Publicidade:

Reparadores de furos em pneus: o que são, como usar e onde comprar

Reparadores de furos em pneus são mais práticos de usar e poupam espaço em relação a um pneu sobressalente. Descubra aqui como usá-los e onde comprar.

Reparadores de furos em pneus: o que são, como usar e onde comprar
Descubra como funcionam os reparadores instantâneos de pneus

Nos dias de hoje, por questões de espaço ou conveniência, muitos empresas de automóveis optam por colocar pneus mais pequenos no lugar do sobressalente. Se, por exemplo, pretende realizar uma viagem longa, esses pneus poderão não ser os mais apropriados. Além disso, o uso de um macaco está a cair no esquecimento. Por isso, pode sempre optar por comprar reparadores de furos em pneus.

No último século, algumas construtoras, como a Smart, empresa que pertence ao mesmo grupo da Mercedes (Daimler AG), optaram inclusive por, em alguns casos, não colocar pneu extra.

Como usar reparadores de furos em pneus

Os reparadores de furos em pneus ou kit reparador instantâneo de pneus é um spray que, juntamente com um compressor (carregado pelo isqueiro do automóvel), se liga à válvula do pneu e deve manter-se estático durante o tempo indicado no kit, altura em que o pneu estará, à partida, com a pressão apropriada ao veículo.

Caso não se encontre na medida certa (não necessita ser extremamente minucioso), é provável que tenha feito danos irreparáveis. Durante este tempo, o carro deve estar ligado para não prejudicar a bateria e, após todos os procedimentos, não deverá ultrapassar os 80 km/h, nem percorrer mais de 200 km. Se possível, não remova o objeto causador do furo.

Quanto custam e onde comprar?

Pode comprar na Norauto ou lojas especializadas na venda de produtos automóveis. Também pode comprar em sites de venda, como o OLX. O preço deve rondar os 40 euros.

Pneus sobressalentes ou reparadores de furos em pneus?

Em caso de pneu furado, esta é uma questão pertinente. Uns afirmam que o pneu sobressalente é de pior qualidade, mais pequeno e, por essas razões, será preferível usar um reparador instantâneo de pneus.

Por outro lado, a verdade é que este spray é alvo de muitas discussão entre especialistas. Alguns acreditam que a sua utilização será mais simples e célere, enquanto outros alertarão para o perigo caso o furo seja demasiado grande, bem como para o facto do líquido danificar irremediavelmente o pneu.

Lembre-se que tem também a hipótese de comprar o seu próprio pneu sobressalente e não usar o de origem mas, ao mesmo tempo, como dito anteriormente, o reparador de furos em pneus é mais prático e rápido de usar, servindo perfeitamente em situações de emergência.

Por isso, avalie corretamente a situação juntamente com as suas hipóteses e, caso tenha disponibilidade, tenha sempre os dois à mão.

Veja também:

Também lhe pode interessar: