Publicidade:

Retro. 10 objetos vintage que vai querer ter em casa (de novo)

Já ouviu falar em retromania? Não? É simples: trata-se da coleção de objetos vintage ou retro, que podem valer muito e ser perfeitos para a decoração da sua casa.

Retro. 10 objetos vintage que vai querer ter em casa (de novo)
Veja qual destes objetos vintage tem aí por casa

A moda “retro” chega como uma retromania: uma mania bem saudável que nos faz viajar ao passado sem sair do sítio. Isso porque nos recorda tempos antigos e porque traz para o presente objetos que podem ser eternos pela sua beleza e importância na história. Se está à procura daquele elemento chave para dar personalidade à decoração de sua casa, vasculhe no seu baú, nos arrumos na garagem da avó… E veja se não tem nenhuma destas peças com as quais todos temos uma ligação afetiva.

Retromania: 10 objetos intemporais


1. Discos de vinil

retromania

Mesmo que não tenha um gira-discos, ou que ele já não esteja funcional, expôr uma coleção de disco de vinil torna sempre a decoração mais vintage e dá um toque único à sua sala de estar. Além disso, é um ótimo pretexto para ensinar aos mais novos a evolução do suporte musical que, atualmente, apenas conhecem na versão digital e online. Ainda guarda alguns bons exemplos de vinil para compor a retromania aí por casa?

2. Rádio

retromaniaFonte: Unsplash/skitterphoto

O rádio evoluiu imenso de tamanho, material e aparência desde o seu surgimento, até aos dias de hoje. Escolha um daqueles de madeira, pequeno e arredondado e dê o toque perfeita à sua divisão minimalista. Todos vão delirar.

3. Frigorífico

Os frigoríficos foram outro eletrodoméstico que evoluiu bastante, nomeadamente em termos estéticos. Mas, quem não tem saudades do estilo mais tradicional, com letras prateadas e cores atrativas? Há modelos atuais que recuperam, de forma exímia, este look vintage.

4. Máquina de escrever

retromaniaFonte: Unsplash/rawpixel

Um primórdio do computador, como processador de texto, a máquina de escrever foi objeto de trabalho para muitos e, a verdade, é que todos lembramos o seu som tão característico. Mesmo que não funcione, coloque uma folha no seu interior, dando a entender que ainda é utilizada e há alguma mensagem que está a ser escrita. Isso irá despertar curiosidade.

5. Telefone

Pensar num telefone, fixo e, ainda para mais, com fios é um regresso delicioso ao passado, não acha? Opte por um modelo sem teclas, em que tenha que rodar com o dedo a circunferência central para poder marcar o número. As crianças acharão super divertido e você irá recordar as tardes passadas na casa da avó.

6. Máquina fotográfica

retromaniaFonte: Unsplash/rawpixel

Aqui não há espaço para máquinas digitais. As polaroides vintage são deliciosas e se estiverem operacionais permitem que tire e receba fotografias na hora. São sempre úteis, pois decoram e podem ser usadas numa festa ou jantar que quer eternizar.

7. Televisão

Lembra aquelas televisões bem pesadas, do tempo em que não havia plasmas? Pois essas estruturas, bem pesadas por sinal, podem ser reutilizadas como móveis, dando um aspeto super original ao espaço.

8. Neon

neonFonte: Unsplash/coryb

O neon foi a grande moda dos anos 80 e por que não recuperá-lo nas cores e com a mensagem que você quiser? Arrisque e traga mais luz e cor ao ambiente de sua casa.

9. Fotos antigas

E por que não recuperar as fotos dos seus antepassados e emoldurá-las em quadros que remetam para tempos mais antigos? As fotografias do passado, a preto e branco, compõem um ambiente único e são uma forma de recordar aqueles que já há muito partiram.

10. Máquina de costura

retromaniaFonte: Unsplash/anniespratt

Quem não teve uma avó com uma máquina de costura? Objetos lindos, valiosos e carregados de história. Vão fazê-lo recuar no tempo, a si e a todos os que visitem a sua casa. E sim, vão ser memórias de tempos passados e muito felizes, vividos a brincar entre linhas e botões.

Será que já ficou com uma lágrima no canto do olho? Imagine só, então, quando partir à procura dos objetos que trazem de volta tempos antigos. A retromania faz-nos voltar a tempos já idos, mas que carregamos dentro de nós, no nosso álbum de afetos e de memórias. Decore a sua casa com estilo e com história. Verá como isso o vai confortar, cada vez que entrar no seu lar.

Veja também:

Limpeza e Arrumação