Nuno Margarido
Nuno Margarido
12 Out, 2016 - 09:09

O que é o ROI? E como calcular?

Nuno Margarido

Já ouviu falar no Retorno sobre investimento? Ou no ROI? Vamos explicar-lhe o que é e como calcular.

O que é o ROI? E como calcular?

Não sabe o que é o ROI? Ou como o calcular e para que serve? Se anda a dar os primeiros passos pelo mundo do empreendedorismo, é bom que conheça e aprenda a lidar com este indicador. É ele que permite perceber o sucesso financeiro de cada investimento e pode ser aplicado a diversas áreas da nossa empresa.

Return Of Investiment

Em finanças, o termo ROI é uma sigla para uma expressão inglesa chamada “Return On Investiment” que por vezes, pode ser também chamado de Taxa de Retorno (em inglês, Rate Of Return ou ROR), Taxa de Lucro ou apenas Retorno. 

Esta é uma das ferramentas mais utilizadas hoje em dia por empresas e particulares para determinar o volume de rendimentos obtidos a partir de uma determinada quantia de recursos investidos. Ou seja, representa, basicamente, a relação entre o custo/benefício.

Vantagens

Como já deve estar a imaginar, há inúmeras vantagens no cálculo do ROI – ajudar na decisão sobre investimentos em novos projetos e negócios, medir como os investimentos em marketing podem contribuir para os resultados da empresa, perceber a verdadeira quantidade de dinheiro que pode ser ganha ou até o tempo que a empresa vai demorar a ter lucro…

Para além disso, permite traçar metas realistas para cada período temporal e monitoriza-las. É que a taxa de retorno pode variar de forma significativa em pequenos períodos – sobretudo por conta da sazonalidade, ou graças a ações promocionais. As vendas absurdas em períodos como o natal afetam (e de que maneira) o ROI. É, por isso, necessário acompanhar este índice de perto, para não correr o risco de ter alguma surpresa.

Como calcular?

O ROI pode ser calculado de uma forma muito simples através da seguinte fórmula:

ROI = ((lucros obtidos – investimento)/investimento) x 100

Parece confuso?

Imagine que a sua empresa lucrou 500 euros depois de um investimento inicial de 100 euros. Ora, a primeira conta a fazer é subtrair os 100 euros iniciais do lucro obtido de 500 euros, o que dá a módica quantia de 400 euros. Dividindo os 400 euros por 100 euros de investimento, ficamos com um ROI de 4.

Com um ROI = 4 podemos perceber que o retorno foi de quatro vezes o investimento inicial. 

Por fim, multiplique por 100 para obter um ROI percentual. Neste caso, 4 vezes 100 é igual a 400. Ou seja, o retorno foi de 400%.


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