Como rentabilizar um apartamento

O mercado apresenta algumas janelas de oportunidade a quem pretende rentabilizar um apartamento. Saiba como adquirir um rendimento extra através do seu apartamento.

Como rentabilizar um apartamento
3 nichos de mercado a explorar.

O mercado imobiliário do arrendamento vive por estes dias num autêntico alvoroço permanente. Se por um lado as oportunidades de rentabilizar um apartamento são inúmeras, por exemplo, com o crescimento exponencial do turismo que procura, cada vez mais, arrendar uma casa ou apartamento em detrimento do hotel, por outro a legislação é cada vez mais apertada com as regras do alojamento local a mudarem continuamente, acrescentando obrigações legais, como a comunicação às autoridades municipais do arrendamento, que, quando não cumpridas, podem redundar em coimas. Saiba como rentabilizar o apartamento através de três ideias/nichos de mercado.


Turismo

Como mencionado o turismo em Portugal, em particular nos grandes centros urbanos (Porto e Lisboa), está na moda, com a particularidade deste turismo procurar muito mais a autenticidade em detrimento de outros serviços, ou seja, o alojamento local em vez do alojamento hoteleiro. A internet, obviamente, é um óptimo “companheiro” de negócio, existindo inúmeros sites para colocar o seu apartamento.


FIQUE ATENTO:
Informe-se com especialistas sobre a possibilidade de alugar a sua casa. Registe-se no E-Konomista e garanta a rentabilização do seu imóvel, de forma gratuita e sem complicações.

Férias

É a forma mais comum de rentabilizar o apartamento e também é turismo, mas diferente do procurado nas grandes cidades. Portugal é também um país procurado pelas praias e quem detiver um apartamento junto à costa marítima pode alugar para férias (semanal, quinzenal ou mensal, por exemplo). É um tipo de rentabilização mais sazonal que o turismo referido no ponto anterior


Alugar a estudantes

Outra das possibilidades de rentabilizar o apartamento é através do arrendamento a estudantes de Erasmus. Este é um fenómeno crescente, alunos a procurar estudar no estrangeiro. Estes procuram arrendar um apartamento de forma segura, cómoda e ainda no seu país de origem.
Atentos ao que ao mercado pede, três jovens (um português, Miguel Amaro – natural do Porto, um argentino e um inglês criaram uma startup, denominada Uniplaces, que consiste numa plataforma online de arrendamento para estudantes.


Dicas e cuidados a ter:

Como se percebe, rentabilizar o apartamento é por estes dias uma boa forma de ganhar dinheiro e a internet um bom aliado. No entanto, este alojamento requer cuidados e atenção, porque a maior parte dos sites de alojamento dispõe de um espaço para os hóspedes darem opinião. Conheça algumas ideias chave para ser um bom anfitrião:
  • Esteja atento ao que o mercado pede;
  • Envie um email de boas-vindas com indicações de como se encontrarem para entregar as chaves;
  • Prepare minuciosamente o apartamento;
  • Receba o hóspede com pontualidade, ninguém gosta de esperar com malas nas mãos, entregue um pack de informações necessárias ao arrendamento (regras, password da internet, locais de interesse, etc.);
  • Esteja suscetível a alguma flexibilidade de horários;
  • Ajuda na partida do cliente.

Estas e outras dicas ajudam a conseguir um bom ranking nos comentários e a que o cliente volte, convidando outros a experimentar.


Peça informação aos nossos parceiros especialistas e comece agora a rentabilizar os seus imóveis.

Veja também: