PLANO DE SAÚDE MEDICARE - 6 mensalidades sem compromisso

Respostas às 5 perguntas de saúde mais pesquisadas no Google

Quer saber mais sobre saúde? Saiba que não é o único. Descubra as perguntas mais frequentes registadas pelo maior motor de busca do mundo.

Respostas às 5 perguntas de saúde mais pesquisadas no Google
As 5 questões de saúde mais procuradas no Google

Quando o consultório médico está fechado, e já é tarde da noite para um telefonema ao seu especialista de confiança, é tentador usar o Google para procurar resultados imediatos e esclarecer aquela dúvida que não o deixa adormecer. Sabia que 72% das pessoas que utilizam a Internet faz o mesmo? Este foi o resultado de um estudo divulgado pelo Pew Research Center.

Saiba quais são as respostas às perguntas de saúde mais pesquisadas na Web e descubra como estar atento aos maus resultados que o ambiente on-line pode render.

Veja as respostas em que pode confiar e alguns conselhos sobre o que deve evitar na hora de pôr a confiança em modo on.


As 5 perguntas de saúde mais pesquisadas no Google



Existe forma para parar de ressonar?

ressonar

O ressonar acontece quando o fluxo de ar tem a sua passagem parcialmente bloqueada. Para aliviar o problema, experimente dormir de lado. Algumas pesquisas científicas mostram que esta posição reduz o incómodo do ressonar. Tente ainda evitar ingerir álcool, pois bebidas alcoólicas relaxam os músculos da garganta e dificultam ainda mais a passagem de ar.

Se o seu ressonar é pesado e ofegante, ou se faz pausas na respiração, é possível que tenha apneia do sono. Consulte o seu médico e questione acerca de soluções para o seu caso. Alguns especialistas indicam a utilização de um bocal ou de uma máquina de respiração para facilitar a sua respiração noturna.

Tome nota: Não acredite que sprays de garganta podem ser uma arma contra o ressonar. O ruído que surge na garganta acontece porque os músculos estão descontraídos. Nenhum efeito lubrificante ou entorpecente teria qualquer resultado positivo que pudesse resolver o seu problema.




Café é mau para a minha saúde?

cafe

Não. Inúmeros estudos têm mostrado que o café traz vantagens à saúde. A bebida favorita dos portugueses está associada ao menor risco de Parkinson, doenças cardíacas e alguns tipos de cancro.

Na verdade, o consumo de café traz um ganho adicional. Um artigo científico publicado no American Journal of Epidemiology diz que beber café é chegar mais perto da longevidade. A pesquisa concluiu que o consumo reduziu o risco de morte dos participantes em 11 anos.

Tome nota: Algumas pessoas acreditam que o café desidrata, mas este é mais um mito. As evidências científicas não mostram um efeito diurético significativo e afirmam que o café pode contribuir para a ingestão diária de líquidos, não levando a desidratação ou a perdas significativas de fluidos corporais.

 


Quantos gramas de açúcar posso consumir por dia?

açucar

Deverá ser menos de 10% das calorias diárias. Ou seja, menos de 200 calorias, ou 50 gramas, numa dieta de 2000 calorias.

Tome nota: Os números correspondem aos açúcares adicionados, ou seja, aqueles que a indústria acrescenta ao que come. Se está a evitar comer frutas ricas em açúcar, pode parar. 

 


Como me posso livrar dos “pneus”?

pneu

Esqueça os exercícios de baixa intensidade a um ritmo constante. Se o seu problema é acabar com o famoso pneu, adote outro método.

Um estudo publicado no Journal of Obesity constatou que as mulheres que praticaram atividade física de alta intensidade, com exercícios intervalados, queimaram maior quantidade de gordura subcutânea, principalmente a gordura localizada na barriga. Isto faz com que o famoso pneuzinho diga adeus. 

Tome nota: Sabe aquele sumo da moda que promete eliminar a barriga? É um mito. Uma alimentação balanceada e nutritiva, aliada à prática regular de atividade física, vai proporcionar a redução da gordura abdominal a longo prazo. Não há segredos.



Como eliminar a celulite?

celulite

A celulite aparece quando a gordura aumenta e empurra o tecido conjuntivo, causando o famoso efeito “casca de laranja”. Mesmo ao optar por medidas estéticas mais invasivas, como é o caso da lipoaspiração, não vai resolver o problema. Este aspeto enrugado não pode ser resolvido desta forma. 

A melhor opção para provocar melhorias na aparência da pele é adotar a prática de atividade física regular, como exercícios de cárdio e resistência. Esqueça o açúcar processado, passe longe de gorduras e opte uma dieta rica em fibras.

Tome nota: Esqueça os ditos populares e as promessas milagrosas. Quando nenhum estudo científico comprova, não há razões para acreditar. 

Veja também: