


4. Se for merecedor, reclame descontos no seguro automóvel 

Muitas vezes, é possível conseguir um preço melhor na renovação do seguro automóvel se não esteve envolvido em nenhum acidente no ano anterior. Condutores com mais idade e cadastro exemplar também podem reclamar, junto das seguradoras, um desconto.


5. Se optar por mudar de seguradora, fale com o seu mediador de seguros

A renovação do seguro automóvel é, também, uma boa altura para conversar com o seu mediador de seguros e ver que vantagens ele poderá ter para lhe oferecer na renovação. 
Se, por outro, chegar à conclusão que ficará a ganhar se mudar de seguradora então o seu mediador pode também indicar outra seguradora com um preço mais acessível. Se já levar consigo algumas simulações, previamente efetuadas, então ganhará, ainda, maior margem negocial para obter um melhor preço.


Veja também: