6 ideias para reutilizar frascos de vidro

Reutilizar frascos de vidro pode ser sinónimo de poupança, uma forma de ocupar o tempo, e dar origem a verdadeiras obras de arte.

6 ideias para reutilizar frascos de vidro
Se é a favor do desperdício zero, retire algumas ideias

Cada vez se fala mais de reciclar, de evitar o desperdício, entre outras medidas que nos permitam preservar o ambiente. Nem todas têm de ser muito calculadas e complexas. Se quer ajudar o planeta e ainda por cima gosta de fazer coisas em casa, comece por reutilizar frascos de vidro.

Talvez ainda não tenha pensado muito sobre o assunto, mas esta pode ser uma excelente forma de ser um verdadeiro amigo do ambiente, assim como da sua carteira.

As ideias que lhe faltavam para reutilizar frascos de vidro

Tome nota das ideias que temos para lhe dar, mas não fique por aqui. Invente também as suas próprias formas de reutilizar frascos de vidro.

1. Piri-piri

Se é apreciador de piri-piri, que tal fazer um caseiro? Não será difícil encontrar receitas para fazer umas misturas explosivas, mas tudo depende do seu gosto.

A base, normalmente, é composta por malaguetas (claro!) e azeite. O resto fica ao seu critério, mas há quem use whisky, sal e diversas especiarias. Depois de juntar tudo no frasco, deixe fermentar por algumas semanas ou meses num local seco e protegido. Para além de ser delicioso, para quem aprecia, dá um efeito muito bonito que vai ajudar a dar cor à sua cozinha.

2. Doce caseiro

Quando temos fruta em excesso ou, simplesmente, uma mãe ou avó muito prendada, uma excelente ideia para reutilizar frascos de vidro é fazer umas belas compotas e doces caseiros. Não deixa estragar fruta e ainda fica com um produto cuja origem conhece e que pode ser bem mais saudável do que os que compra no supermercado.

frasco compota

3. Porta-canetas

Uma boa ideia para reutilizar frascos de vidro altos é decorá-los e fazer lindos porta-canetas. Para a decoração pode utilizar várias técnicas, como a pintura com tintas para vidro e cerâmica, a colagem de tecidos ou até de papel.

4. Velas

Alguns frascos de vidro podem dar excelentes bases para velas. Tanto pode colocá-las lá dentro, como pode derrete-las para dentro do frasco, preenchendo-o completamente Nesta última opção, para a experiência ser completa, pode pesquisar sobre como fazer velas e terá um produto totalmente produzido por si.

Se simplesmente colocar uma vela lá dentro, não tenha preguiça e decore o frasco. Vai ver que o efeito será muito mais bonito e interessante. Se tiver um jardim, experimente pendurar os frascos em árvores e acender as velas à noite. Facilmente cria um ambiente místico e romântico.

reutilizar frascos velas

5. Saboneteira

Para as pessoas mais prendadas, fazer uma saboneteira líquida está num nível mais estimulante para quem quer reutilizar frascos de vidro. É preciso furar a tampa com precisão e encaixar a peça que permite dispensar o sabonete líquido que estará dentro do frasco. Mais uma vez, a decoração do frasco fará a diferença e dará um toque pessoal.

6. Vasos

Para utilizar um frasco como vaso deve ter muito cuidado para não afogar as plantas que lá coloque, uma vez que, por não terem orifícios na base, os frascos não permitem que o excesso de água seja escoado. Mas não deixa de ser uma ideia interessante.

As ideias são inúmeras e tudo depende do trabalho a que se queira dar. Pode usar os frascos apenas para guardar objetos mais pequenos, mas também pode fazer coisas tão elaboradas como candeeiros. Inspire-se, transforme esta numa atividade divertida, poupe em peças de arte e promova o desperdício zero.

Veja também: