6 restaurantes de referência em Amesterdão

A cozinha holandesa não é propriamente um cartão de visita do país, no entanto, não faltam excelentes restaurantes em Amesterdão: basta seguir a nossa lista.

6 restaurantes de referência em Amesterdão
Sofisticação e sabor na alta cozinha de Amesterdão

Restaurantes de referência em Amesterdão? Sim, existem e prometem experiências gastronómicas memoráveis. É verdade que há uma piada que diz que se pode ouvir um francês morrer, sempre que no mundo é feito e servido um Stamppot – um guisado de batatas, legumes e carne. Este é o prato tradicional mais conhecido da cozinha holandesa, mas a sua excessiva simplicidade e falta de sofisticação são em parte responsáveis pela má reputação da culinária do país.

No entanto, nem só de comida holandesa se fazem as refeições dos habitantes de Amesterdão. Esta é uma cidade multicultural, com uma enorme abertura de espírito, onde é possível encontrar conceitos de restauração inovadores e de qualidade, inspirados nas mais diversas cozinhas. Aqui, existem atualmente 15 restaurantes premiados com um ou duas estrelas Michelin.

Por isso, se está a pensar visitar a capital holandesa e gosta de aliar às suas escapadinhas turísticas refeições de topo, deixe-se guiar pela nossa lista de restaurantes de referência em Amesterdão.
 

6 restaurantes de referência em Amesterdão a não perder 


Ciel Bleu

Ciel Bleu

Instalado no 23º andar do elegante Hotel Okura, as magníficas vistas do Ciel Bleu contribuem para uma experiência sensorial única. Aqui, os vinhos têm igualmente um papel importante, acompanhando na perfeição os pratos construídos com os melhores ingredientes e técnicas de confeção irrepreensíveis.

Para um momento verdadeiramente especial, reserve a Mesa do Chef: uma mesa junto à cozinha, para 4 a 12 pessoas, a partir da qual terá uma visão próxima e única do trabalho dos chefs e da sua brigada.

 

Rijks

Rijks Amesterdão

Este é o restaurante do Rijksmuseum, um museu sobre a História da Holanda e a influência de outros povos no percurso do país. O Rijks respeita esta temática, mostrando as idiossincrasias holandesas no prato: com autenticidade e qualidade, num ambiente tranquilo muito agradável. Uma abordagem que lhe valeu em 2017 a primeira estrela Michelin.

 

Bord'Eau

Bor'Eau Amesterdão

A localização é privilegiada, no Hotel De L’Europe, com vista para o canal. A decoração não engana: estamos num restaurante de luxo. No Bord'Eau, o chef executivo Richard van Oostenbrugge, distinguido pela edição holandesa do guia Gault Millau como Chef do Ano em 2014, combina ingredientes de qualidade excecional para criar “sinfonias de sabor”.

E para elevar a experiência gustativa a outro nível, o restaurante possui uma garrafeira composta pelos melhores vinhos de todo o mundo. Excelência reconhecida com duas estrelas Michelin.

 

Vinkeles

Vinkeles Amesterdão

A cozinha experimental e ousada de influência francesa e holandesa do chef Dennis Kuipers valeu-lhe a estrela Michelin que tem vindo a manter ano após ano. O objetivo, partilhado com a sua equipa do Vinkeles, é conseguir retirar o máximo de pureza, força, cor e sabor dos ingredientes, combinando na perfeição todos os elementos que compõem uma refeição.

 

De Kas

De Kas Amesterdão

“No De Kas acreditamos firmemente que a comida sabe melhor quando é preparada com ingredientes frescos, cultivados e colhidos respeitando a natureza.”

Esta é a filosofia deste restaurante e é levada a sério, desde logo porque o restaurante está instalado nas antigas estufas municipais de Amesterdão, que datam de 1926, e está rodeado de hortas e jardins de onde sai grande parte dos ingredientes utilizados na cozinha do restaurante e que podem ser visitados pelos clientes.

A decoração das várias salas envidraçadas e dos espaços exteriores, assim como o serviço simpático, são outros dos muitos atributos do De Kas.

 

Joahnnes

Joahnnes Amesterdão

E para fechar esta lista de restaurantes de referência em Amesterdão escolhemos o Joahnnes. Situado no rés-do-chão de uma casa típica de Amesterdão, de frente para o canal, oferece experiências gastronómicas acima da média, nomeadamente se optar pelos menus de degustação de 4, 5, 6 ou 7 pratos, criados pelo chef Roderik Goores.

A cozinha é de fusão, com influências locais e de outras paragens. Prepare-se para muitas surpresas ao longo da noite - aqui só se servem jantares - numa atmosfera muito cool.

À procura de alojamento em Amesterdão? Encontre o melhor hotel ao melhor preço! >>

Veja também: