10 resoluções de Ano Novo: inspire-se para um começo feliz

Quer começar 2018 da melhor forma? Inspire-se com as 10 resoluções de Ano Novo que lhe deixamos e prepare-se para uma vida mais feliz e saudável.

10 resoluções de Ano Novo: inspire-se para um começo feliz
Saiba quais as resoluções de Ano Novo que poderão transformar a sua vida

São muitas as promessas que todos os anos fazemos a nós mesmos com a intenção de melhorarmos a nossa forma de estar e de absorver o que nos rodeia. Mais uma vez, chega o primeiro dia de um ano que, quem sabe, poderá ser o melhor até aqui. Descubra quais as resoluções de Ano Novo que sugerimos que adopte e crie as suas próprias metas. 2018 marca um novo princípio, repleto de possibilidades. Abrace-o com garra e entre no Ano Novo com pensamentos felizes.

13 resoluções de Ano Novo que vai querer adoptar

1. Passar mais tempo fora de quatro paredes

resoluções de ano novo

Passa muito tempo sentado em frente ao computador ou, simplesmente, preso entre quatro paredes? Procure dedicar, pelo menos, 10 minutos do seu dia a andar a pé ou a dar um passeio de bicicleta. Verá que o ar fresco irá melhorar o seu humor de forma quase instantânea.

2. Dedicar menos tempo às redes sociais

resoluções ano novoTelemóveis, computadores… a verdade é que estamos cada vez mais dependentes da Internet e das redes sociais. Porque não procurar evitar dedicar tanto tempo a fazer scroll down e encontrar outras formas de se entreter? Leia um livro, explore novas receitas, faça exercício físico. Corpo e mente vão agradecer.

3. Fazer uma alimentação mais saudável

resoluções de ano novoEsta é uma resolução de ano novo algo recorrente. É natural que queira melhorar o seu bem-estar e uma forma de o fazer é, sem dúvida, adoptar uma alimentação mais saudável – rica em fruta e vegetais. 2018 poderá ser o ano!

5. Dizer “amo-te” mais vezes

resoluções de ano novo

Esta não é uma resolução apenas para quem tem um parceiro. É uma premissa que poderá ser adoptada por qualquer pessoa. Relembrar a familiares e amigos mais próximos o quão importantes são para si é um pequeno gesto que deixará felizes todos os envolvidos.

6. Saber quando dizer “não”

resoluções de ano novo

Dizer que não pode parecer fácil mas é, na verdade, algo que muitas pessoas procuram evitar. Faça de 2018 um ano mais genuíno ao dizer o que sente. Por vezes, é necessário usar a palavra “não” – não o veja como algo negativo mas, sim, libertador. Sinta-se livre!

7. Ouvir mais, falar menos

resoluções de ano novo

Durante uma conversa, costuma passar o tempo em que a outra pessoa está a falar a pensar no que dizer a seguir? Comece a ouvir de forma activa: esqueça o telemóvel, estabeleça contacto visual e faça perguntas. Verá que, ao demonstrar interesse genuíno, irá criar empatia e fortalecer relações.

7. Manter fortes as amizades à distância

resoluções de ano novo

Os amigos são, muitas vezes, o mais próximo de um porto seguro que temos, por isso, é importante mantê-los por perto, mesmo que longe. Se tem amigos que se encontram noutros pontos do globo, procure nutrir essa amizade – não há nada como saber que, mesmo longe do ninho, os laços se mantêm fortes.

8. Rir mais

resoluções de ano novo

Pode parecer algo banal mas esta resolução de Ano Novo é verdadeiramente transformadora. Descubra o que o faz rir – quer seja ver o seu programa de televisão predilecto ou ler uma publicação do seu comediante favorito – e faça-o com frequência. Rir aumenta os níveis de cortisol e adrenalina ao mesmo tempo que reduz as hormonas do stress. Mais: rir faz com que o cérebro produza mais endorfina, conhecida como a hormona do bem-estar. Convencido?

9. Dedicar tempo a, simplesmente, “fazer nada”

resoluções de ano novo

O mundo parece girar cada vez mais depressa e a verdade é que, muitas vezes, nos sentimos tontos – com vontade de escapar à rotina cada vez mais acelerada. Passar alguns minutos do seu dia a meditar pode ser o que precisa para restabelecer energias: sente-se de olhos fechados e concentre-se na sua respiração, nada mais. Este pequeno exercício de mindfulness vai ajudá-lo a combater o stress.

10. Ler, pelo menos, um bom livro por mês

resoluções de ano novo

Ler é uma das melhores formas de viajar sem sair do sofá. Faça uma pequena pesquisa e elabore uma lista de 12 livros para ler em 2018. Ler, pelo menos, um bom livro por mês é uma resolução que irá, com certeza, alimentar o seu imaginário e levá-lo a outras paragens.

Veja também:

Isadora Freitas Isadora Freitas

Isadora Freitas é licenciada em Jornalismo e tirou o Mestrado Europeu em Direitos Humanos. Encontra-se atualmente no Camboja, onde ensina Português a guias turísticos e procura explorar esse canto do Mundo. Gosta de ler, escrever, fazer teatro e é apaixonada por rádio e fotografia. É apreciadora de pequenas coisas e gosta de contribuir para as grandes