5 dicas para rentabilizar um apartamento

O mercado apresenta algumas janelas de oportunidade a quem pretende rentabilizar um apartamento. Saiba como adquirir um rendimento extra através do seu apartamento.

5 dicas para rentabilizar um apartamento
São várias as formas de tirar rentabilidade do seu apartamento

O mercado imobiliário, com o objetivo específico de rentabilizar um apartamento, vive por estes dias num autêntico alvoroço permanente.

Se por um lado as oportunidades de rentabilizar um apartamento são inúmeras, por exemplo, com o crescimento exponencial do turismo que procura, cada vez mais, arrendar uma casa ou apartamento em detrimento do hotel; por outro a legislação é cada vez mais apertada com as regras do alojamento local a mudarem continuamente, acrescentando obrigações legais, como a comunicação às autoridades municipais do arrendamento, que, quando não cumpridas, podem resultar em coimas.

Saiba como rentabilizar um apartamento através de cinco ideias que podem ser verdadeiros nichos de mercado.

5 formas de rentabilizar o seu apartamento

Se deseja rentabilizar um apartamento ou outro tipo de imóvel, existem várias opções. Das mais inovadoras às tradicionais, confira 5 ideias para o fazer.

1. Turismo

alugar a turistas

O turismo em Portugal, em particular nos grandes centros urbanos como Porto e Lisboa, está na moda, e, com isso, a proliferação de apartamentos para alojamento local, que oferecem alternativas mais caseiras aos hotéis. A internet, obviamente, é um óptimo “companheiro” de negócio, existindo inúmeros sites e portais para colocar e começar a rentabilizar o seu apartamento.

Também lhe pode interessar: Como ganhar dinheiro com a AirBnb

2. Férias

É a forma mais comum de rentabilizar o apartamento no que ao turismo diz respeito. A diferença com a opção anterior é a duração mais prolongada do aluguer. Este é também um tipo de rentabilização mais sazonal que o turismo referido no ponto anterior.

3. Alugar a estudantes

estudantes apartamento

Outra das possibilidades de rentabilizar um apartamento é através do arrendamento a estudantes ou estagiários. Este é um fenómeno crescente, com alunos ou estagiários a procurar arrendar um apartamento de forma segura, cómoda e mais económica.

4. Arrendamento tradicional

O arrendamento tradicional permite um rendimento fixo mensal, que pode ser uma forma bastante interessante de obter algum dinheiro extra. Certifique-se de que tem tudo legalizado, para não ter qualquer surpresa por parte das finanças.

5. Couchsurfing

couchsurfing

Literalmente alugar um sofá! A modalidade de couchsurfing está na moda, mas não é para todos. Qualquer pessoa pode participar nesta experiência de diversas maneiras: recebendo pessoas em casa, disponibilizando um sofá, ou uma cama; ou por outro lado, ir para casa de alguém, o denominado anfitrião.

Dicas a ter quando rentabilizar um apartamento com turistas

Como se percebe, rentabilizar um apartamento é, atualmente, uma boa forma de ganhar dinheiro, tendo na internet um bom aliado. No entanto, este alojamento requer cuidados e atenção, porque a maior parte dos portais de alojamento dispõe de um espaço para os hóspedes darem opinião. Conheça algumas ideias chave para ser um bom anfitrião:

  • Esteja atento ao que o mercado pede
  • Envie um e-mail de boas-vindas com indicações de como se encontrarem para entregar as chaves
  • Prepare minuciosamente o apartamento
  • Receba o hóspede com pontualidade, ninguém gosta de esperar com malas nas mãos, entregue um pack de informações necessárias ao arrendamento (regras, password da internet, locais de interesse, etc.)
  • Esteja suscetível a alguma flexibilidade de horários
  • Ajuda na partida do cliente.

Estas e outras dicas ajudam a conseguir um bom ranking nos comentários e a que o cliente volte, convidando outros a experimentar.

Independentemente do modo que opte para rentabilizar um apartamento, certifique-se de cumprir todas as vertentes legais, para evitar surpresas.

Veja também: