Repelente de insetos: dicas para fazer em casa

Invasão de insetos? Tome nota das dicas caseiras para afastar as visitas indesejadas.

Repelente de insetos: dicas para fazer em casa
Livre-se dos insetos

Se quer manter moscas, mosquitos, baratas e formigas longe de casa e a família fora do seu alcance, vai gostar de descobrir as nossas sugestões soluções caseiras de repelente de insetos para fazer em casa e afastar a presença da bicharada.

Sim, eles são uns verdadeiros oportunistas, mas acredite: a invasão não é motivada pelas piores intenções. De qualquer forma, a visita indesejada dos insetos e a companhia que nos fazem em casa não é o melhor dos cenários e é preciso agir para ter em vista uma estadia sossegada entre quatro paredes. Se quer evitar que a sua casa seja o alvo perfeito para a hibernação destes bichinhos colonizadores, tome nota do que evitar. 
 

Invasão de insetos no outono e inverno: por que acontece?

A resposta é simples: assim como nós, quando as temperaturas descem e os dias se tornam mais curtos, os insetos saem em busca de refúgios para sobreviver ao inverno que se aproxima. Mesmo nas zonas mais quentes do país, a chuva toma o lugar do tempo seco e, tal como acontece com as pessoas, que procuram estar alojadas em ambientes secos, os insetos passam a ver as nossas casas como o abrigo ideal e mais confortável para os próximos meses. 

Quando conseguem entrar na sua casa, os insetos sobrevivem às estações mais frias num estado chamado de diapausa, que nada mais é que uma semidormência ou letargia. Por outras palavras, eles ficam discretamente abrigados em fendas do chão ou em orifícios das paredes. Assustador? Sim, mas há medidas para evitar.
 

Porquê a minha casa?

  • Sabia que os insetos se agrupam, aos milhares, em fachadas que sejam orientadas a sul ou a oeste? Se este é o seu caso, é comum que eles aqueçam os seus corpos frios nas suas paredes, que pela orientação geográfica retêm maior calor vindo proveniente do sol. 
  • As cores do exterior da sua casa ou prédio atraem insetos específicos. 
  • Em regiões mais quentes, é comum que baratas e formigas procurem refúgio em ambientes interiores a partir do outono.
  • Algumas investigações apontam que quando os insetos hibernam escondidos nas nossas casas, libertam uma substância química capaz de atrair as novas gerações para o mesmo sítio.


O que atrai os insetos?

  • Roupas escuras. 
  • Dióxido de Carbono – nós emitimos mais dióxido de carbono quando temos o corpo quente, por exemplo, quando praticamos atividade física. Velas também funcionam para atrair os insetos
  • Ácido lático – quando nos exercitamos ou comemos alimentos com alto teor de potássio, libertamos mais da substância. 
  • Fragrâncias frutadas ou florais – tais como perfumes, amaciadores da roupa, produtos para o cabelo e corpo.
  • Temperatura da pele – extremidades mais frias tendem a atrair os mosquitos, por exemplo. 
  • Humidade – a química presente na nossa transpiração é capaz de atrair insetos, mas a humidade é também um fator determinante.
 

Como afastar moscas e mosquitos


Repelente para o corpo

  • 1/2 litro de álcool;
  • 2 colheres (das de sopa) de cravo da índia;
  • 100 ml de óleo para a pele (de bebé, de amêndoas ou um óleo mineral).

Modo de preparação:
Colocar o álcool numa garrafa de vidro e adicionar os cravos da índia. Após um período mínimo de quatro dias, juntar o óleo da sua escolha, coar a mistura e armazenar em frascos limpos, de preferência, com borrifador na tampa. 
Quanto mais dias a mistura descansar, maior será a eficácia da receita, mas é importante lembrar de agitar o preparo uma vez por cada dia de espera. Agite bem o repelente caseiro antes de usar.
 

Repelente para o ambiente

Uma dica simples e económica é reutilizar um aparelho elétrico de pastilhas repelentes, depositando no seu interior um pedaço de casca de laranja, cortado no mesmo formato da pastilha utilizada anteriormente. O calor faz com que seja libertado o ácido cítrico presente na casca, coisa com a qual os insetos não simpatizam. 
 

Afastar Baratas

Sabia que as baratas são responsáveis pela maior parte dos casos de alergias ao pó? Isto acontece porque elas espalham bactérias e pó pelo caminho por onde passam. 
A cozinha e as casas de banho devem ser mantidas especialmente limpas, com atenção extra às zonas húmidas e escuras, como ralos e a parte de trás de lavatórios e eletrodomésticos. 
Um repelente caseiro indicado no combate à presença das baratas é composto por gesso, farinha, folhas de alface, açúcar e burato de sódio. Deixe a mistura em repouso com um pouco de água.
 

Afastar Formigas

Para dizer adeus às formigas pode utilizar uma mistura de água, sabão, pó de talco, sal de cozinha, óleo de alfazema e borras de café. O preparo irá dissolver o odor deixado pelas formigas obreiras, que criam o caminho e guiam através do cheiro das feromonas. 
 

Afastar traças

As traças nada mais são que borboletas noturnas. Elas não causam qualquer problema à saúde ou à higiene das pessoas e da casa, mas provocam danos em tecidos que transformam em seu alimento. Para afastá-las, utilize essência de lavanda preparada em mistura com óleo de cedro, ou coloque maçãs nas gavetas do armário. 


Atenção: mesmo que naturais, os repelentes feitos em casa podem ser tóxicos. Se tem sensibilidade, por exemplo, a algum óleo vegetal, tome especial cuidado e evite a sua utilização na receita. 

Não esqueça de evitar deixar comida exposta, isolar o caixote do lixo e certificar-se de que os contentores públicos ficam bem fechados, de forma a prevenir um foco de insetos. 

Veja também: