Roma: tudo sobre o bairro Prati

Vai a Roma em breve? Considere ficar alojado no bairro Prati, uma zona calma e agradável, muito perto do Vaticano e das principais atrações da cidade.

Roma: tudo sobre o bairro Prati
Um excelente bairro para ficar hospedado em Roma

Fonte da imagem: Adam Smok

Em Roma contam-se mais de trinta bairros ou zonas diferenciadas, todos com características únicas. Neste guia, damos-lhe a conhecer o Prati, um bairro charmoso e tranquilo, mas onde não faltam todas as comodidades citadinas como cafés, restaurantes e muitas lojas.

Outra das mais-valias do Prati é estar muito perto do Vaticano, o que significa que se ficar alojado aqui, estará a dois passos de algumas das mais célebres atrações de Roma. Com um bónus: devido à proximidade do epicentro da Igreja Católica e do habitat papal, este é um bairro extremamente seguro. Descubra o que ver e fazer neste bairro da capital italiana.

Em Roma, no bairro Prati, não perca…

A Praça e a Basílica de São Pedro

pieta vaticano roma

Fonte da imagem: Pixabay

Na verdade, estas atrações não pertencem ao bairro, mas a sua proximidade é um dos motivos que torna o Prati tão apelativo. Apesar de poder caminhar até ao Vaticano, também poderá fazê-lo de metro. Uma vez no mais pequeno Estado do mundo, aprecie a magnífica Praça de S. Pedro, ladeada de imponentes colunas que conduzem o olhar até à mais importante igreja católica da atualidade: a Basílica de São Pedro.

No interior desta igreja, que pode visitar gratuitamente, encontra-se a famosa escultura ‘Pietá’ de Miguel Ângelo, mas terá ainda oportunidade de admirar outras obras de arte, nomeadamente de Bernini e Rafael. Curiosidade: sabia que em Roma nenhum edifício pode ser mais alto do que a cúpula da Basílica?

Os Museus do Vaticano

rafael vaticano roma

Fonte da imagem: Musei Vaticani

O tesouro maior dos Museus do Vaticano chama-se Capela Sistina, com os belíssimos frescos de Miguel Ângelo. No entanto, nesta sucessão imensa de salas, átrios e coleções, há muitas outras obras que merecem um olhar atento, nomeadamente o teto da Galeria dos Mapas e as Salas de Rafael. A afluência de turistas é considerável, sendo altamente recomendada a compra antecipada dos bilhetes. Dica: inicie a visita à primeira hora da manhã para terminá-la ao início da tarde e assim ainda ficar com tempo para outros passeios na Cidade Eterna.

A boa comida italiana

comida italiana roma

Fonte da imagem: Pixabay

Sendo um bairro assumidamente residencial, o Prati encanta também pela possibilidade de contactar com romanos genuínos, com as suas rotinas e costumes. Não faltam por aqui restaurantes familiares com comida caseira deliciosa apreciada pelos locais e, claro, também pelos turistas. Deixamos-lhe aqui algumas sugestões de restaurantes no bairro de Prati, onde poderá usufruir de saborosas refeições:

As lojas irresistíveis

lojas prati roma

Fonte da imagem: Coin

O Prati é um ótimo bairro para compras, com ruas repletas de lojas, incluindo as das mais conhecidas cadeias internacionais, das mais acessíveis às luxuosas. As artérias mais frequentadas por consumidores vaidosos são a Via Cola di Rienzo e a Via Ottaviano. Desde calçado em pele italiana feito à mão, aos jeans da moda e aos acessórios mais cobiçados, aqui há de tudo, incluindo a Coin Excelsior, a versão mais sofisticada das lojas Coin – uma cadeia italiana de department stores.

Para vinhos e produtos gourmet, sugerimos que visite a mercearia Castroni e à loja de vinhos Enoteca Constantini. Por fim, não deixe o bairro sem passar pelo mercado de frescos mais vibrante de Roma: o Mercato Trionfale situado no coração do Prati. Mais de 250 bancas estarão à sua espera com fruta, legumes, pão, charcutaria tradicional, deliciosos queijos e muito mais. Veja aqui outros ótimos lugares para fazer compras em Roma.

Veja também: