Como repor o horário de sono das crianças no regresso às aulas

Depois das férias de verão é importante repor o horário de sono para que haja o descanso necessário. Aponte as nossas dicas para ajudar as suas crianças.

Como repor o horário de sono das crianças no regresso às aulas
Uma boa noite de sono é indispensável para qualquer aluno

Repor o horário de sono adequado depois da pausa de Verão não é tarefa fácil. Sobretudo para crianças em idade escolar, quando as noites mais quentes, e sem obrigações, permitiram uma rotina completamente diferente.

O facto de esta transição ocorrer de uma forma mais tranquila e equilibrada ajuda não só o aluno, como também a família. As discussões antes de ir para a cama não são a forma mais agradável de terminar o dia.

Siga a nossa lista de sugestões para ajudar os seus filhos (e toda a família) a fazer a transição para o novo ano escolar de uma forma mais equilibrada.

8 dicas para repor o horário de sono para o regresso às aulas

1. Antecipar

Tente colocar os seus filhos a ir para a cama mais cedo uns dias antes da escola começar oficialmente. Pode ir começando gradualmente: 20 ou 30 minutos mais cedo todos os dias, para os ajudar a ganhar de novo essa disciplina. Vai acabar por chegar ao ponto pretendido.

regresso as aulas

2. Criar uma rotina

Aliado à antecipação e planeamento para repor o horário de sono, tente incluir já a rotina que as crianças seguirão em tempo escolar. Por exemplo, incluir a parte de preparação da mochila para o dia seguinte, verificar que todos os trabalhos escolares foram completos, escolha da roupa para o dia seguinte, ligar o despertador, etc. É também importante estabelecer uma rotina para hábitos de higiene, como decidir qual é a hora do banho. Esta rotina vai reduzir o stress matinal.

3. Evitar zangas e discussões

É importante evitar birras e discussões sobre a hora de ir para a cama. Tente criar um ambiente descontraído para todos, avisando as crianças com alguma antecedência de que vão ter de cumprir esta e aquela regra. Siga a rotina, mas adicione alguns momentos de diversão para equilibrar as vontades de todos.

4. Tentar cumprir com as horas de sono necessárias

As famosas 8 a 10 horas de sono são já quase uma obrigatoriedade em qualquer discussão sobre este tema. Mas de facto, as necessidades das crianças variam de acordo com a idade em que se encontram: quanto mais novas, mais horas devem dormir. Crianças em idade pré-escolar devem dormir entre 10 a 13 horas por noite, crianças no ensino básico (6 a 13) 9 a 11 e para adolescentes no ensino secundário é que as 8 a 10 horas se aplicam.

5. Limitar o uso computador e telemóvel

O uso de tecnologia, sobretudo por causa das luzes brilhantes do ecrã vai manter o cérebro desperto durante muito mais tempo. Adormecer vai ser muito mais difícil. Convém desligar desse mundo pelo menos uma hora antes de ir para a cama.

tecnologia

6. Evitar alimentos com cafeína

Refrigerantes e doces devem estar fora dos limites a partir das 18 horas. São alimentos estimulantes e as crianças mais pequenas são especialmente suscetíveis. Se for pretendida alguma bebida antes de dormir, que seja uma chávena de leite quente.

7. Incutir hábitos de leitura

Ler antes de ir para a cama tem muitas vantagens. Além das óbvias, ler relaxa o cérebro e ajuda a “chamar o sono”.

8. Roupa de cama adequada

Verifique se a cama está confortável e com a roupa de cama adequada a cada estação, para que o descanso seja melhor ainda e para que repor o horário de sono para o regresso às aulas não seja uma transição desagradável.

Veja também: