Renovar a certidão permanente: prazos e valores

A certidão permanente permite-lhe ter acesso online a toda a informação relativa à sua empresa. Sabe como renovar a certidão permanente?

Renovar a certidão permanente: prazos e valores
Sem renovar, o código fica inativo

A certidão permanente é o acesso online a toda a informação, especificamente a documentação electrónica, relativa a uma empresa, com exceção de documentos de prestação de contas. Contudo, este documento tem prazos de validade rígidos. Saiba como renovar a certidão permanente.

Ter uma certidão permanente em nome da sua empresa pode facilitar algumas responsabilidades mais burocráticas. Através do acesso garantido pela certidão, pode consultar registos e documentos associados e informatizados ou estatutos atualizados de uma entidade, por exemplo.

Um grande auxílio em comprovar, legalmente, todos os registos da empresa e enviar informações para clientes ou parceiros.

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Renovar a certidão permanente

Recordamos que existem três tipos de certidão:

  • Certidão Permanente de Registo (mais básica, junta todos os registos informáticos de uma empresa);
  • Certidão Permanente de Registo e de Documentos (inclui a possibilidade de visualização de todos os documentos associados à pasta electrónica);
  • Certidão Permanente do Pacto Social (inclui a possibilidade de analisar estatutos e pacto social associados à pasta electrónica da empresa).

A renovação, tal como o pedido de registo da certidão é feito pelo empresário numa conservatória do registo comercial ou online. Para renovar a certidão permanente é crucial que não deixe o prazo de validade expirar. Se o prazo termina, o código de acesso à certidão fica inativo.

Além de presencialmente em conservatórias, renovar a certidão online é possível, por exemplo, no Portal do Cidadão. Também aqui pode consultar a situação atual da certidão.

Custos

É imperativo que não deixe ultrapassar o prazo de validade para renovar certidão permanente. As assinaturas podem ser feitas por 1, 2, 3 ou 4 anos, e o preço varia consoante o tipo de certidão:

  • Certidão Permanente de Registo – 25€ por 1 ano, 40€ por 2 anos, 60€ por 3 anos, 70€ por 4 anos;
  • Certidão Permanente de Registo e de Documentos – 55€ por 1 ano, 88€ por 2 anos, 132€ por 3 anos, 154€ por 4 anos;
  • Certidão Permanente do Pacto Social – 20€ por 1 ano, 35€ por 2 anos, 45€ por 3 anos, 50€ por 4 anos;

Recordamos que, caso deixe passar o prazo, é obrigatório criar uma nova certidão, e voltar a registar todas as informações que inseriu na primeira vez que fez o pedido de certidão.

Após ser disponibilizada uma referência multibanco, dispõe de 5 dias para fazer o pagamento. Tal como quando fez o pedido original. Renovar certidão permanente continua a dispensar a apresentação de uma certidão em papel, quando informações relativas à empresa são solicitadas.

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