AUMENTe AS sUAS PROBABILIDADES DE ARRANJAR EMPREGO!

Reunião de trabalho: dicas para brilhar

Se adotar os comportamentos certos está certamente no bom caminho para brilhar na próxima reunião de trabalho. Saiba como. 

Reunião de trabalho: dicas para brilhar
Uma reunião de trabalho pode ser uma boa oportunidade para se destacar.

Nem sempre damos o devido crédito às reuniões de trabalho, mas a verdade é que são bastante importantes para a carreira de qualquer profissional. Principalmente se der sempre o seu melhor e garantir que se destaca dos restantes participantes pela sua conduta profissional. Por isso, o melhor é começar já a prepara-se para a que se segue na sua agenda. Conheça alguns “truques” que o vão ajudar a brilhar na próxima reunião de trabalho.


4 Dicas para deixar a sua marca na reunião de trabalho

Pode ainda não se ter dado conta, mas o seu comportamento numa reunião de trabalho influencia a sua carreira (tanto para o bom como para o mau). Lembre-se que os profissionais estão sob um constante escrutínio, seja na forma como lidam com os seus colegas, quando fazem apresentações ou (até) durante as reuniões de trabalho. Portanto, o melhor é saber o que fazer para deixar a melhor imagem possível. Aqui ficam algumas dicas.


1. Esteja atento

Uma reunião de trabalho tem como objetivo apresentar e discutir certos tópicos importantes para o dia-a-dia da empresa ou de um projeto em particular e é suposto que as pessoas presentes ouçam o que é falado e intervenham. Portanto, preste atenção a tudo o que é falado e (porque não?!) tire notas, pelo menos dos pontos que considerar mais relevantes. Desta forma vai estar preparado para participar ativamente na reunião ou para pedir esclarecimentos (se for esse o caso). O importante é que tenha uma atitude profissional e mostre que está atento e interessado. Acredite que as pessoas à sua volta vão aperceber-se disso.


2. Sempre que possível clarifique os seus dados

Por exemplo, muitas pessoas tendem a falar em percentagens ou dar uma imagem mais genérica dos dados. Se isso acontecer, aproveite a oportunidade para “traduzir” essa informação. Ao simplificar aquilo que alguém diz (ou o que você mesmo diz) vai permitir que todos os presentes assimilem de imediato a informação, algo que certamente será valorizado.


3. Faça gráficos

Já diz o ditado: “uma imagem vale mais do que mil palavras”. E com os gráficos é a mesma coisa. Muitas das vezes não adianta falar do que têm ou não feito/ para fazer, do que sabem ou do que necessitam de saber, etc. Através da apresentação de um gráfico vai tornar tudo mais claro e as dúvidas que possam existir tornar-se-ão (também elas) explícitas.


4. Encoraje uma recapitular a informação

Em todas as reuniões há um momento em que todos (ou quase) atiram informação para o ar (opiniões, dados, objetivos, etc.) que muitas das vezes fica dispersa. Esta pode ser uma ótima oportunidade para dar o “ar da sua graça” e destacar-se. Sem receio, peça para parar e voltar atrás na discussão de forma a analisar a informação que reuniram até ao momento. Ao fazê-lo pode até ajudar a acalmar as hostes e encontrar a solução perdida no meio de tanta informação.


4 Coisas que não deve fazer

Da mesma forma que saber o que fazer pode ter um impacto positivo na sua “prestação” durante uma reunião de trabalho é igualmente importante que saiba o que não deve fazer. Afinal estes erros podem custar-lhe, pelo menos uns pontos, na reputação.


1. Chegar tarde e interromper a reunião

Primeiro, se chegar tarde é bom que tenha uma justificação para isso. E já que chegou atrasado faça os possíveis para não interferir com o andamento da reunião. Entre discretamente e ocupe o seu lugar ainda mais discretamente.


2. Interromper os outros enquanto falam

Além de uma falta de educação é também uma falta de respeito com a opinião das outras pessoas. Ouça o que têm a dizer e, no fim, depois de terminarem peça para intervir e dar a sua contribuição.


3. Usar o computador ou telemóvel

A não que esteja a tirar as suas anotações no computador não necessita de o usar. E os emails ou o trabalho pendente devem esperar até depois da reunião. O mesmo se aplica ao telemóvel que deve estar desligado (ou pelo menos sem som) durante a reunião.


4. Mostrar desagrado

A sua linguagem corporal pode ser bem expressiva. Portanto, por mais desagradado ou enfadado que possa estar evite mostrá-lo. A reunião faz parte do seu trabalho e deve fazê-lo com profissionalismo.


Seja um “mestre” das reuniões

A sua atitude nas reuniões é fundamental se quiser brilhar e ter sucesso na sua carreira. E se quer dar nas vistas, assegure-se que o faz da forma positiva.


Veja também: