8 restaurantes low cost de Barcelona a não perder

Quer comer bem sem gastar muito em Barcelona? Confira a nossa seleção de restaurantes bons e baratos da capital da Catalunha. Bom apetite!

8 restaurantes low cost de Barcelona a não perder
Dicas de locais para comer bem e barato

Em qualquer escapadinha ao estrangeiro, sabe bem aliarmos a componente das visitas culturais à gastronomia desse país ou cidade. No nosso roteiro de restaurantes low cost de Barcelona, irá descobrir locais onde pode fazer uma refeição saborosa por menos do que imagina.

E há tanto para provar nesta cidade efervescente! Desde os petiscos tradicionais – como o modesto pão com tomate – às mais atuais tendências de restauração, há todo um mundo de sabores a explorar nas ruas de Barcelona.

Em Barcelona, experimente estes restaurantes económicos

Conesa Entrepans

conesa barcelona

A palavra bocadillos diz-lhe alguma coisa? Pois é, são as sanduíches tipicamente espanholas, tradicionalmente feitas com pão baguete e cujo recheio mais conhecido é o jamón serrano, ou seja, presunto.

Na Conesa Entrepans, no entanto, os ingredientes são muitos e as combinações variadas. Na carta, existem opções vegetarianas, vegan e sem glúten. É um clássico dos bocadillos da cidade e por isso o trouxemos para a nossa lista de restaurantes low cost de Barcelona. Não se admire se houver filas à porta deste estabelecimento da Plaza San Jaume, que abriu portas em 1951.

Ofis

ofis barcelona

Ainda que não seja a sugestão mais económica desta lista, o Ofis apresenta uma relação qualidade-preço bastante interessante. O serviço tem fama de impecável e as tapas e os pratos fogem ao tradicional, prometendo experiências gustativas singulares. Está situado num dos bairros atualmente mais trendy da capital da Catalunha, no El Raval.

Ao almoço, há menus com dois pratos e sobremesa por 12 euros. Se optar pela carta, vai ter dificuldades em escolher entre tantas opções que soam maravilhosamente, mas se pedir ajuda aos funcionários, este explicam-lhe os pratos com muita simpatia.

La Fabrica

la fabrica empanadas barcelona

Está no Bairro Gótico ou nos arredores, quer aproveitar ao máximo a cidade e não quer perder tempo a almoçar ou a matar aquela fome danada a meio das visitas turísticas? Então dirija-se à La Fabrica – uma pequena loja de empanadas argentinas.

Artesanais, feitas à mão e com ingredientes frescos, estão disponíveis com várias combinações de sabores, incluindo misturas bem catalãs como a escalivada, que leva pimento vermelho, cebola, beringela e queijo de cabra. É só escolher, pagar pouco – cada empada custa cerca de dois euros e há até um menu com várias empadas e bebida por cinco euros – pegar e andar. Sim, porque o La Fabrica só tem serviço de take-away.

Foc i Oli

foc i oli barcelona

Hambúrgueres de qualidade, suculentos, de fazer crescer água na boca? Barcelona não podia deixar de os ter e um dos locais onde poderá saboreá-los é no Foc i Oli, que quer dizer ‘fogo e azeite’ em português. Fica em pleno Eixample, mas como não aceitam reservas e o local é de reduzidas dimensões, vá cedo e mentalizado para esperar.

Os donos são quem cozinham e servem os clientes. Um deles é uruguaio e prepara magistralmente o El Chivito, uma sanduíche típica do Uruguai, que Anthony Bourdain, num dos seus programas televisivos, apelidou de “melhor sanduíche do mundo”.

La Cova Fumada

la cova fumada barcelona

Tapas deliciosas a preços simpáticos é o que lhe oferece La Cova Fumada, junto à praia de Barceloneta. Destaque para os petiscos com marisco e frutos do mar como os calamares e os mexilhões, sem esquecer o ex-libris la bomba: um croquete de carne e batata de tamanho generoso servido com molho de tomate e maionese.

Para acompanhar, esqueça a cerveja e experimente o vermute, para uma experiência verdadeiramente catalã. Depois do repasto, aproveite a localização e dê um passeio pela frente marítima da cidade.

Gata Mala

gata mala barcelona

Tapas grátis? Sim, em Barcelona não é algo tão difícil de encontrar como possa imaginar. É até uma tradição cultivada em muitos bares da cidade. Só tem de pedir uma bebida, e esta ser-lhe-á servida com um acompanhamento.

E não estamos a falar de amendoins ou batatas fritas de pacote, estamos a falar de tapas verdadeiras: tortilha e pão com presunto, por exemplo, como no caso do Gata Mala, um dos melhores locais com oferta de tapas, situado no bairro de Gràcia.

A cerveja é excelente e o serviço afetuoso. A desvantagem? É pequeno, pelo que é melhor reservar. A cereja em cima do bolo? É mais frequentado por locais do que por turistas.

Macchina Pasta Bar

ofis barcelona

Na nossa lista de restaurantes low cost de Barcelona não podiam faltar sabores italianos. De facto, a cozinha italiana é uma das mais consensuais e, sobretudo para quem viaja em família, é sempre uma opção a ter em conta para acabar com a fome e o cansaço dos mais pequenos.

No Macchina Pasta Bar, situado no Bairro Gótico, a dois passos das Ramblas, há massa de todos os feitios e para todos os gostos. Frescas e feitas no local, assim como os molhos.

Pizza Circus

E para terminar, continuamos nos sabores italianos, desta vez com aquelas que muitos consideram as melhores pizzas de Barcelona, se estivermos a pensar em preço e rapidez. A localização do Pizza Circus é bem central, numa transversal às Ramblas, já a chegar ao mar. São cozidas em forno a lenha e vendem-se às fatias generosas, a partir de dois euros por fatia.

Destaque para a ‘Bomba’ (os catalães adoram batizar as suas especialidades com esta expressão!), que leva mascarpone, bacon e batatas assadas. Sem dúvida, uma ótima opção para ir comendo enquanto se deixa contagiar pela energia das ruas desta cidade mágica.

Veja também: