8 restaurantes de referência em Roma que vai querer conhecer

Acha que em Roma só se come pizzas e massas? Nem pensar: na capital italiana, há restaurantes de topo com pratos originais e sofisticados. Veja a nossa seleção.

8 restaurantes de referência em Roma que vai querer conhecer
Em Roma, há 18 restaurantes com 1, 2 ou 3 estrelas Michelin

Fonte da imagem: Il Pagliaccio

A comida das mães e das avós italianas pode ser maravilhosa e não faltam restaurantes na Cidade Eterna a servir pizzas, massas e pratos de conforto a preços simpáticos. Mas quem não gosta de quebrar a rotina com uma experiência gastronómica requintada e exclusiva? Descubra a nossa seleção de oito restaurantes de referência em Roma, faça as suas escolhas, e torne a sua viagem ainda mais inesquecível.

Na lista que se segue, vai encontrar um pouco de tudo: restaurantes estrelados, de cozinha tradicional ou contemporânea, ambientes descontraídos ou atmosferas elegantes. Roma é uma cidade incrível e a sua culinária é seguramente, a par da sua riqueza histórica e artística, um dos seus grandes trunfos. Prepare-se para ficar de água na boca.

Em Roma, não deixe de experimentar estes restaurantes

La Pergola

la pergola roma

Fonte da imagem: Dining Without Borders

Assume-se como um templo gastronómico e foi o primeiro e único restaurante de Roma, até agora, a receber três estrelas por parte dos críticos do mais prestigiado guia mundial de restaurantes. A localização é igualmente nobre: situado no topo do hotel Rome Cavalieri, da cadeia Waldorf Astoria, permite uma vista fantástica sobre a cidade. Uma experiência inesquecível, onde o génio e a criatividade do chef Heinz Beck pegam nos melhores ingredientes e dão forma a pratos divinais.

Aroma Restaurant

Se os restaurantes económicos da cidade se caracterizam por ser, na sua maioria, pequenos e com poucas mesas, os restaurantes de topo também parecem ter algo em comum, para além da excelente comida: vistas fabulosas. É o caso do Aroma, liderado por um dos chefs italianos mais jovens e promissores, Giuseppe Di Lorio, que oferece uma localização soberba junto ao Coliseu. Se está em Roma para uma escapadinha romântica, uma refeição aqui merece fazer parte do seu programa.

Crispi 19

crispi19 restaurante roma

Fonte da imagem: TheFork

O Crispi 19 fica junto à Piazza Navona e à escadaria de Espanha, ou seja, a sua localização central é um dos muitos aspetos positivos deste restaurante acolhedor, especializado em cozinha mediterrânica.

Peixe e marisco frescos, carnes selecionadas, legumes de produtores locais, produtos da época e azeite virgem extra, são a base de uma cozinha honesta e deliciosa, praticada pelo chef Fabio Mancuso. Estão ainda disponíveis os melhores vinhos italianos, para harmonizações perfeitas.

Antico Arco

Cozinha contemporânea que faz jus aos ingredientes locais, de acordo com as estações do ano, é o que irá encontrar no Antico Arco, perto do parque Villa Pamphilj.

Este restaurante tem a particularidade de estar aberto todos os dias do ano, não fechando entre o almoço e o jantar – uma verdadeira mais-valia para turistas sem horas, que assim têm mais hipóteses de se poderem deliciar com as entradas, os pratos, os vinhos e as sobremesas deste restaurante, muito elogiado por quem já lá passou. O serviço cuidado e o ambiente agradável são outros dos seus atributos, merecendo um lugar nesta lista de restaurantes de referência de Roma.

Salumeria Roscioli

salumeria roscioli restaurante roma

Fonte da imagem: allrome.it

A filosofia de Roscioli, uma marca na restauração romana há já quatro gerações, é clara: “Antes da cozinha… vem a matéria-prima”. De facto, a atenção à origem e à qualidade dos ingredientes é um dos pilares deste espaço tradicional. Aqui, a par dos pratos e da comida genuína, a garrafeira ocupa lugar de destaque.

O ambiente é simpático e o serviço atencioso. A localização? Bem central, não muito longe do Panteão. No final, pode trazer alguns produtos consigo, pois a mercearia que deu origem ao restaurante continua a funcionar.

Il Sanlorenzo

Mais uma prova de que a cozinha italiana é muito mais do que os pratos de conforto mais conhecidos: o Il Sanlorenzo é um restaurante no centro de Roma famoso pelo seu peixe e marisco fresquíssimo.

As pastas com frutos do mar são por muitos consideradas as melhores da cidade. Tanto a decoração da sala como dos pratos é cuidada e elegante, oferecendo-lhe um momento relaxado e saboroso no frenesim das visitas culturais. Pouco turístico, é frequentado sobretudo por locais.

Il Pagliaccio

il pagliccio restaurante roma

Um restaurante que soma prémios e distinções, incluindo duas estrelas Michelin. O requinte e a sofisticação são tais que, uma vez à mesa, vai começar por escolher… a água. Sim, o restaurante dispõe de uma carta de águas, com dezenas de referências.

A cozinha é de fusão, criativa, com opção de menu de degustação, que aconselhamos para uma experiência mais completa. O nível de serviço é elevado, assim como o preço. É liderado pelo chef Anthony Genovese.

Cuochincasa by Debora

E para terminar esta lista de restaurantes de referência de Roma, trazemos-lhe algo diferente. Não se trata de um restaurante, mas de uma experiência gastronómica de luxo e exclusiva. Falamos de fazer uma refeição com a chef italiana Debora, que organiza jantares na sua própria casa, através do seu projeto Cuochincasa.

Para além da comida deliciosa, vai poder conhecer pessoas novas – os grupos são restritos por isso deve reservar com antecedência – e conversar e aprender com alguém que nutre um amor incondicional pela cozinha. O ambiente é acolhedor, de pura descontração e partilha.

Quer marcar a sua viagem a Roma mas não sabe onde escolher alojamento?

Veja também: