Destinos históricos: Riviera Maya para amantes de cultura

Sol, praia, animais exóticos… Já isto era suficiente para prender a atenção de qualquer pessoa, mas há uma Riviera Maya para amantes de cultura! Já conhece?

Destinos históricos: Riviera Maya para amantes de cultura
Há muito para descobrir na Riviera Maya

Para quem procura um destino de sol quente, mar azul e calmo, recifes e muitas outras belezas naturais, o México é uma ótima opção. Porém, também há uma outra Riviera Maya para amantes de cultura.

Seja por iniciativa própria ou como participante em passeios organizados, há mundo novo de cultura, história e curiosidades na Riviera Maya por conhecer. E o lado bom é que há diversas, divertidas e emocionantes formas de explorar a cultura local. Confira as melhores dicas!

Roteiro da Riviera Maya para amantes de cultura

É certo que pode não ser a primeira coisa de que se lembra quando pensa em viajar para Riviera Maya, mas esta região tem um profundo peso histórico e cultural no México atual. Indicamos-lhe os melhores spots e histórias que não pode mesmo perder. Esta é a Riviera Maya para amantes de cultura!

1. Tulum

tulumAchados históricos em Tulum. Fonte da imagem: Lala Rebelo

Tulum é uma cidade mágica e uma área arqueológica única no mundo. Atuamente, funciona como parque nacional protegido, onde é possível desfrutar do perfume do Mar do Caribe e de uma sensação de ligação íntima com a natureza, quando pisa o relvado verde que envolve toda a zona. Depois de escalar o Castelo, poderá ainda desfrutar de uma visão panorâmica a partir da qual pode avistar qualquer barco que se aproxime da costa – tal como faziam há séculos.

tulum riviera mayaAs iguanas são uma presença constante em Tulum

Aqui, encontrará a Reserva Natural de Sian Ka’na, uma área natural protegida, classificada como Património da Humanidade pela UNESCO. Os atrativos? Um mundo de recifes, de corais, milhões de peixes, acessíveis através de pequenas baías de areia branca ou de barco, por entre os canais que levam aos manguezais. Uma viagem que permite admirar as centenas de aves e répteis exóticos.
Existem 23 locais de achados arqueológicos significativos em toda a reserva, que funcionava como mercado comercial maia.

2. Cavernas de Kantemo

kantemoUm local a visitar só pelos mais corajosos. Fonte da imagem: Yucatan GO!

As cavernas de Kantemo são o lar de centenas de cobras que aguardam tranquilamente nas fendas das rochas o momento ideal para capturar os morcegos que voam em bandos.

O ideal será contratar um guia especializado que irá acompanhá-lo e informá-lo sobre hábitos e lendas. Mas conte com uma caminhada pelo interior das cavernas e deixe que os seus olhos se habituem à escuridão. Aos poucos, vai entrando nas profundezas, chegando até um rio subterrâneo que flui entre estalactites e fósseis marinhos, dando indícios sobre a existência da vida na Terra há milhares de anos.

3. Mergulhar nas águas de Xel-Há

Xel-HaDescubra o encanto subaquáticos de Xel-Há / Fonte: xelha.com

Aqui encontram-se os rios subterrâneos mais longos do mundo, que se fundem no mar, formando uma enseada ideal para mergulhar e admirar centenas de espécies marinhas. Calce as barbatanas, vista um colete e coloque óculos para explorar as águas cristalinas e maravilhar-se com a vida subaquática.

4. XCaret Park

XCaret ParkDiversão garantida no XCaret Park. Fonte da imagem: Playa Del Carmen

Neste parque eco-arqueológico existem mais de 40 atrações diferentes. Pode começar o dia a explorar as ruínas da selva ou a percorrer os trilhos da floresta ou os longos rios subterrâneos numa jangada.

À noite, a animação continua no XCaret Park, com espetáculos divertidos e coloridos que representam o melhor da cultura mexicana, música e dança.

Há tanto para descobrir, desbravar e desfrutar nesta região! A Riviera Maya torna-se, cada vez mais, um destino de eleição para quem gosta de aliar várias atividades nas férias: praia, história e cultura. Já conhece os pacotes promocionais da TopAtlântico para este destino? Ver programas e preços >>

Veja também: