Roteiro de Amesterdão para famílias

Quer levar as suas crianças numa viagem a Amesterdão? Descubra as melhores atrações, atividades e museus para os mais novos e evite amuos fora de casa.

Roteiro de Amesterdão para famílias
Famílias e crianças são bem-vindas na capital holandesa

A capital holandesa pode ter o Red Light District e as coffee shops, mas não deixa por isso de ser um ótimo destino para ir com os mais novos. Como poderá ver neste roteiro de Amesterdão para famílias, não faltam na cidade atrações adequadas a crianças.

Desde os parques aos museus, passando pelos restaurantes e lojas, nota-se que Amesterdão sabe acolher bem as crianças, sejam elas locais ou visitantes. De seguida, conheça a nossa seleção de atividades para toda a família na cidade das bicicletas.
 

10 coisas que as famílias não devem perder em Amesterdão

Vondelpark

Vondelpark

O parque mais popular da cidade é a nossa primeira sugestão deste roteiro de Amesterdão para famílias. Considerado património nacional, para além dos lagos, dos relvados apetecíveis e das árvores frondosas, que convidam a um piquenique, há skates e bicicletas para alugar e várias áreas infantis, com escorregas e outros equipamentos lúdicos. Há ainda um palco onde se realizam vários concertos e espetáculos, nomeadamente nos meses de verão.

Para os miúdos existe ainda o Kinderkookkafé, onde para além de haver um restaurante self-service pensado nos mais novos, com tudo feito à sua escala, se realizam diversos ateliers de cozinha. Podem fazer bolachas, pizzas ou preparar legumes de uma forma criativa. Aos fins de semana podem mesmo preparar o lanche ou o jantar, servindo-o depois aos seus “convidados”. Em redor do parque não faltam restaurantes e cafés.

 

Het Scheepvaartmuseum (Museu Marítimo Nacional)

Museu Maritimo Amesterdão

Apesar de um pouco afastado do centro, junto ao antigo porto, o Het Scheepvaartmuseum vale a pena ser visitado. O edifício data de 1656, mas a última grande intervenção de remodelação é recente, terminada em 2011.

Era daqui que saíam os navios holandeses na época das descobertas. Apesar de contar muito sobre o passado e a história do país e da cidade, este é um museu do século XXI, com imensas experiências interativas e lúdicas disponíveis, tornado a visita bastante envolvente e divertida. Sem esquecer a réplica do grande e majestoso barco do século XVIII “Amsterdam”, atracado na baía IJ, mesmo junto ao museu, e que pode ser visitado por dentro.

 

Casa de Anne Frank

Anne Frank

A história de Anne e a sua família, durante a Segunda Guerra Mundial, tem sensibilizado desde sempre milhões de pessoas em todo o mundo. O local onde a pequena Anne se refugiou com a família durante dois anos para se protegerem da perseguição nazi é uma das mais famosas atrações de Amsterdão. Na “Casa de Anne Frank” vai poder contactar com todos os detalhes deste percurso trágico, recriados a partir do diário que Anne escreveu e que o seu pai – o único sobrevivente da família – encontrou.

Apesar do lado triste e emocionante deste museu, a visita é uma ótima oportunidade para pais e filhos falarem sobre tolerância e direitos universais e esta costuma ser uma atração muito valorizada pelos mais novos. A fila costuma ser gigantesca, dada a sua popularidade, por isso a compra antecipada online dos bilhetes é mais do que aconselhada!

 

Moinhos de vento – Sloten e De Gooyer

Os moinhos de vento são uma das imagens de marca da Holanda e há vários exemplares espalhados pela zona de Amesterdão. Infelizmente, só um pode ser visitado por dentro: o Molen van Sloten, que alberga ainda um museu sobre o prestigiado pintor holandês Rembrandt. O moinho mais alto da cidade é o De Gooyer e pode ser apreciado enquanto a família faz uma pausa na esplanada da cervejaria artesanal Brouwerij’t IJ.
 

Museu Van Gogh

Van Gogh

Os quadros de cores vivas de Van Gogh servem de excelente introdução à arte e à pintura para os mais novos. Este museu é a maior exposição permanente de obras deste famoso pintor holandês e não podia deixar de estar presente neste roteiro de Amesterdão para famílias. E por quê? Porque o museu oferece um completo serviço educativo dedicado às crianças, incluindo visitas guiadas para famílias, que permitem aproveitar o máximo desta atividade.

 

Pannenkoekenboot (cruzeiro no barco das panquecas)

Passear de barco enquanto come as panquecas que quiser? Estamos certos de que é um programa que deixará os mais novos com um sorriso de orelha a orelha. Esta atividade original – mas mesmo ao gosto dos holandeses, que adoram panquecas – permite-lhe navegar na baía IJ, observando novos e antigos edifícios que dão forma à identidade paisagística e cultural da cidade. No barco há ainda uma piscina de bolas para os mais pequenos se entreterem, no intervalo do ataque às panquecas.

 

Nemo Science Center

Nemo Science Center Amesterdão

O edifício do Nemo Science Center é, por si só, uma das mais importantes atrações da Amesterdão moderna. Lá dentro, há todo um mundo fantástico para descobrir sobre ciência, inovação e evolução tecnológica, com atividades e experiências multissensoriais que irão deixar toda a família entretida por largas horas.

 

Amsterdam Dungeon (Masmorras de Amesterdão)

Masmorras de Amesterdão

E agora prepare-se para uma atividade assustadoramente divertida. Trata-se de um museu ao vivo, onde dezenas de atores recriam cenas simbólicas do lado mais negro da cidade, ao longo de 500 anos. É especialmente indicada para famílias com adolescentes, que costumam adorar esta atração. A visita completa demora cerca de 80 minutos.

 

Artis Zoo

O jardim zoológico é sempre uma aposta segura quando procura um local para visitar com os mais novos que junte entretenimento com transmissão de conhecimento. O Artis Zoo, em pleno centro da cidade, é um zoológico especialmente atrativo, devido às suas exposições e áreas específicas, das quais destacamos o pavilhão dos micróbios, único no mundo, e o das borboletas, com mais de mil exemplares a voar livremente na recriação fiel de uma floresta tropical.

 

Lojas para crianças

Lojas crianças Amesterdão

E para terminar este roteiro de Amesterdão para famílias, quisemos incluir um mini-roteiro para compras. Sim, os holandeses não brincam em serviço no que diz respeito a roupa, brinquedos e artigos para os mais novos e são muitas as concept stores dedicadas a este público-alvo, que fazem, no entanto, as delícias de toda a família.

Nestes espaços, não há só coisas bonitas para ver e comprar, há também áreas para os mais novos se entreterem e até um bar onde se pode lanchar e fazer refeições leves. Vale a pena conhecer:

Veja também: