Retomas de Bancos – Bons negócios?

As retomas de bancos podem ser verdadeiras oportunidades e constituir óptimos negócios numa altura em que os spreads não param de subir, os bancos já não financiam em 100% o imóvel e as garantias solicitadas pelos bancos são cada vez maiores, dificultando assim o acesso ao crédito habitação. Saiba já tudo sobre retomas de bancos.

Retomas de Bancos – Bons negócios?
Tudo o que precisa saber.

Comecemos primeiro por explicar o que é uma retoma de banco. Retomas de bancos são imóveis que pertencem a um banco, por terem sido penhorados aos seus proprietários por falta de pagamento das prestações, e têm a particularidade de apresentar um preço de venda mais baixo que o seu valor real, até menos 40%.

 

Mas porque é que os bancos vendem estas casas abaixo do seu valor? 

Se pensarmos bem, os bancos não procuram ter casas, portanto, o objectivo nas hipotecas é vender estas casas rapidamente, de forma a recuperar o empréstimo efectuado, ter liquidez e assim dar como concluídoscréditos em incumprimento, melhorando os rácios dos balanços dos bancos.

São muitas as vantagens deste negócio, a começar no financiamento que em muitos casos vai até 100% do imóvel. Aliás, existem algumas pessoas que ainda pensam que as retomas de bancos não permitem o pagamento através de crédito habitação, sendo necessário o pagamento a pronto, mas tal não é verdade, até porque além de ser possível um empréstimo, ainda é realizado com condições bem mais atractivas. Fica isento do pagamento de avaliação, de comissões, tem acesso a prazos de pagamento mais alargados e spreads mais competitivos. Também em muitos casos não existe aquela obrigação de aderir aos produtos e serviços que o banco propõe, como cartões de crédito, contas poupança, etc.

Os únicos inconvenientes encontrados é que normalmente, é mais comum encontrar retomas de bancos nas periferias de cidades como o Porto e Lisboa e não propriamente nos centros, que é a localização que a maioria das pessoas procura. Outra desvantagem é que a escolha fica limitada às casas que estão nessas condições, que nem sempre agrada os potenciais proprietários.

Consegue encontrar estas oportunidades em agências imobiliárias que estabelecem acordos com os bancos para a venda destes imóveis, ou até mesmo nos próprios bancos, no seu site institucional.

Se está à procura de casa, as retomas podem ser excelentes oportunidades de investimento, são verdadeiros saldos, portanto, não descarte esta possibilidade e comece já a procurar a sua casa de sonho a um preço de encantar.


Veja também: