Requisitos do Crédito Consolidado

As entidades bancárias impõem condições para aceder à consolidação de créditos. Tudo o que precisa saber acerca dos requisitos do crédito consolidado

Requisitos do Crédito Consolidado
O que necessita para aceder ao crédito consolidado.

Aceder ao crédito consolidado não é uma decisão que se restringe ao ato de avaliar as particularidades inerentes a esta solução, nem tão pouco o mero somatório das suas vantagens e desvantagens. Existem requisitos do crédito consolidado que têm de ser obrigatoriamente cumpridos para poder optar por este mecanismo. Conheça quais os tipos e requisitos do crédito consolidado.
 

Requisitos para solicitar um crédito consolidado

Os requisitos do crédito consolidado podem ser diferentes nas variadas entidades bancárias, no entanto existem condições comuns em praticamente todas elas:
  • Não pode ter problemas bancários;
  • Ter o nome na lista negra do Banco de Portugal também é impeditivo, ou seja, quem já entrou em situação de incumprimento não pode recorrer ao crédito consolidado;
  • Habitualmente é indispensável um fiador (geralmente este requisito só pode ser contornado se o cliente patentear uma forte solidez profissional);
  • Somente quem tem menos de 75 anos pode aceder ao crédito consolidado.
 
Sublinhe-se que o crédito consolidado não é apenas uma solução de financiamento disponível para pessoas sobreendividadas ou pessoas endividadas em risco de sobreendividamento (desemprego, por exemplo). Pode também ser uma boa solução para quem quer simplificar o processo de pagamento dos seus créditos.
 
JUNTE TODOS OS SEUS CRÉDITOS NUM SÓ
Simplifique as suas contas, consulte agora os nossos especialistas em crédito consolidado. Ao juntar os seus créditos, fica com apenas uma mensalidade, paga sempre ao mesmo dia do mês.

Em que consiste a consolidação de crédito?

A consolidação dos créditos reside em agrupar todos os créditos que possui (habitação, automóvel, pessoal, etc.) num só e numa única entidade bancária, ou seja, passa a pagar apenas uma prestação, à mesma instituição de crédito, beneficiando de uma prestação mais baixa. 
 

Tipos de crédito consolidado

Um dos aspetos que deve ter em consideração, porque tem implicações diretas com os requisitos do crédito consolidado, são as modalidades possíveis na consolidação de créditos. Deste modo, mesmo que as características do crédito consolidado variem consoante o crédito/banco e cliente, existem dois tipos de crédito consolidado: com e sem hipoteca.
  • Com hipoteca: quando o cliente contrai uma segunda hipoteca sobre o imóvel, tornando-se este a garantia e um dos requisitos do crédito consolidado. Assim, o ideal é juntar os restantes créditos ao crédito à habitação, pois tem um prazo mais longo e uma taxa de juro mais baixa. Se não tiver crédito à habitação pode optar por dar outro imóvel como garantia;
  • Sem hipoteca: neste caso já não tem como requisito colocar um imóvel como garantia, mas tem um prazo de pagamento mais pequeno e com maiores prestações.
 
Poupe até 60%, reduza as suas mensalidades com o crédito consolidado, saiba como.
 
Veja também: