8 restaurantes de referência em Barcelona a não perder

Em Barcelona, bares de tapa modestos convivem com restaurantes de topo. Se gosta de sofisticação à mesa, conheça a nossa seleção de restaurantes catalães.

8 restaurantes de referência em Barcelona a não perder
A pensar visitar Barcelona? Conheça os melhores restaurantes

A Catalunha é a região espanhola que mais tem contribuído para firmar a cozinha do país vizinho como uma das mais interessantes e evolutivas do mundo. Não faltam restaurantes de referência em Barcelona e arredores nem chefs catalães internacionalmente aclamados e reconhecidos.

Ferrán Adriá, Joan Roca e Jordi Cruz são alguns dos nomes responsáveis por pôr a cozinha espanhola literalmente nas bocas do mundo, e fazer com que a Catalunha seja a região do país que detém mais estrelas Michelin.

Se está de viagem marcada para Barcelona, é exigente à hora das refeições e tem um orçamento simpático para gastar em comida, anote os restaurantes que se seguem. E não se esqueça: depois de escolher os seus eleitos, faça a reserva com antecedência.

8 restaurantes de referência em Barcelona que deve experimentar

Lasarte

lasarte barcelona

É o único três estrelas Michelin no centro da cidade e já falámos dele aqui. Martín Berasategui é o seu ideólogo, ainda que no dia a dia o Lasarte seja comandado pelo chef Paolo Casagrande. Aqui, os ingredientes são rigorosamente selecionados de acordo com as estações, para dar forma a pratos sublimes que combinam a origem basca de Berasategui com os sabores catalães.

Se for num grupo até oito pessoas, tente reservar a “mesa do chef”: uma sala privada situada junto à cozinha, com uma parede em vidro, para que possa observar o trabalho da equipa e acompanhar a preparação dos pratos.

Moments

moments barcelona

Está instalado no hotel de luxo Mandarim Oriental (em Barcelona, vários dos melhores restaurantes estão integrados em unidades hoteleiras) e é, ele próprio, um luxo. Os responsáveis por este espaço aclamado e distinguido com duas estrelas Michelin, são Carmen Ruscalleda e Raül Ballam, uma dupla de mãe e filho bem conhecidos na região e no país.

Ao todo, Carmen Ruscalleda conta com sete estrelas Michelin nos seus projetos, incluindo as três do seu San Pau, situado em Sant Pol de Mar, a 50 km de Barcelona. No Moments, para uma experiência gastronómica verdadeiramente memorável, opte pelo menu “The Trip” e viaje pelos sabores e texturas de pratos inspirados em 14 países diferentes.

Enoteca

enoteca barcelona

Mais um espaço que contraria a ideia dos restaurantes de hotel não serem bons. Mas também não estamos a falar de um hotel qualquer, trata-se do Arts, um ícone do que melhor se faz em hotelaria a nível mundial.

No Enoteca, o chef Paco Pérez transporta as dádivas do mar para a alta gastronomia de uma forma soberba, o que lhe valeu duas estrelas Michelin. O seu arroz cremoso de lavagante tem fama além-fronteiras. Na garrafeira, conte com mais de 700 vinhos para maridagens perfeitas.

Àbac

abac barcelona

Mais um restaurante duplamente estrelado, mais um hotel. Desta vez, respondem ambos pelo mesmo nome. À frente da espetacular cozinha do Àbac – e falamos do desenho e da decoração do próprio espaço – está o criativo e mediático chef Jordi Cruz.

Na sala de jantar, amplas vidraças viradas para o jardim contribuem para os momentos de puro prazer aqui se vivem. Cozinha catalã de fusão, ou seja produtos locais combinados com técnicas e interpretações de outras paragens dão forma à carta e aos menus.

Só para levantar uma pontinha do véu, deixamos-lhe aqui dois pratos: Cebolas caramelizadas com esferas de queijo St. Félicien, frutos secos e trufas e Frutos vermelhos fossilizados com chantilly de baunilha, caramelo, laranja e rosas.

Angle

angle restaurante barcelona

Gostava de experimentar pratos de um chef estrelado, mas pagar um pouco menos do que nos restaurantes mais luxuosos? O Angle, com uma estrela Michelin, é uma boa aposta.

Instalado no hotel CRAM, em pleno Eixample, trata-se de um outro espaço do chef Jordi Cruz, onde ingredientes modestos e humildes são trabalhados com elevada dignidade, num regresso ao caminho inicial trilhado pelo chef catalão de 38 anos. As refeições mais em conta são ao almoço, mas nem por isso menos memoráveis.

Hoja Santa e Niño Viejo

hoja santa restaurante barcelona

O nome Adriá faz tocar o sinal de alerta no imaginário de qualquer foodie que se preze. Se Ferrán era o rosto mais visível do El Bulli – já agora, consta que este restaurante mítico irá abrir de novo portas no final de 2017 – o irmão Albert era quem assegurava o esplendor das sobremesas. O que muitos desconheciam era a paixão deste pela comida mexicana.

Nos restaurantes Hoja Santa e Niño Viejo, duas das insígnias do grupo de restauração que os irmãos Adriá gerem em Barcelona, os sabores daquele país da América Central são os protagonistas – de uma maneira mais formal ou sob a forma de tacos – e têm sido venerados por uma quantidade imensa de comensais, que mantém os menos sortudos permanentemente em fila de espera. Vale a pena tentar a sua sorte.

Tickets

tickets restaurante barcelona

Este é outro espaço onde poderá contactar com a visão gastronómica dos irmãos Adriá, a começar pelas famosas azeitonas esferificadas e explosivas do saudoso El Bulli e outros exemplos da cozinha molecular.

No Tickets, para um jantar onde a surpresa faz parte da diversão, deixe-se guiar pelas escolhas dos chefs e prepare-se para uma longa e deliciosa degustação, onde não falta um morangueiro servido com uma tesoura para que possa, você mesmo, apanhar os frutos, ou pratos de ostras inspirados em cozinhas de diferentes latitudes, como a peruana ou a japonesa.

Apesar do ambiente um pouco acanhado e barulhento, a comida falou mais alto e os inspetores do famoso guia vermelho, atribuíram-lhe uma estrela.

Osmosis

osmosis barcelona

Cozinha de mercado de excelência, que conduz os sabores catalães a um outro nível. Os menus do Osmosis transformam-se de acordo com as estações e os produtos disponíveis, fazendo com que as refeições aqui sejam sempre únicas e irrepetíveis.

Um toque de criatividade, uma pitada de irreverência e doses generosas de sabor são servidas em paralelo com um excelente aconselhamento de vinhos, graças uma consistente garrafeira. Liderado pelo chef Frederic Fernandéz é, sem dúvida, um dos restaurantes de referência em Barcelona.

Spoonik Club

spoonik restaurante barcelona

O espaço é sedutor e todo o ambiente convida a que se viva o momento de forma simultaneamente relaxada e intensa. Confuso? Por um lado, o conforto e a decoração fazem-nos sentir em casa, por outro, os sabores das propostas gastronómicas colocam todos os nossos sentidos em alerta.

Esta espécie de magia é-nos servida no Spoonik Club pelos chefs Jon Giraldo e Jaime Lieberman, que apostam na pesquisa de novas técnicas e as colocam ao serviço de um menu fortemente influenciado pelas cozinhas mexicana e colombiana, fundindo-as com a essência mediterrânica. A esta diversão culinária junta-se ainda um apurado sentido estético dos pratos.

Sense Coberts by Ascanio

ascanio sense coberts barcelona

Gostava de jantar em casa de um chef? Poder conversar com ele, num ambiente descontraído e intimista? Na plataforma Eat With, encontra diferentes opções para este tipo de refeições em Barcelona, como é o caso do projeto Sense Coberts – que significa ‘sem cobertura’, porque se o tempo o permitir os jantares são no terraço.

O anfitrião é o jovem Ascanio, um gastrónomo irredutível, que adora cozinhar e receber. Para além de um menu de fazer crescer água na boca, preparado com muita paixão, vai conhecer e contactar diretamente com o chef e conviver com pessoas diferentes. Uma sugestão bem diferente, a fechar esta lista de restaurantes de referência em Barcelona.

Veja também: