Roma: tudo sobre o bairro Trastevere

Bem-vindo ao mais carismático bairro de Roma: o Trastevere. Boémio, pitoresco e vibrante, enfeitiça locais e turistas. O nosso guia mostra-lhe o porquê.

Roma: tudo sobre o bairro Trastevere
Um bairro a não perder na capital italiana

O bairro mais amado pelos romanos é verdadeiramente encantador. Nesta zona antigamente ocupada pelas classes proletárias, junto ao rio Tibre, mas na margem oposta à Roma Antiga, o ambiente é genuíno e animado de manhã à noite. Falamos, claro está, do Trastevere, com as suas praças aconchegantes e as suas casas forradas de heras e outras trepadeiras, que conferem ao bairro uma atmosfera verdadeiramente única.

Igrejas para visitar, esplanadas para relaxar, restaurantes para se deliciar, bares para conviver, lojas e mercados para se deixar tentar: no Trastevere encontrará tudo isto e estamos certos de que será uma das experiências favoritas da sua viagem a Roma.

Em Roma, no Trastevere, não perca…

As ruas românticas e pitorescas

ruas de trastevere roma

Fonte da imagem: suitecasemag.com

Deambular sem pressas pelo Trastevere é a primeira atividade que sugerimos para este bairro de Roma, para cuja visita deve reservar, no mínimo, uma tarde e uma noite. O seu lado boémio, descontraído e eclético é visível durante todo o dia, mas à noite ganha uma magia especial. Deixe-se encantar pelo empedrado das praças e ruelas, os edifícios típicos com as suas portadas de madeira, os vasos e as trepadeiras no exterior das casas, as esplanadas convidativas.

Faz tudo parte do charme italiano e Trastevere é uma espécie de concentrado deste espírito mediterrânico tão característico. Comece na Piazza di Santa Maria e parta daí à descoberta dos tesouros deste bairro labiríntico que não lhe sairão da memória.

As igrejas

igrejas trastevere

Fonte da imagem: Instanti di Bellezza

Em Roma, as igrejas são verdadeiros museus e Trastevere acolhe algumas das mais bonitas da cidade. A Basílica de Santa Maria é de visita obrigatória. Data do século XII, ainda que a origem do templo remonte ao século IV, o que faz desta uma das mais antigas igrejas da cidade. Aqui, o destaque vai para os painéis de mosaicos esplendorosos, da autoria de Pietro Cavallini.

Já na Igreja de Santa Cecília, poderá ficar a conhecer a história desta figura da Igreja Católica, do século III. Reza a história que terá sobrevivido, decapitada, durante três dias, e que o seu corpo se mantinha intacto quando, em 1599, abriram a sua sepultura. Os mosaicos deste templo são igualmente dignos de nota. Se tocar à campainha, pode ser que as freiras da congregação ali instalada lhe mostrem os frescos de Cavallini.

As lojas acolhedoras

lojas trastevere roma

Fonte da imagem: Noel Morata

Fazer compras em Trastevere é, definitivamente, uma experiência mais genuína e gratificante, do que fazê-las nas artérias mais comerciais da cidade. Aqui é fácil encontrar lojas originais, com donos simpáticos e calorosos. Apesar de estarem espalhadas um pouco por todo o bairro, uma rua a considerar é a Via della Scala. Lojas multimarca, ateliers de jovens criadores, calçado feito à mão, colares, pulseiras e acessórios criativos: aqui há de tudo um pouco e para vários preços.

O mercado Porta Portese

mercado porta portese roma

Fonte da imagem: Roma Pra Você

É em Trastevere que se realiza o mais colorido e divertido mercado de antiguidades e artigos usados de Roma. Aos domingos de manhã, todos os caminhos vão dar a Porta Portese, onde começa o impressionante mercado formado por mais de 4000 mil postos de venda. Estes expõem desde discos antigos a loiça da avó, passando por moedas, peças decorativas, vestuário, ferramentas, obras de arte e muitos outros artigos. Não faltam também bancas de comida e música de rua, numa atmosfera incrível e imperdível.

As esplanadas, os restaurantes e os bares

restaurante trastevere roma

Fonte da imagem: Airbnb

E não podíamos terminar este artigo sobre Trastevere sem falar de comida! Pizzarias, cafés, trattorie: a oferta de restauração em Trastevere é impressionante e apetecível. E o melhor é que pode tomar o seu café ou fazer a sua refeição numa pitoresca esplanada e assim continuar a absorver a vida colorida e entusiasmada do bairro. Eis alguns locais onde a comida é bastante apreciada:

Para beber um copo, não faltam igualmente opções, mas aqui ficam três apostas seguras:

Se, depois de ler este artigo, acha que o Bairro Trastevere é a escolha certa para ficar alojado na sua próxima viagem a Roma, não perca as sugestões de hotéis nesta zona da cidade. Ver hotéis em Trastevere >>

Veja também: