8 ideias para reutilizar garrafas de plástico

Descubra ideias para reutilizar garrafas de plástico de forma útil, criativa, didática e amiga do meio ambiente.

8 ideias para reutilizar garrafas de plástico
O planeta agradece estas ideias criativas

Já pensou em proteger o meio ambiente e ainda tirar partido de um objeto cujo destino seria o lixo? Acredite que ficamos todos a ganhar se aproveitarmos estas ideias para reutilizar garrafas de plástico.

As garrafas de plástico não são biodegradáveis, o que significa que serão necessários muitos, muitos anos para se decomporem, quer nos aterros quer na natureza.

No mar, por exemplo, as garrafas de plástico estão entre as fontes mais comuns de detritos marinhos e podem ser confundidas com alimentos por aves e peixes, com os danos que daí advêm para a fauna e a flora.

Por isso, para o nosso bem e o do ambiente, poupe dinheiro, divirta-se e crie algo diferente ao aproveitar as seguintes ideias para reutilizar garrafas de plástico de forma útil, criativa e didática.

Boas ideias para reutilizar garrafas de plástico

1. Construir um jardim ou uma horta vertical

jardim vertical

Aqui está uma ideia bem gira e útil. Se tem um bocadinho de espaço, pode criar um jardim ou horta, por exemplo, de ervas aromáticas, reutilizando garrafas plásticas. Veja aqui outras fotografias com ideias para criar jardins verticais.

Esta é uma atividade que funciona muito bem também quando realizada com as crianças, que poderão ajudar não só na criação de um jardim ou horta vertical, mas também na sua manutenção e assistir ao crescimento das plantas. Promove-se, igualmente, desde cedo uma maior consciência ecológica.

2. Fazer candeeiros originais

candeeiro

Várias são as possibilidades de construir candeeiros e candelabros bem originais, como pode ver em inúmeras fotografias pela internet. Faça uma pesquisa e veja a imensidão de possibilidades originais para reutilizar garrafas de plástico.

3. Decorar muros do jardim ou paredes de casas com tampas

Como se fossem peças de legos, as tampas de garrafas de várias cores permitem criar padrões para decorar e forrar muros do jardim ou quintal ou paredes de casas. Dê asas à sua veia artística e crie, por exemplo, quadros, jogos, passadeiras e tapetes, etc.

4. Ter vasos divertidos

Uma vez mais, uma atividade bem lúdica para desenvolver com crianças que implica, por exemplo, desenhar um animal favorito, recortar, pintar, decorar e semear ou plantar, usando garrafas ou garrafões de plástico.

5. Alimentar pássaros

garrafa pássaros

Ora aqui está uma ideia bem gira e amiga dos animais. Em pleno parque da cidade onde vive, no jardim ou quintal de casa, pode criar formas de alimentar pássaros. Basta, para tal, reutilizar garrafas de plástico e colheres (de pau, por exemplo).

6. Fornecer luz para a casa

Esta estratégia é utilizada em alguns países para iluminar casas mais pobres. Simplesmente com garrafas de água de um litro, um pouco de lixívia (para manter a água limpa) e água consegue-se uma fonte de luz.

É aberto um buraco no teto da casa, fixa-se a garrafa no buraco e cria-se, assim, uma fonte de iluminação que pode durar até cinco anos. Se fizer uma pesquisa, encontra vários projetos solidários que utilizam esta estratégia.

7. Criar peças de decoração e design

Com o fundo de garrafas de plástico, construa as mais diversificadas peças de decoração com design diferente: candeeiros, cortinas, colares, tampos de mesas, entre muitas outras.

8. Construir brinquedos e jogos

brinquedo garrafas

Uma vez mais, se der largas à imaginação e à criatividade, podem construir-se brinquedos e jogos com as garrafas de plástico de diferentes cores, bem como através da utilização das tampas e de outros materiais.

Por fim, não se esqueça de que pode reunir e entregar as tampas das garrafas de plástico que utiliza para campanhas que percorrem o país com intuito solidário.

Como pode verificar, há vantagens a diferentes níveis quando decide reutilizar garrafas de plástico.

Veja também: