8 restaurantes low cost de Amesterdão a não perder

Quer poupar na comida quando for a Amesterdão? Então, este guia de restaurantes é para si: sugestões de comida boa e barata na cidade mais cool dos Países Baixos.

8 restaurantes low cost de Amesterdão a não perder
Amesterdão: encher a barriga sem esvaziar os bolsos

A mescla de culturas que caracteriza a capital da Holanda, assim como o seu passado colonial, com ligações tanto ao oriente como à Africa do Sul ou às Caraíbas, está presente na cozinha praticada no país. Nos restaurantes low cost de Amesterdão são visíveis estas influências, ainda que atualmente, como em todas as cidades modernas e cosmopolitas, a globalização permita que ali se possa comer de tudo um pouco.

E ainda bem que assim é, pois a cozinha tradicional holandesa não goza de grande fama. Assumidamente rústica e muitas vezes desdenhada pela sua simplicidade, a comida típica é, no entanto, reconfortante e um dos aliados mais poderosos nos longos invernos que ali se vivem. Na sua visita a Amesterdão, prove de tudo sem gastar muito dinheiro, e tire as suas próprias conclusões.
 

Em Amesterdão, experimente estes restaurantes low cost 


Omelegg

omelegg Amesterdão

Um restaurante especializado em omeletes? Ora aqui está um conceito que parece ainda não ter chegado a Portugal. Para recarregar energias num dia intenso de visitas turísticas, as propostas ricas e suculentas do Omelegg vão saber-lhe pela vida.

Mas não se assuste: caso não goste de ovos ou alguém do seu grupo não os possa ingerir, há pratos alternativos. Há dois restaurantes Omelegg na cidade e são igualmente um ótimo local para um pequeno-almoço nutritivo. Não serve jantares.

 

Moeders

Moeders Amesterdão

Talvez o restaurante tradicional mais conhecido de Amesterdão. Mas nem por isso os preços são proibitivos. Não é a escolha mais barata desta lista, é certo, mas se optar pelo menu do dia não vai gastar nenhum balúrdio e a experiência tem a sua piada.

Moeders significa “mães” em holandês e é mesmo isso que aqui vai poder comer: comida de conforto caseira tipicamente holandesa, como é o caso do famoso Stamppot. O espaço é castiço e aconchegante, mas como não é grande, convém reservar.

 

Piqniq

Piqniq

Sopas, sanduíches, ovos mexidos, sumos naturais: uma lista bem à medida do turista que gosta de refeições leves e saborosas. O Piqniq é um espaço airoso e oferece um serviço despachado mas atencioso. Há opções sem glúten e sem lactose. Fecha às 17h.

 

Peperwortel

Pepervortel

O espaço, envolto no exterior por plantas trepadeiras é muito agradável. É famoso pelo seu take-away, mas as refeições também podem ser comidas no local, na pequena esplanada. A variedade é um dos seus pontos fortes, com pratos de inspiração holandesa, espanhola, mexicana, etc. Durante o verão, o Peperwortel monta um espaço junto ao Vondelpark. Aberto até às 21h.

 

Jacketz

Jacketz Amesterdão

Os holandeses adoram batata e este é um dos ingredientes mais presentes nos pratos do país. No Jacketz, a batata é mesmo a rainha do menu e come-se recheada com ingredientes à escolha, com destaque para os famosos queijos holandeses.

E mesmo que não seja um verdadeito patato lover, dificilmente vai conseguir resistir ao aspeto delicioso desta especialidade. As batatas são enormes, o que permite dividir a refeição e pagar ainda menos. 

 

Sugo

Sugo Amesterdão

É sempre útil ter levar na lista o contacto de uma pizzaria boa e barata. No Sugo, as pizzas são frescas e feitas na hora, a massa é crocante, a variedade de ingredientes é imensa e o atentimento é rápido e simpático.

É verdade que não fica exatamente no centro – está a cerca de 600 metros do Museu Heineken Experience – mas vale pela qualidade da refeição, sem esquecer que uma fatia generosa de pizza pode custar menos de 4 euros.

 

Hap Hmm

Hap Hmm Amesterdão

Comida holandesa com uma ótima relação qualidade-preço. O Hap Hmm gerido por uma família local, o que reforça o seu lado acolhedor e caseiro. Aconselhamos a que faça reserva ou que apareça cedinho, até porque, como em muitos restaurantes holandeses, oito da noite já é considerado "tarde" para jantar. 

 

Frens Haringhandel

Frens Haringhandel Amesterdão

Esta lista de restaurantes low cost de Amesterdão não ficava completa sem ter uma banca de rua. Esta é especial pois oferece sabores bem peculiares e diferentes para os nossos padrões. Falamos das sanduíches de arenque. Sabemos que a ideia pode levar a narizes torcidos, mas dê a esta iguaria uma oportunidade.

Não é à toa que os holandeses fazem fila neste pequeno pré-fabricado instalado no centro da cidade. Se não quiser arriscar no arenque cru servido com pickles, tem outras opções.

Antes de terminarmos este artigo sobre restaurantes low cost de Amesterdão, temos uma última sugestão. Não é um restaurante, mas pode salvar-lhe a sua fome, sobretudo a horas mais impróprias. Trata-se das máquinas de conveniência Febo, praticamente um ex-libris de Amesterdão. Estão disponíveis em vários pontos da cidade, inclusivamente nas margens dos canais, às quais se pode aceder a partir do barco.

À procura de alojamento em Amesterdão? Encontre o melhor hotel ao melhor preço! >>

Veja também: