Publicidade:

Revisão automóvel: como, quando e onde fazer

Não se esqueça de fazer a revisão automóvel dentro dos prazos. Garanta a sua segurança e o bom estado do seu veículo.

Revisão automóvel: como, quando e onde fazer
Saiba mais sobre a revisão automóvel

Chegou a altura de fazer a revisão automóvel? Os fabricantes são claros e aconselham os clientes a procurarem apenas os serviços de Reparadores Autorizados. Ainda assim, pode optar por fazer a revisão automóvel em oficinas independentes. A escolha é sua e deve ser tomada de consciência tranquila.

Se as inspeções periódicas obrigatórias (IPO) têm um calendário estipulado para todos os veículos, independentemente da marca e do modelo, a revisão automóvel deve ser feita consoante as indicações inscritas no manual do proprietário.

Independentemente do local onde deixa o seu veículo para ser inspecionado, a revisão automóvel servirá para garantir que o veículo circula em bom estado.

Na revisão são inspecionados o óleo do motor, a água do radiador, todos os componentes elétricos, os diversos filtros (combustível, ar condicionado, etc.), os travões, as luzes, os pneus e o alinhamento do carro.

Ainda assim, é aconselhável que efetue a sua própria revisão automóvel com alguma regularidade para garantir o bom funcionamento do seu veículo.

Revisão automóvel: 8 componentes a não esquecer


Para garantir o bom estado do seu carro, esteja atento às seguintes peças.

Pneus

Verifique a pressão dos pneus e corrija eventuais discrepâncias. Procure cortes e eventuais furos. Confira, ainda, o pneu sobresselente.

Motor

oleo do motor

Verifique o óleo do motor a cada duas semanas e antes de viagens longas. Não se esqueça de mudar o óleo nas datas recomendadas e esteja atento aos consumos: valores demasiado elevados podem indicar problemas no motor.

Direção do carro

Esteja atento a eventuais problemas com a direção assistida do carro. Se necessário, verifique o líquido hidráulico.

Luzes

Garanta que todas as luzes do veículo estão a funcionar (dos travões, de mudança de direção e de nevoeiro).

Para-brisas

para brisas

Esteja atento a eventuais danos do para-brisas. Procure por pequenos riscos que podem dificultar a visão e, a médio prazo, resultar em rachadelas.

Limpa para-brisas

Procure por pequenas perfurações na borracha que dificultem a limpeza do para-brisas. Garanta o correto funcionamento desta peça para não colocar a sua segurança em risco em condições climatéricas mais adversas.

Água

Verifique o nível do líquido de arrefecimento e ateste se necessário (mas só quando o motor estiver frio).

Bateria

bateria do carro

Se não quer ficar apeado, confira o estado da bateria do carro com regularidade: verifique o líquido e limpe os terminais.

Aconselhamos, ainda, a estar atento ao estado da carroçaria e a eventuais estragos que possam ganhar ferrugem. Confira, ainda, as velas de ignição e o ar condicionado, por exemplo.

Agora que já sabe como fazer a sua revisão automóvel de forma simples e eficaz, garanta a sua segurança e a dos restantes condutores e passageiros antes de se lançar à estrada.

Veja também: