3 vantagens em renovar carta de condução online

Tudo o que implica esperar em filas é aborrecido. O facto de poder renovar a carta de condução online vai reduzir as suas preocupações.

3 vantagens em renovar carta de condução online
Renove a carta de condução online. É mais prático

Quem gosta de tratar de burocracias que meta a mão no ar. Ninguém? E se lhe disséssemos que renovar a carta de condução online já é possível? Prepare-se para ter menos um assunto para o fazer perder tempo, aproveitando este serviço do Instituto da Mobilidade e dos Transportes (IMT), disponível desde dia 2 de janeiro de 2017.

Este serviço está integrado no projeto do Governo “Carta Sobre Rodas” que, por sua vez, é uma medida do Simplex 2017, que tem como um dos seus objetivos que 2017 seja um “ano do papel zero”.

Renovar a carta de condução online tem mais vantagens

1. É mais barato

A renovação da carta de condução num balcão do IMT tem o custo de 30€. Mas, se o fizer através do serviço que lhe permite renovar a carta de condução online, terá um desconto de 10%. Uma estratégia inteligente para reduzir as filas.

Para além disso, o Estado pretende gastar menos dinheiro em papel, daí este tipo de medidas.

2. Medida amiga do ambiente

Se o Estado se preocupa em gastar menos dinheiro, também o ambiente agradece por haver mais um serviço que pode ser realizado sem o recurso a tanto papel.

3. O serviço torna-se mais rápido

Uma das grandes vantagens deste serviço é o facto de reduzir os tempos de espera, não só no atendimento, mas também nos prazos de resposta para emissão das cartas de condução.

velocidade

Outras mudanças relativas à carta de condução

Para além de poder renovar carta de condução online, há outras coisas que se alteraram relativamente a este documento, nomeadamente:

Dados recolhidos através do Cartão do Cidadão

A morada deixou de constar na carta de condução, sendo associada a que está no Cartão do Cidadão.

Também a fotografia e assinatura passam a ser as que já tem no seu CC. Este reaproveitamento de informação de um documento para o outro é um dos fatores que permite que o serviço possa ser feito online.

Prazo de validade da carta da condução

Antes, a carta de condução tinha de ser renovada de 10 em 10 anos. Agora, só precisa de o fazer a cada 15 anos, se for um condutor com menos de 60 anos.

Atestados médicos

Outra medida implementada foi a transmissão eletrónica dos atestados médicos, pelo Ministério da Saúde ao IMT. O atestado também só passa a ser necessário para revalidação a partir dos 60 anos.

atestado medico

Em que situações não pode usar o serviço online

Se estiver a tirar a carta pela primeira vez ou se, por algum motivo, tiver de repetir o exame de condução, não pode utilizar o serviço online do IMT para pedir a emissão da sua carta de condução.

A solução para quem não tem acesso à internet

Para quem não possua computador, serviço de internet ou, simplesmente, não queira fazer este procedimento online, o método tradicional continua em vigor.

Veja também: