PLANO DE SAÚDE MEDICARE - 6 mensalidades sem compromisso

Riscos dos Implantes Dentários

Como qualquer outro procedimento cirúrgico, a colocação de um implante acarreta alguns riscos para a saúde. Saiba quais.

Riscos dos Implantes Dentários
Os implantes dentários acarretam riscos para a minha saúde?

Os implantes dentários são estruturas, cirurgicamente colocadas no osso, que visam substituir as raízes dos dentes perdidos.
É feita uma intervenção onde são implantados no osso pilares metálicos que suportam próteses que visam substituir os dentes em falta.
Na área que rodeia o implante irá ocorrer um processo que consiste na formação de tecido ósseo que unirá o implante ao organismo, este processo denomina-se de osteointegração. 
Os riscos associados à colocação de um implante, se a cirurgia for executada com a técnica e as condições corretas, são mínimos e quando ocorrem são geralmente de fácil tratamento.

No entanto, como qualquer outro procedimento cirúrgico acarreta alguns riscos para a saúde. 

Principais riscos: 

a) Infeção pós operatória; 

b) Danos nas estruturas que circundam a área da intervenção, como dentes adjacentes e vasos sanguíneo ou nervos; 

É recorrente o paciente questionar-se sobre o risco de rejeição do implante. Este pode ser perdido mas por fatores como a sobrecarga de força sobre o implante, infeção , fixação insatisfatória no momento da instalação, técnica cirúrgica inadequada, qualidade dos implantes, higiene do campo cirúrgico. Não existe rejeição imunológica dos implantes visto o titânio ser um material biocompativel que não sofre rejeição pelo organismo.

A colocação de um implante requer a presença de osso de suporte e de saúde gengival. Por este motivo é essencial que o paciente respeite as recomendações do seu médico no pós operatório e que tenha elevados cuidados de higiene oral de modo a prevenir infeções e o insucesso do implante.

Os hábitos tabágicos são uma forte condicionante para o insucesso do tratamento.
Tão importante como a qualidade do implante ou a cooperação por parte do paciente é a escolha de um profissional capacitado para realizar a intervenção.


Veja também: