Renting para pesados: 5 vantagens para as empresas

Os custos são elevados para uma empresa que queira renovar a sua frota. O renting para pesados apresenta-se como uma solução costumizável ao cliente.

Renting para pesados: 5 vantagens para as empresas
Soluções de financiamento que vão de encontro às necessidades do cliente

O contexto de crise económica que chegou a Portugal, nos últimos anos, tornou cada vez mais difícil para as empresas recorrem ao crédito para renovar as suas frotas. Como forma de evitar o recurso ao crédito bancário para avultados investimentos, foram surgindo no mercado português várias modalidades de financiamento, como por exemplo, o renting para pesados.

Em Portugal existem várias marcas de veículos que disponibilizam diferentes formas de financiamento, entre elas o renting para pesados. A Mercedes-Benz, MAN (grupo VW), Scania, Volvo Trucks e Renault Trucks são alguns dos fabricantes que apresentam soluções de renting para pesados.

No negócio de transportes de mercadorias ou passageiros, a empresa dá um uso profissional à viatura e precisa de saber quanto vai gastar, tendo em conta as receitas provenientes desse veículo. Todas as empresas de financiamento garantem que o renting para pesados é um serviço customizável que é construído à imagem e necessidade do cliente. Neste serviço estão, normalmente, incluídos contratos de serviço completo, de manutenção, seguros e outros.

O que é o renting para pesados

A empresa ou empresário em nome individual que compra um camião, precisa de ter um controlo muito exato sobre os valores dos custos. As soluções do renting permitem que o proprietário do camião consiga manter os custos numa base fixa todos os meses.

O Renting para Pesados ou Aluguer Operacional de Veículos (AOV) constitui o aluguer operacional de um veículo pesado novo, por um certo período e com base numa quilometragem acordada entre cliente e empresa de financiamento. Durante o período contratado estão asseguradas a manutenção e reparação dos veículos, mediante o pagamento de uma renda mensal fixa.

Normalmente, os contratos de renting têm um prazo entre os 24 e os 72 meses e estão disponíveis diversos serviços de gestão da frota. O renting para pesados pode ser utilizado em tratores (o que chamamos de camiões) ou semi-reboques (atrelados).

5 vantagens para o cliente optar por renting para pesados

1. Manutenção e reparação

Ao celebrar um contrato de renting o cliente garante a manutenção e reparação/revisão do pesado (seguros, pneus, veículo de substituição, impostos e gestão de combustíveis, entre outros serviços complementares).

2. Frota nova

A empresa terá uma frota moderna e adaptada às suas necessidades.

3. Sem entrada

O cliente não tem de dar uma entrada inicial (como no leasing) e apenas paga a componente da vida útil do veículo que está a utilizar durante o prazo acordado.

4. Custos fixos

Em vez de ter custos variáveis todos os meses, com um contrato de renting para pesados, a empresa terá custos fixos através de uma renda mensal fixa.

5. Sem venda no final

Os riscos associados à venda do veículo no final do contrato são integralmente transferidos para a locadora, libertando assim o cliente para realizar um novo contrato de renting para pesados.

Veja também: