Publicidade:

Requisitos do crédito consolidado: o que precisa de saber

Conheça os requisitos do crédito consolidado antes de ir falar com o banco para, assim, não se deparar com surpresas, sobretudo as mais desagradáveis.

Requisitos do crédito consolidado: o que precisa de saber
Consolidar créditos traz vantagens a curto prazo

Os requisitos do crédito consolidado são exigentes. Há inúmeras razões para se querer consolidar os créditos, nomeadamente o sobreendividamento e a falta de disponibilidade financeira para os pagar.

O que é e quais os requisitos do crédito consolidado

requisitos-do-credito-consolidado

O crédito consolidado é a junção de todos os créditos num só. É usual uma família pedir crédito para comprar casa e automóvel, a que se junta por vezes crédito para educação ou viagens. Muitas vezes essas dívidas são contraídas em entidades financeiras distintas.

A consolidação dos créditos consiste em juntar todas essas dívidas numa só e numa única entidade financeira, ou seja, num banco. Os bancos têm um caderno de requisitos do crédito consolidado.

Quais são as vantagens da consolidação?

requisitos-do-credito-consolidado

Em teoria, o crédito consolidado só tem vantagens. As dívidas passam a estar todas juntas, só é necessário liquidar uma prestação por mês e o custo com o total da dívida diminui. A consolidação do crédito é, regra geral, uma solução para o sobreendividamento.

Se é esse o seu caso, então é importante que saiba que a consolidação dos créditos permite que a mensalidade da prestação – e após negociação com o banco – seja menor. As taxas de juro também caem, mas o melhor é garantir essa redução quando for negociar a sua situação financeira com o banco. E irá poupar em comissões, já que as dívidas passam para uma única entidade.

No entanto, nem tudo são rosas. Para conseguir este desafogo mensal, o prazo do empréstimo irá aumentar. Irá pagar menos todos os meses, mas por mais tempo.

No fim do empréstimo, o custo do crédito após consolidação é normalmente superior às somas dos vários empréstimos que possuía. Conhecer os requisitos do crédito consolidado é essencial para saber se esta é uma solução à sua medida.

Requisitos do crédito consolidado

requisitos-do-credito-consolidado

Nem todas as famílias conseguem preencher os requisitos do crédito consolidado. Os bancos querem garantias do pagamento dos empréstimos e, por isso, têm regras apertadas.

Estes são os requisitos do crédito consolidado que qualquer pessoa tem de preencher:

1. Não pode ter prestações dos seus créditos em atraso. O ideal é regularizar primeiro as suas dívidas antes de falar com o banco sobre consolidação de créditos. Caso não consiga pagar as prestações em atraso, o melhor é tentar renegociar a dívida com as entidades financeiras que lhe concederam crédito;

2. O seu nome não pode constar da lista negra do Banco de Portugal;

3. Em Portugal, a idade máxima para solicitar consolidação de créditos é 75 anos;

4. Para negociar a consolidação de créditos é necessário ter um fiador. Para os bancos, o fiador é a garantia de bom pagamento do empréstimo;

5. O ideal é ter emprego estável para dar confiança ao banco. Caso esteja desempregado ou numa situação de emprego precário, é provável que o banco recuse o seu pedido.

Para evitar recorrer à consolidação de créditos é importante que a sua taxa de esforço não ultrapasse os 50% dos rendimentos mensais.

Veja também: